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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7692
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A aprendizagem empreendedora pela opinião de colaboradores de instituições financeiras |
Other Titles: | Entrepreneuria learning from the perspective of employees of financial institutions |
Autor: | Santos, Flávia Fernandes dos ![]() |
Primeiro orientador: | Meneghatti, Marcelo Roger |
Primeiro membro da banca: | Bulhões, Ronaldo |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Edi Carlos de |
Resumo: | A aprendizagem empreendedora é um processo dinâmico que envolve tanto o desenvolvimento de competências quanto a capacidade de adaptação e inovação, por meio da experiência prática e da reflexão sobre desafios enfrentados. Este estudo tem o objetivo de compreender como se configura a aprendizagem empreendedora nas instituições financeiras. Para atingir esse objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em oito entrevistas com funcionários de diferentes instituições financeiras do leste e oeste do Paraná. A análise dos dados permitiu uma visão aprofundada sobre as práticas e percepções dos colaboradores em relação ao aprendizado no contexto organizacional, considerando os desafios e as oportunidades gerados pelo ambiente regulado em que essas instituições operam. Os resultados mostram que, embora o ambiente regulatório e a padronização de processos limitem a possibilidade de melhorias, o incentivo ao treinamento contínuo e à capacitação técnica proporcionam uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a gestão financeira, a negociação e o atendimento ao cliente. Além disso, a cultura de aprendizado colaborativo e a prática de imitação de metodologias externas, adaptadas ao contexto das instituições financeiras, contribuem para aprimorar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente, fortalecendo a competitividade deste segmento no mercado. Os entrevistados destacaram a importância de uma capacitação atualizada e contínua, que não apenas responda às necessidades do setor, mas também capacite os colaboradores a se adaptarem às mudanças de mercado e atenderem de forma eficaz as demandas dos clientes. Apesar dos avanços, desafios como a resistência à mudança e dificuldades na definição clara da aprendizagem empreendedora afetam a aplicação consistente de práticas de melhorias, bem como a criação de uma cultura organizacional mais aberta ao desenvolvimento das instituições. |
Abstract: | Entrepreneurial learning is a dynamic process that involves both the development of competencies and the ability to adapt and innovate through practical experience and reflection on challenges faced. This study aims to understand how entrepreneurial learning takes shape in financial institutions. To achieve this objective, a qualitative approach was used, based on eight interviews with employees from different financial institutions in the eastern and western regions of Paraná. Data analysis provided an in-depth view of employees' practices and perceptions regarding learning in the organizational context, considering the challenges and opportunities generated by the regulated environment in which these institutions operate. The results show that although the regulatory environment and standardized processes limit the possibility of improvements, the encouragement of continuous training and technical qualification provides a solid foundation for developing essential skills such as financial management, negotiation, and customer service. Additionally, a culture of collaborative learning and the practice of imitating external methodologies, adapted to the context of financial institutions, help enhance operational efficiency and customer service, strengthening this sector's competitiveness in the market. The interviewees highlighted the importance of continuous and up-to-date training that not only addresses the sector's needs but also equips employees to adapt to market changes and effectively meet customer demands. Despite advancements, challenges such as resistance to change and difficulties in clearly defining entrepreneurial learning affect the consistent application of improvement practices and the creation of a more open organizational culture that fosters institutional development. |
Keywords: | Aprendizagem empreendedora Preparação Empreendedora Histórico de Aprendizagem Tarefa de Aprendizado Instituições financeiras Entrepreneurial learning Entrepreneurial preparation Learning history Learning task Financial institutions |
CNPq areas: | COMPETIVIDADE E SUSTENTABILIDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Santos, Flávia Fernandes dos. A aprendizagem empreendedora pela opinião de colaboradores de instituições financeiras. 2024. 71 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7692 |
Issue Date: | 7-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração (CVL) |
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