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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7761
Tipo do documento: Dissertação
Title: Intervenção psicomotora no processo de aprendizagem da escrita: um estudo de caso
Autor: Bugs, Paula Guimarães 
Primeiro orientador: Mazzardo Júnior, Oldemar
Primeiro membro da banca: Mazzardo Júnior, Oldemar
Segundo membro da banca: Borges, Gustavo André
Terceiro membro da banca: Arboleya, Valdinei Jose
Resumo: Entender o desenvolvimento humano e os fatores que influenciam na aprendizagem é fundamental para a ação docente, pois isso contribuirá para uma intervenção mais eficaz, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa. A presente pesquisa tem como tema a análise da relação entre o corpo e a escrita, mais especificamente, a relação da dominância lateral, lateralidade, orientação espacial e a dificuldade na orientação da escrita. Antes da aprendizagem da escrita, faz-se necessário um trabalho psicomotor que favoreça o desenvolvimento da motricidade espontânea, coordenada e rítmica, o que auxiliará na redução de problemas referentes à disgrafia ou à orientação da escrita. Objetivo: O objetivo deste trabalho envolve a análise e compreensão da influência da lateralidade no processo de aprendizagem da orientação da escrita. Metodologia: A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, com uma participante que tem 6 anos e 6 meses de idade e apresenta uma peculiaridade na orientação da escrita, escreve palavras tanto da direita para esquerda quanto da esquerda para direita, contudo, apresenta um desenvolvimento neurológico dentro dos padrões esperados para a idade. Foram utilizados os instrumentos avaliativos que visam analisar a dominância lateral da mão, do olho e do pé. Após o pré-teste, foi conduzida uma intervenção psicomotora, com dez sessões de 45 minutos, com frequência semanal. A proposta de intervenção incluiu atividades psicomotoras relacionadas ao desenvolvimento da lateralidade, coordenação visomotora e orientação espacial. Ao término das dez sessões foi realizado um pós-teste para verificar se houve alteração, ou não, em relação à dominância lateral. Conclusão: é possível afirmar que tanto a lateralidade cruzada apresentada pela participante num dos testes que avaliou sua dominância lateral ou a sua lateralidade indefinida, resultado do outro teste realizado, são fortes elementos para justificar a dificuldade apresentada pela participante no processo de apropriação da orientação da escrita.
Abstract: Understanding human development and the factors that influence learning is fundamental for teaching practice, as this will contribute to a more effective intervention, making learning more meaningful. This research focuses on analyzing the relationship between the body and writing, specifically the relationship between lateral dominance, laterality, spatial orientation and difficulties in writing orientation. Before learning to write, it is necessary to engage in psychomotor work that promotes the development of spontaneous, coordinated, and rhythmic motor skills, which will help reduce issues related to dysgraphia or writing orientation. Objective: The aim of this study is to analyze and understand the influence of laterality on the learning process of writing orientation. Methodology: The research proposes a qualitative approach through a case study involving a participant who is 6 years and 6 months old and exhibits a peculiarity in writing orientation, writing words both from right to left and from left to right; however, she demonstrates neurological development within the expected standards for her age. The evaluative instruments aim to analyze the lateral dominance of the hand, eye, and foot. After the pre-test, a psychomotor intervention was conducted, consisting of ten sessions of 45 minutes each, held weekly. The intervention proposal included psychomotor activities related to the development of laterality, visuomotor coordination, and spatial orientation. At the end of the ten sessions, a post-test was conducted to verify whether there was any change in lateral dominance. Conclusion: it is possible to state that both the crossed laterality presented by the participant in one of the tests that assessed her lateral dominance or her undefined laterality, resulting from the other test performed, are strong elements to justify the difficulty presented by the participant in the process of appropriating the writing orientation.
Keywords: aprendizagem
lateralidade
dominância lateral; escrita
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: BUGS, Paula Guimarães. Intervenção psicomotora no processo de aprendizagem da escrita. 2025. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7761
Issue Date: 7-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

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