Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguera, Josiane dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647408441176847por
dc.contributor.advisor1Christofoletti, João Fernando-
dc.contributor.referee1Slongo, Iône Inês Pinsson-
dc.contributor.referee2Strieder, Dulce Maria-
dc.date.accessioned2025-02-26T18:12:30Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationAguera, Josiane dos Santos. Alfabetização científica: compreensões dos professores de ciências da rede municipal de Cascavel-PR. 2024. 96 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7679-
dc.description.resumoBoa parte dos professores que lecionam ciências aos alunos do Ensino Fundamental I na rede municipal de Cascavel-PR não possuem uma formação específica em ciências naturais, sendo eles, em sua maioria, licenciados apenas em pedagogia, esses professores são chamados de regentes II, e atuam com os componentes curriculares de ciências, artes e educação física. Tendo isso em vista, verificamos a partir dessa pesquisa, que os professores entrevistados, em sua maioria possuem dúvidas ou inseguranças em relação a aspectos específicos das ciências naturais do Ensino Fundamental I. Desta maneira, o presente trabalho buscou identificar as compreensões de alfabetização científica dos professores da rede municipal de Cascavel-PR. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, em que realizamos entrevistas semiestruturadas com 15 professores atuantes como regentes II, no ano de 2023, nas escolas municipais. Esses 15 participantes atuam em diferentes regiões do município, o que consideramos ser relevante para termos uma perspectiva ampla a respeito de nosso tema de investigação. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo, pela qual constituímos categorias a posteriori acerca dos conceitos de alfabetização científica e das práticas pedagógicas dos professores que trabalham com o componente de ciências. A pesquisa revelou que dentre os participantes, a grande maioria dos professores desconhece o conceito de alfabetização científica devido à sua formação inicial, visto que a grande maioria é composta especificamente por pedagogos.por
dc.description.abstractMost teachers who teach science to elementary school students in the municipal school system of Cascavel, Paraná, do not have specific training in natural sciences. In fact, the majority hold only a degree in pedagogy. These teachers, referred to as “Regentes II”, are responsible for teaching the curricular components of science, arts, and physical education. With this in mind, we found from this research that the teachers we interviewed, for the most part, have doubts or insecurities regarding specific aspects of natural sciences in elementary school level (Ensino Fundamental I). Thus, this study sought to identify comprehensions about the scientific literacy of teachers in the municipal school system of Cascavel, Paraná. To this end, we conducted qualitative research involving semi-structured interviews with 15 teachers working as Regentes II in municipal schools during 2023. These 15 participants work in different regions of the municipality, which we consider relevant to have a broad perspective on our research topic. Data analysis was performed using content analysis, through which we developed a posteriori categories addressing the concepts of scientific literacy and the pedagogical practices of teachers working with the science curricular component. The research revealed that, among the participants, the vast majority of teachers are unfamiliar with the concept of scientific literacy, primarily due to their initial teacher education, which was exclusively in pedagogy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-02-26T18:12:30Z No. of bitstreams: 1 Josiane_Aguera.2025.pdf: 2180159 bytes, checksum: 187a21472ffd12aaf333688ea93d27ac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T18:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josiane_Aguera.2025.pdf: 2180159 bytes, checksum: 187a21472ffd12aaf333688ea93d27ac (MD5) Previous issue date: 2024-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectEnsino Fundamental Ipor
dc.subjectProfessores que ensinam ciênciaspor
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectElementary School Ieng
dc.subjectScience teacherseng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIENCIASpor
dc.titleAlfabetização científica: compreensões dos professores de ciências da rede municipal de Cascavel-PRpor
dc.title.alternativeScientific literacy: understandings of science teachers in the municipal network of Cascavel-PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josiane_Aguera.2025.pdfARQUIVO COMPLETO2.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.