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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7681
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Política, nação e imperialismo nos séculos XIX e XX: diálogos com Johanna Cohn Arendt |
Autor: | Santos, Larissa Stefany da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Marcio Antônio Both da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marcio Antonio Both da |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Angela Meirelles de |
Terceiro membro da banca: | Pontarolo, Fabio |
Resumo: | Para compreender o processo de criação do Estado de Israel buscamos a origem dos conceitos e o processo histórico envolvido. Quando o movimento sionista surgiu, afirmando o desejo de uma nação sua, foi importante buscar a origem desse termo. Arendt discute como esse conceito se transformou na Europa (de um grupo com idioma, genealogia e costumes comuns para um conceito moderno baseado em território, língua, história e cultura). Essa mudança influenciou o antissemitismo e a criação de um Estado-nação homogêneo. Nos séculos anteriores ao XIX, o povo judeu mantinha isolamento cultural, não se incorporando à cultura no local em que viviam, era uma cultura dentro de outra. Quanto maior a consolidação de uma cultura homogênea, maior o isolamento do povo judeu. No aspecto econômico, os judeus, não faziam parte da nobreza, mas tinham posição social destacada, pois eles financiavam os reis e a nobreza onde viviam. O surgimento do Imperialismo modificou isso. O modelo de gestão do Estado surgiu a partir do Sec XIX e buscava, mais que o controle do território, novos mercados e oportunidades. No início do imperialismo, que coincide com o surgimento da industrialização, o financiamento dos judeus foi importante, entretanto, com a expansão dos negócios, esta dependência deixou de existir. Para manter o destaque do império e seus cidadãos, o imperialismo impulsionou pensamentos racistas e desumanizou as populações colonizadas. Junto com a perda de prestígio junto as elites, o isolamento étnico-cultural dos judeus os colocou mais expostos ao movimento racista antissemita. Segundo Arendt, o sionismo surgiu nesse contexto e, junto à elite financeira judaica, implementou o projeto de criação da nação judaica. Somando o conceito de Terra Prometida e a necessidade de um território, o sionismo, com apoio das principais nações imperialistas (Grã-Bretanha, EUA e França), estimulou a emigração de judeus na Palestina, onde já havia outros povos. Arendt, opositora do antissemitismo, foi deportada da Alemanha e depois fugiu da França para os EUA quando da ocupação nazista, e posicionou-se contrária a algumas ideias dos sionistas e, principalmente, da forma de agir. Com a influência do sionismo e das principais nações do pós-guerra, o Estado de Israel foi criado pela ONU, apesar da oposição dos povos árabes da região. Assim, surgiram novos conflitos (terrorismos e guerras) e uma clara política colonialista por parte do Estado de Israel. Para Arendt, não haveria uma nação judaica livre se ela não considerasse e respeitasse a população árabe da região. Para ela, a ideia de dois povos vivendo em harmonia seria uma necessidade. Ao compreender as raízes históricas e as dinâmicas políticas do conflito vemos que as ideias de Hanah Arendt continuam atuais. |
Abstract: | The process of creation of the State of Israel, we seek the origin of the concepts and the historical process involved. When the Zionist movement emerged stating the desire for a nation of its own, it was important to look for the origin of this term. Arendt discusses how this concept transformed in Europe (from a group with a common language, genealogy, and customs to a modern concept based on territory, language, history, and culture). This change influenced anti-Semitism and the creation of a homogeneous nation-state. In the centuries before the 19th, the Jewish people maintained cultural isolation, not incorporating themselves into the culture of the place they lived, it was a culture within another. The greater the consolidation of a homogeneous culture, the greater the isolation of the Jewish people. The Jews were not part of the nobility, but had a prominent social position as they financed the kings and nobility where they lived. The emergence of Imperialism changed this. The State management model emerged from the 19th century and sought, more than controlling the territory, new markets and opportunities. At the beginning of imperialism (coinciding with the emergence of industrialization) Jewish financing was important, but with the expansion of business, this dependence ceased to exist. To maintain the prominence of the empire and its citizens, imperialism pushed racist thoughts and dehumanized colonized populations. Along with the loss of prestige among the elites, the ethno-cultural isolation of Jews made them more exposed to the racist anti-Semitic movement. According to Arendt, Zionism emerged in this context and, together with the Jewish financial elite, implemented the project of creating the Jewish nation. Adding the concept of the Promised Land and the need for a territory, Zionism, with the support of the main imperialist nations (Great Britain, USA and France), encouraged the emigration of Jews to Palestine where there were already other peoples. Arendt was an opponent of anti-Semitism, was deported from Germany and later fled France to the USA during the Nazi occupation and took a stand against some of the Zionists' ideas and, mainly, their way of acting. With the influence of Zionism and the main post-war nations, the State of Israel is created by the UN, despite the opposition of the Arab peoples of the region. Thus, new conflicts (terrorism and wars) and a clear colonialist policy on the part of the State of Israel emerged. For Arendt, there would not be a free Jewish nation if it did not consider and respect the region's Arab population. For her, the idea of two peoples living in harmony would be a necessity. By understanding the historical roots and political dynamics of the conflict, we see that Hannah Arendt's ideas remain relevant today. |
Keywords: | Política Hannah Arendt Nação Imperialismo Estado de Israel |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | SANTOS, Larissa Stefany da Silva. Política, nação e imperialismo nos séculos XIX e XX: diálogos com Johanna Cohn Arendt. 2024.79f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7681 |
Issue Date: | 19-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
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