Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Flávia Fernandes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603097833179217por
dc.contributor.advisor1Meneghatti, Marcelo Roger-
dc.contributor.referee1Bulhões, Ronaldo-
dc.contributor.referee2Oliveira, Edi Carlos de-
dc.date.accessioned2025-03-07T17:23:31Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.citationSantos, Flávia Fernandes dos. A aprendizagem empreendedora pela opinião de colaboradores de instituições financeiras. 2024. 71 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7692-
dc.description.resumoA aprendizagem empreendedora é um processo dinâmico que envolve tanto o desenvolvimento de competências quanto a capacidade de adaptação e inovação, por meio da experiência prática e da reflexão sobre desafios enfrentados. Este estudo tem o objetivo de compreender como se configura a aprendizagem empreendedora nas instituições financeiras. Para atingir esse objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em oito entrevistas com funcionários de diferentes instituições financeiras do leste e oeste do Paraná. A análise dos dados permitiu uma visão aprofundada sobre as práticas e percepções dos colaboradores em relação ao aprendizado no contexto organizacional, considerando os desafios e as oportunidades gerados pelo ambiente regulado em que essas instituições operam. Os resultados mostram que, embora o ambiente regulatório e a padronização de processos limitem a possibilidade de melhorias, o incentivo ao treinamento contínuo e à capacitação técnica proporcionam uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a gestão financeira, a negociação e o atendimento ao cliente. Além disso, a cultura de aprendizado colaborativo e a prática de imitação de metodologias externas, adaptadas ao contexto das instituições financeiras, contribuem para aprimorar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente, fortalecendo a competitividade deste segmento no mercado. Os entrevistados destacaram a importância de uma capacitação atualizada e contínua, que não apenas responda às necessidades do setor, mas também capacite os colaboradores a se adaptarem às mudanças de mercado e atenderem de forma eficaz as demandas dos clientes. Apesar dos avanços, desafios como a resistência à mudança e dificuldades na definição clara da aprendizagem empreendedora afetam a aplicação consistente de práticas de melhorias, bem como a criação de uma cultura organizacional mais aberta ao desenvolvimento das instituições.por
dc.description.abstractEntrepreneurial learning is a dynamic process that involves both the development of competencies and the ability to adapt and innovate through practical experience and reflection on challenges faced. This study aims to understand how entrepreneurial learning takes shape in financial institutions. To achieve this objective, a qualitative approach was used, based on eight interviews with employees from different financial institutions in the eastern and western regions of Paraná. Data analysis provided an in-depth view of employees' practices and perceptions regarding learning in the organizational context, considering the challenges and opportunities generated by the regulated environment in which these institutions operate. The results show that although the regulatory environment and standardized processes limit the possibility of improvements, the encouragement of continuous training and technical qualification provides a solid foundation for developing essential skills such as financial management, negotiation, and customer service. Additionally, a culture of collaborative learning and the practice of imitating external methodologies, adapted to the context of financial institutions, help enhance operational efficiency and customer service, strengthening this sector's competitiveness in the market. The interviewees highlighted the importance of continuous and up-to-date training that not only addresses the sector's needs but also equips employees to adapt to market changes and effectively meet customer demands. Despite advancements, challenges such as resistance to change and difficulties in clearly defining entrepreneurial learning affect the consistent application of improvement practices and the creation of a more open organizational culture that fosters institutional development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-03-07T17:23:31Z No. of bitstreams: 2 Flavia Fernandes dos Santos - Português.pdf: 665357 bytes, checksum: da0180b444dcd12f51aa9aef0835c491 (MD5) Flavia Fernandes dos Santos - Inglês (1).pdf: 758370 bytes, checksum: 36eafa1fe180165050a6bf89109975d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T17:23:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Flavia Fernandes dos Santos - Português.pdf: 665357 bytes, checksum: da0180b444dcd12f51aa9aef0835c491 (MD5) Flavia Fernandes dos Santos - Inglês (1).pdf: 758370 bytes, checksum: 36eafa1fe180165050a6bf89109975d2 (MD5) Previous issue date: 2024-11-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagem empreendedorapor
dc.subjectPreparação Empreendedorapor
dc.subjectHistórico de Aprendizagempor
dc.subjectTarefa de Aprendizadopor
dc.subjectInstituições financeiraspor
dc.subjectEntrepreneurial learningeng
dc.subjectEntrepreneurial preparationeng
dc.subjectLearning historyeng
dc.subjectLearning taskeng
dc.subjectFinancial institutionseng
dc.subject.cnpqCOMPETIVIDADE E SUSTENTABILIDADEpor
dc.titleA aprendizagem empreendedora pela opinião de colaboradores de instituições financeiraspor
dc.title.alternativeEntrepreneuria learning from the perspective of employees of financial institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavia Fernandes dos Santos - Português.pdfARQUIVO COMPLETO649.76 kBAdobe PDFView/Open Preview
Flavia Fernandes dos Santos - Inglês (1).pdfARQUIVO COMPLETO740.6 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.