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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7644
Tipo do documento: Dissertação
Title: Esquiva e fuga: diálogos entre Heidegger e o Buda acerca do modo de ser na cotidianidade
Other Titles: Dodging and escaping: dialogues between Heidegger and the Buddha on the way of being in everyday life
Autor: Wruck, Jeferson 
Primeiro orientador: Cardoso Neto, Libanio
Primeiro coorientador: Ferraro, Giuseppe
Primeiro membro da banca: Maciel, Otávio Souza e Rocha Dias
Segundo membro da banca: Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
Terceiro membro da banca: Cardoso Neto, Libanio
Resumo: Esta dissertação propõe um diálogo entre Martin Heidegger e o Buda sobre o modo de ser na cotidianidade mediana, explorando convergências e diferenças em suas perspectivas sobre a existência. Para Heidegger, a cotidianidade é o modo mais comum de existir, caracterizado por rotinas, hábitos e convenções que ocultam nossa relação com a essência da existência. Similarmente, o Buda descreve a existência samsárica como um ciclo de comportamentos e crenças condicionados, que aprisionam a mente em padrões de apego e ignorância. Ambos sugerem que esse modo ordinário de vida desvia a atenção da verdadeira natureza do ser: interdependente, impermanente e sem essência fixa. Na primeira parte do trabalho, analisamos individualmente cada autor. Heidegger, no primeiro capítulo, é apresentado através de sua analítica existencial em Ser e Tempo, com foco em conceitos como ser-no-mundo, compreender, encontrar-se e fala. Já o pensamento do Buda é explorado no segundo capítulo, com ênfase nas noções de não-eu, impermanência e sofrimento. Na segunda parte, capítulos três e quatro, confrontamos as ideias de Heidegger e do Buda em dois eixos principais. Primeiro, investigamos como ambos entendem a relação do indivíduo com a finitude. Para Heidegger, a angústia revela a natureza finita e indeterminada da existência, enquanto o Buda descreve o sofrimento como inerente à condição samsárica e decorrente da ignorância sobre a impermanência. Em segundo lugar, analisamos os comportamentos cotidianos que expressam a fuga dessa realidade, como as descrições heideggerianas de falatório, curiosidade e ambiguidade, em paralelo às noções budistas de avidez, delusão e visões distorcidas. O objetivo do estudo não é equiparar rigidamente Heidegger e o Buda nem investigar influências entre suas filosofias, mas sim promover um diálogo aberto que ilumine as nuances do nosso modo de ser cotidiano. Sob perspectivas distintas, mas em alguns aspectos complementares, os dois pensadores oferecem insights profundos sobre como a cotidianidade molda e obscurece nossa relação com a finitude e a busca por sentido. Este encontro intelectual busca não apenas compreender essas questões, mas também contribuir para o entendimento mais amplo da existência humana, suas complexidades e desafios.
Abstract: This dissertation proposes a dialogue between Martin Heidegger and the Buddha on the mode of being in everyday life, exploring convergences and differences in their perspectives on existence. For Heidegger, everydayness is the most common mode of existence, characterized by routines, habits, and conventions that obscure our relationship with the essence of existence. Similarly, the Buddha describes samsaric existence as a cycle of conditioned behaviors and beliefs that trap the mind in patterns of attachment and ignorance. Both suggest that this ordinary way of life diverts attention from the true nature of being: interdependent, impermanent, and without fixed essence. In the first part of the work, we analyze each author individually. Heidegger, in the first chapter, is presented through his existential analytic in Being and Time, with a focus on concepts such as being-in-the-world, understanding, state-of-mind and discourse. The Buddha's thought is explored in the second chapter with an emphasis on the notions of non-self, impermanence, and suffering. In the second part, chapters three and four, we confront the ideas of Heidegger and the Buddha on two main axes. First, we investigate how both understand the individual's relationship with finitude. For Heidegger, anxiety reveals the finite and indeterminate nature of existence, while the Buddha describes suffering as inherent to the samsaric condition and arising from ignorance about impermanence. Second, we analyze everyday behaviors that express the escape from this reality, such as Heidegger's descriptions of idle talk, curiosity and ambiguity, in parallel with the Buddhist notions of greed, delusion, and distorted views. The objective of the study is not to rigidly equate Heidegger and the Buddha or to investigate influences between their philosophies, but rather to promote an open dialogue that illuminates the nuances of our mode of everyday being. From distinct but in some ways complementary perspectives, the two thinkers offer profound insights into how everyday life shapes and obscures our relationship with finitude and the search for meaning. This intellectual encounter seeks not only to understand these issues but also to contribute to a broader understanding of human existence, its complexities, and challenges.
Keywords: Heidegger
Budismo
Analítica existencial
Fenomenologia
Buddhism
Existential analytic
Phenomenology
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: WRUCK, Jeferson. Esquiva e fuga: diálogos entre Heidegger e o Buda acerca do modo de ser na cotidianidade. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7644
Issue Date: 17-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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