Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7764
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Estudo teórico da Programação Linear e Modelagem Matemática como estratégia de ensino |
Other Titles: | Theoretical study of Linear Programming and Modeling Mathematics as a teaching strategy |
Autor: | Gonçalves, Bruno |
Primeiro orientador: | Conejo, Paulo Domingos |
Primeiro membro da banca: | Vicente, Amarildo de |
Segundo membro da banca: | Verderio, Adriano |
Resumo: | Neste trabalho, exploramos o uso dos Problemas de Programação Linear (PPLs), conteúdo tradicionalmente visto apenas no Ensino Superior, como uma ferra- menta de ensino de Matemática para alunos do Ensino Médio, apoiados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco a Modelagem Matemática como estratégia de ensino. Apresentamos os principais teoremas de PPL e suas respectivas demonstra- ções. Realizamos uma implementação computacional do Método Simplex em linguagem de programação Python que resolve o problema de maximizar a função objetivo com res- trições de desigualdades do tipo menor ou igual. Por fim, propomos PPLs que podem ser aplicados no Ensino Médio juntamente com suas modelagens e resoluções gráficas e com apoio computacional. Objetivamos evidenciar a relevância educacional e o potencial dos PPLs no ensino da Matemática, visto que pode motivar os alunos trabalharem aspectos da Matemática relacionados às situações práticas. |
Abstract: | n this study, we explore the use of Linear Programming Problems (LPPs), a topic traditionally covered only in Higher Education, as a teaching tool for students in High School. This approach is supported by the Base Nacional Comum Curricular, focusing on Mathematical Modeling as a teaching strategy. We present the main LPP theorems and their respective proofs. Additionally, we implemented the Simplex Method in the Python programming language to solve problems aimed at maximizing the objective function with inequality constraints of the type less or equal. Finally, we propose LPPs that can be applied in High School, along with their modeling, graphical solutions, and computational support. Our goal is to highlight the educational relevance and potential of LPPs in Mathematics teaching, as they can motivate students addressing aspects of Mathematics related to practical situations. |
Keywords: | . |
CNPq areas: | MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Gonçalves, Bruno. Estudo teórico da Programação Linear e Modelagem Matemática como estratégia de ensino. 2025. [88 f. Dissertação( Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7764 |
Issue Date: | 14-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno Gonçalves.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 4.53 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.