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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7642
Tipo do documento: Dissertação
Title: A recordação do vínculo originário entre arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger
Other Titles: The remembrance of the original link between art and technique in the thought of Martin Heidegger
Autor: Silva, Frrancisco Wiederwild da 
Primeiro orientador: Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
Primeiro coorientador: Borges-Duarte, Irene Filomena
Primeiro membro da banca: Acevedo Guerra, Jorge Cecilio
Segundo membro da banca: Fogel, Gilvan Luiz
Terceiro membro da banca: Cardoso Neto, Libanio
Quarto membro da banca: Borges-Duarte, Irene Filomena
Resumo: A recordação do vínculo originário entre arte e técnica compõe o tema central dessa dissertação. A recuperação desse vínculo pressupõe uma reconstrução conceitual, mediante a confrontação estabelecida por Martin Heidegger com a tradição metafísica e sua crítica às representações convencionais acerca dos fenômenos que configuram a técnica e a arte. Nesse sentido, essa pesquisa se desenvolve atendendo à provocação do seguinte problema: em que consiste o vínculo originário entre arte e técnica, segundo o pensamento de Heidegger? Nosso objetivo, portanto, visa determinar como os avanços do pensamento metafísico obscurecem o vínculo entre arte e técnica. A partir da interlocução de Heidegger com os pensadores gregos pré-socráticos, pretendemos recordar a ligação entre arte e técnica mediante a experiência de desencobrimento desses fenômenos. A fim de empreender essa tarefa, fazemos uso da metodologia de caráter teórico bibliográfico priorizando a análise dos textos escritos após a viragem (die Kehre) do pensamento heideggeriano, como Introdução à Metafísica (1935), A Origem da Obra de Arte (1935-1937), as preleções e ensaios acerca do pensamento de Nietzsche (1939-1944), Caminhos de Floresta (1950), Ensaios e Conferências (1954) etc. Depreendemos com essa pesquisa que, de acordo com Heidegger, os pensadores gregos pré-socráticos denominavam tanto a arte como a técnica artesanal com a palavra techne, um saber semelhante à episteme. A techne, nesse sentido, consiste num saber que ilumina, que dá à luz no sentido de tornar visível (presente, acessível) o ente enquanto tal a partir de uma ocultação originária, configurando, portanto, um modo de desencobrimento (Unverborgenheit). Com a transfiguração metafísica do pensar originário, a techne é caracterizada conceitualmente por Platão e Aristóteles como mimesis, isto é, como imitação da aparência da realidade suprassensível. Consequentemente, o vínculo originário entre techne e episteme foi completamente obscurecido. A tradição metafísica herdeira do pensamento platônico-aristotélico preservou fixa e inalterada a dissociação entre techne e episteme, degradando a produção criativa de ser (poiésis) ao nível da atividade artesanal, desde a sua representação instrumental e antropológica. Na Modernidade, o fenômeno técnico hodierno é convencionalmente representado considerando apenas essa dimensão prática, embora caracterize um fenômeno original e, portanto, radicalmente diferente da técnica antiga. Na conferência A Questão da Técnica (1953), Heidegger propõe a tarefa de fundar um espaço de meditação no qual se torna possível realizar a experiência do desencobrimento da essência da técnica moderna. Como fundar esse espaço? A partir da interlocução com a tradição filosófica, reconstruindo as experiências originárias do que constitui o imperialismo da técnica que caracteriza essencialmente a nossa época. A arte, de acordo com Heidegger, oferece um espaço assim, pois, embora o modo de desencobrimento que constitui a técnica moderna não se desenvolva numa produção criativa de ser (poiésis), caracterizando um fenômeno radicalmente distinto da arte, a experiência da determinação de sua essência depende da recordação de seu vínculo com o fenômeno artístico. Conclui-se, por fim, que a arte nos proporciona um espaço de refúgio (Hort) e de sagração (Weihe) da verdade como desencobrimento, desde que façamos a experiência da recordação do vínculo originário entre a técnica e o fenômeno artístico em seu sentido mais elevado.
Abstract: The recording of the original link between art and technique forms the central theme of this dissertation. The recovery of this link presupposes a conceptual reconstruction, through the confrontation established by Martin Heidegger with the metaphysical tradition and his criticism of conventional representations regarding the phenomena that configure technique and art. In this sense, this research is developed in response to the following problem: what does the original link between art and technique consist of according to Heidegger's thought? Our objective, therefore, aims to determine how advances in metaphysical thought obscure the link between art and technique. Based on Heidegger's dialogue with pre-Socratic Greek thinkers, we intend to remember the link between art and technique through the experience of uncovering these phenomena. To undertake this task, we make use of a bibliographic theoretical methodology, prioritizing the analysis of texts written after “the turn” (die Kehre) of Heideggerian thought, such as Introduction to Metaphysics (1935), The Origin of the Work of Art (1935-1937), the lectures and essays on Nietzsche's thought (1939-1944), Into the Wood (1950), Lectures and Essays (1954), etc. We deduce from this research that, according to Heidegger, pre-Socratic Greek thinkers called both art and artisanal technique with the word techne, a knowledge like episteme. Techne, in this sense, consists of knowledge that illuminates, that gives birth in the sense of making the entity visible (present, accessible) from an original concealment, therefore configuring a mode of unconcealment (Unverborgenheit). With the metaphysical transfiguration of original thinking, techne is conceptually characterized by Plato and Aristotle as mimesis, that is, as an imitation of the appearance of supersensible reality. Consequently, the original link between techne and episteme has been completely obscured. The metaphysical tradition inherited from Platonic-Aristotelian thought preserved the dissociation between techne and episteme fixed and unchanged, degrading the creative production of being (poiesis) to the level of artisanal activity, from its instrumental and anthropological representation. In Modernity, today's technical phenomenon is conventionally represented considering only this practical dimension, although it characterizes an original phenomenon and, therefore, radically different from ancient technique. In the conference The Question Concerning Technology (1953), Heidegger proposes the task of founding a meditation space in which it becomes possible to carry out the experience of uncovering the essence of modern technique. How to find this space? From the dialogue with the philosophical tradition, reconstructing the original experiences of what constitutes the imperialism of technology that essentially characterizes our time. Art, according to Heidegger, offers such a space, because, although the mode of unconcealment that constitutes modern technique does not develop into a creative production of being (poiesis), characterizing a phenomenon radically different from art, the experience of the determination of its essence depends on remembering its link with the artistic phenomenon. Finally, it is concluded that art provides us with a space of refuge (Hort) and consecration (Weihe) of truth as unconcealment, if we have the experience of remembering the original link between technique and the artistic phenomenon in its meaning higher.
Keywords: Arte
Técnica
Fim da metafísica
Crítica à estética
Niilismo
Art
Technique
End of metaphysics
Criticism of aesthetics
Nihilism
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: SILVA, Frrancisco Wiederwild da. A recordação do vínculo originário entre arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7642
Issue Date: 7-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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