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dc.creatorWruck, Jeferson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4461335083774452por
dc.contributor.advisor1Cardoso Neto, Libanio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023864601889243por
dc.contributor.advisor-co1Ferraro, Giuseppe-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2483179186286485por
dc.contributor.referee1Maciel, Otávio Souza e Rocha Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2613861803382494por
dc.contributor.referee2Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160022857910767por
dc.contributor.referee3Cardoso Neto, Libanio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023864601889243por
dc.date.accessioned2025-02-11T00:12:38Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.citationWRUCK, Jeferson. Esquiva e fuga: diálogos entre Heidegger e o Buda acerca do modo de ser na cotidianidade. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7644-
dc.description.resumoEsta dissertação propõe um diálogo entre Martin Heidegger e o Buda sobre o modo de ser na cotidianidade mediana, explorando convergências e diferenças em suas perspectivas sobre a existência. Para Heidegger, a cotidianidade é o modo mais comum de existir, caracterizado por rotinas, hábitos e convenções que ocultam nossa relação com a essência da existência. Similarmente, o Buda descreve a existência samsárica como um ciclo de comportamentos e crenças condicionados, que aprisionam a mente em padrões de apego e ignorância. Ambos sugerem que esse modo ordinário de vida desvia a atenção da verdadeira natureza do ser: interdependente, impermanente e sem essência fixa. Na primeira parte do trabalho, analisamos individualmente cada autor. Heidegger, no primeiro capítulo, é apresentado através de sua analítica existencial em Ser e Tempo, com foco em conceitos como ser-no-mundo, compreender, encontrar-se e fala. Já o pensamento do Buda é explorado no segundo capítulo, com ênfase nas noções de não-eu, impermanência e sofrimento. Na segunda parte, capítulos três e quatro, confrontamos as ideias de Heidegger e do Buda em dois eixos principais. Primeiro, investigamos como ambos entendem a relação do indivíduo com a finitude. Para Heidegger, a angústia revela a natureza finita e indeterminada da existência, enquanto o Buda descreve o sofrimento como inerente à condição samsárica e decorrente da ignorância sobre a impermanência. Em segundo lugar, analisamos os comportamentos cotidianos que expressam a fuga dessa realidade, como as descrições heideggerianas de falatório, curiosidade e ambiguidade, em paralelo às noções budistas de avidez, delusão e visões distorcidas. O objetivo do estudo não é equiparar rigidamente Heidegger e o Buda nem investigar influências entre suas filosofias, mas sim promover um diálogo aberto que ilumine as nuances do nosso modo de ser cotidiano. Sob perspectivas distintas, mas em alguns aspectos complementares, os dois pensadores oferecem insights profundos sobre como a cotidianidade molda e obscurece nossa relação com a finitude e a busca por sentido. Este encontro intelectual busca não apenas compreender essas questões, mas também contribuir para o entendimento mais amplo da existência humana, suas complexidades e desafios.por
dc.description.abstractThis dissertation proposes a dialogue between Martin Heidegger and the Buddha on the mode of being in everyday life, exploring convergences and differences in their perspectives on existence. For Heidegger, everydayness is the most common mode of existence, characterized by routines, habits, and conventions that obscure our relationship with the essence of existence. Similarly, the Buddha describes samsaric existence as a cycle of conditioned behaviors and beliefs that trap the mind in patterns of attachment and ignorance. Both suggest that this ordinary way of life diverts attention from the true nature of being: interdependent, impermanent, and without fixed essence. In the first part of the work, we analyze each author individually. Heidegger, in the first chapter, is presented through his existential analytic in Being and Time, with a focus on concepts such as being-in-the-world, understanding, state-of-mind and discourse. The Buddha's thought is explored in the second chapter with an emphasis on the notions of non-self, impermanence, and suffering. In the second part, chapters three and four, we confront the ideas of Heidegger and the Buddha on two main axes. First, we investigate how both understand the individual's relationship with finitude. For Heidegger, anxiety reveals the finite and indeterminate nature of existence, while the Buddha describes suffering as inherent to the samsaric condition and arising from ignorance about impermanence. Second, we analyze everyday behaviors that express the escape from this reality, such as Heidegger's descriptions of idle talk, curiosity and ambiguity, in parallel with the Buddhist notions of greed, delusion, and distorted views. The objective of the study is not to rigidly equate Heidegger and the Buddha or to investigate influences between their philosophies, but rather to promote an open dialogue that illuminates the nuances of our mode of everyday being. From distinct but in some ways complementary perspectives, the two thinkers offer profound insights into how everyday life shapes and obscures our relationship with finitude and the search for meaning. This intellectual encounter seeks not only to understand these issues but also to contribute to a broader understanding of human existence, its complexities, and challenges.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-02-11T00:12:38Z No. of bitstreams: 1 Jeferson_Wruck_2024.pdf: 1720577 bytes, checksum: c264e5035df9ee0cf26e7fc3691334aa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T00:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeferson_Wruck_2024.pdf: 1720577 bytes, checksum: c264e5035df9ee0cf26e7fc3691334aa (MD5) Previous issue date: 2024-10-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectBudismopor
dc.subjectAnalítica existencialpor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectBuddhismeng
dc.subjectExistential analyticeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleEsquiva e fuga: diálogos entre Heidegger e o Buda acerca do modo de ser na cotidianidadepor
dc.title.alternativeDodging and escaping: dialogues between Heidegger and the Buddha on the way of being in everyday lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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