Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Frrancisco Wiederwild da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7233736242231449por
dc.contributor.advisor1Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160022857910767por
dc.contributor.advisor-co1Borges-Duarte, Irene Filomena-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5635634018289208por
dc.contributor.referee1Acevedo Guerra, Jorge Cecilio-
dc.contributor.referee2Fogel, Gilvan Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8914094829938347por
dc.contributor.referee3Cardoso Neto, Libanio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023864601889243por
dc.contributor.referee4Borges-Duarte, Irene Filomena-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5635634018289208por
dc.date.accessioned2025-02-10T23:23:17Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.citationSILVA, Frrancisco Wiederwild da. A recordação do vínculo originário entre arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7642-
dc.description.resumoA recordação do vínculo originário entre arte e técnica compõe o tema central dessa dissertação. A recuperação desse vínculo pressupõe uma reconstrução conceitual, mediante a confrontação estabelecida por Martin Heidegger com a tradição metafísica e sua crítica às representações convencionais acerca dos fenômenos que configuram a técnica e a arte. Nesse sentido, essa pesquisa se desenvolve atendendo à provocação do seguinte problema: em que consiste o vínculo originário entre arte e técnica, segundo o pensamento de Heidegger? Nosso objetivo, portanto, visa determinar como os avanços do pensamento metafísico obscurecem o vínculo entre arte e técnica. A partir da interlocução de Heidegger com os pensadores gregos pré-socráticos, pretendemos recordar a ligação entre arte e técnica mediante a experiência de desencobrimento desses fenômenos. A fim de empreender essa tarefa, fazemos uso da metodologia de caráter teórico bibliográfico priorizando a análise dos textos escritos após a viragem (die Kehre) do pensamento heideggeriano, como Introdução à Metafísica (1935), A Origem da Obra de Arte (1935-1937), as preleções e ensaios acerca do pensamento de Nietzsche (1939-1944), Caminhos de Floresta (1950), Ensaios e Conferências (1954) etc. Depreendemos com essa pesquisa que, de acordo com Heidegger, os pensadores gregos pré-socráticos denominavam tanto a arte como a técnica artesanal com a palavra techne, um saber semelhante à episteme. A techne, nesse sentido, consiste num saber que ilumina, que dá à luz no sentido de tornar visível (presente, acessível) o ente enquanto tal a partir de uma ocultação originária, configurando, portanto, um modo de desencobrimento (Unverborgenheit). Com a transfiguração metafísica do pensar originário, a techne é caracterizada conceitualmente por Platão e Aristóteles como mimesis, isto é, como imitação da aparência da realidade suprassensível. Consequentemente, o vínculo originário entre techne e episteme foi completamente obscurecido. A tradição metafísica herdeira do pensamento platônico-aristotélico preservou fixa e inalterada a dissociação entre techne e episteme, degradando a produção criativa de ser (poiésis) ao nível da atividade artesanal, desde a sua representação instrumental e antropológica. Na Modernidade, o fenômeno técnico hodierno é convencionalmente representado considerando apenas essa dimensão prática, embora caracterize um fenômeno original e, portanto, radicalmente diferente da técnica antiga. Na conferência A Questão da Técnica (1953), Heidegger propõe a tarefa de fundar um espaço de meditação no qual se torna possível realizar a experiência do desencobrimento da essência da técnica moderna. Como fundar esse espaço? A partir da interlocução com a tradição filosófica, reconstruindo as experiências originárias do que constitui o imperialismo da técnica que caracteriza essencialmente a nossa época. A arte, de acordo com Heidegger, oferece um espaço assim, pois, embora o modo de desencobrimento que constitui a técnica moderna não se desenvolva numa produção criativa de ser (poiésis), caracterizando um fenômeno radicalmente distinto da arte, a experiência da determinação de sua essência depende da recordação de seu vínculo com o fenômeno artístico. Conclui-se, por fim, que a arte nos proporciona um espaço de refúgio (Hort) e de sagração (Weihe) da verdade como desencobrimento, desde que façamos a experiência da recordação do vínculo originário entre a técnica e o fenômeno artístico em seu sentido mais elevado.por
dc.description.abstractThe recording of the original link between art and technique forms the central theme of this dissertation. The recovery of this link presupposes a conceptual reconstruction, through the confrontation established by Martin Heidegger with the metaphysical tradition and his criticism of conventional representations regarding the phenomena that configure technique and art. In this sense, this research is developed in response to the following problem: what does the original link between art and technique consist of according to Heidegger's thought? Our objective, therefore, aims to determine how advances in metaphysical thought obscure the link between art and technique. Based on Heidegger's dialogue with pre-Socratic Greek thinkers, we intend to remember the link between art and technique through the experience of uncovering these phenomena. To undertake this task, we make use of a bibliographic theoretical methodology, prioritizing the analysis of texts written after “the turn” (die Kehre) of Heideggerian thought, such as Introduction to Metaphysics (1935), The Origin of the Work of Art (1935-1937), the lectures and essays on Nietzsche's thought (1939-1944), Into the Wood (1950), Lectures and Essays (1954), etc. We deduce from this research that, according to Heidegger, pre-Socratic Greek thinkers called both art and artisanal technique with the word techne, a knowledge like episteme. Techne, in this sense, consists of knowledge that illuminates, that gives birth in the sense of making the entity visible (present, accessible) from an original concealment, therefore configuring a mode of unconcealment (Unverborgenheit). With the metaphysical transfiguration of original thinking, techne is conceptually characterized by Plato and Aristotle as mimesis, that is, as an imitation of the appearance of supersensible reality. Consequently, the original link between techne and episteme has been completely obscured. The metaphysical tradition inherited from Platonic-Aristotelian thought preserved the dissociation between techne and episteme fixed and unchanged, degrading the creative production of being (poiesis) to the level of artisanal activity, from its instrumental and anthropological representation. In Modernity, today's technical phenomenon is conventionally represented considering only this practical dimension, although it characterizes an original phenomenon and, therefore, radically different from ancient technique. In the conference The Question Concerning Technology (1953), Heidegger proposes the task of founding a meditation space in which it becomes possible to carry out the experience of uncovering the essence of modern technique. How to find this space? From the dialogue with the philosophical tradition, reconstructing the original experiences of what constitutes the imperialism of technology that essentially characterizes our time. Art, according to Heidegger, offers such a space, because, although the mode of unconcealment that constitutes modern technique does not develop into a creative production of being (poiesis), characterizing a phenomenon radically different from art, the experience of the determination of its essence depends on remembering its link with the artistic phenomenon. Finally, it is concluded that art provides us with a space of refuge (Hort) and consecration (Weihe) of truth as unconcealment, if we have the experience of remembering the original link between technique and the artistic phenomenon in its meaning higher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-02-10T23:23:17Z No. of bitstreams: 1 Francisco_Silva_2024.pdf: 1815536 bytes, checksum: 1057ea06dca5e7039f2dd1083c9ca81c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T23:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco_Silva_2024.pdf: 1815536 bytes, checksum: 1057ea06dca5e7039f2dd1083c9ca81c (MD5) Previous issue date: 2024-10-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArtepor
dc.subjectTécnicapor
dc.subjectFim da metafísicapor
dc.subjectCrítica à estéticapor
dc.subjectNiilismopor
dc.subjectArteng
dc.subjectTechniqueeng
dc.subjectEnd of metaphysicseng
dc.subjectCriticism of aestheticseng
dc.subjectNihilismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA recordação do vínculo originário entre arte e técnica no pensamento de Martin Heideggerpor
dc.title.alternativeThe remembrance of the original link between art and technique in the thought of Martin Heideggereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco_Silva_2024.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.