Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Gustavo Henrique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2644673394076160por
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliane Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779566969221196por
dc.contributor.referee1Fabro, João Alberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841185662777161por
dc.contributor.referee2Bezerra, Renata Camacho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3960357191532853por
dc.date.accessioned2025-02-10T18:10:44Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationAlmeida, Gustavo Henrique de. Desenvolvimento de produto educacional para ensino de circuitos elétricos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7634-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe a criação de um material didático para ensino de circuitos elétricos, assim como sua avaliação de usabilidade. O material proposto foi desenvolvido utilizando conceitos de criação e design de produto, tendo como resultado um kit de ensino de circuitos elétricos, constituído por um livro, componentes eletrônicos e caixas de atividade que apresentam os exercícios práticos de forma lúdica — bem como trazem a ilustração da aplicação de cada componente. O trabalho também apresenta o desenvolvimento do método de avaliação do produto, elaborado para que possa ser utilizado por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, demonstram-se a avaliação de sua usabilidade e os resultados da aplicação do material que foram obtidos com a realização de uma oficina para 57 alunos do 5º ano de uma escola pública municipal localizada na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná. Algumas das colaborações para a comunidade, presente no trabalho, são: a descrição de como desenvolver material didático para ensino de circuitos, que pode subsidiar o desenvolvimento de materiais para outras disciplinas; e o método de avaliação de tais materiais, que considera os parâmetros relacionados à usabilidade do material sob a perspectiva dos alunos.por
dc.description.abstractThis research proposes the creation of a didactic material for teaching electrical circuits, as well as its usability assessment. The proposed material was developed using concepts of creation and product designer, resulting in a circuit teaching kit, consisting of a book, electronic components and activity boxes that present the practical exercises in a playful way — as well as bring the illustration of the application of each component. The work also presents the development of the method of product evaluation, elaborated so that it can be used by elementary school students I. Finally, the evaluation of its usability and the results of the application of the material are demonstrated, obtained with the application of a workshop for 57 5th grade students of a public school located in the city of Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. Some of the contribution for the community present in the work are: the description of how to develop didactic material for teaching electric circuits, which can be used for the development of materials for other courses, and the method of evaluation for such materials, which considers the parameters related to the usability of the material from the perspective of the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-02-10T18:10:44Z No. of bitstreams: 1 Gustavo_Henrique_de_Almeida_2022.pdf: 9979288 bytes, checksum: 7da5b38d32caffac9cfe1c9c780afbb0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T18:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo_Henrique_de_Almeida_2022.pdf: 9979288 bytes, checksum: 7da5b38d32caffac9cfe1c9c780afbb0 (MD5) Previous issue date: 2022-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de circuitos elétricospor
dc.subjectAvaliação de produtopor
dc.subjectDesenvolvimento de produtopor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectTeaching electric circuitseng
dc.subjectProduct developmenteng
dc.subjectProduct evaluationeng
dc.subjectUsabilityeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleDesenvolvimento de produto educacional para ensino de circuitos elétricos nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeDevelopment of an educational product for teaching electrical circuits in the early years of elemantary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo_Henrique_de_Almeida_2022.pdfDocumento principal9.75 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.