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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7537
Tipo do documento: Dissertação
Title: Agenda 2030 e o planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste): análise das percepções das Coordenações
Other Titles: 2030 agenda and the strategic planning of Graduate Programs at the State University of Western Paraná (Unioeste): analysis of the perceptions of the Coordinators.
Autor: Tenório, Kristianno Fireman 
Primeiro orientador: Alves, Lucir Reinaldo
Primeiro membro da banca: Lima, Jandir Ferrera de
Segundo membro da banca: Freitas, César Gomes de
Terceiro membro da banca: Alves, Lucir Reinaldo
Resumo: Este trabalho analisa as percepções dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) quanto aos instrumentos e métodos do planejamento estratégico, a fim de torná-la uma instituição de ensino superior mais sustentável, em conformidade com a Agenda 2030. Destaca-se a importância dos PPG da Unioeste como agentes de desenvolvimento na região, comprometidos em impulsionar um crescimento socioeconômico sustentável na formação de capital humano altamente qualificado. O papel das universidades como ferramenta para o desenvolvimento sustentável é tema para contextualização, utilizando-se da revisão sistemática para responder à questão: a universidade é uma ferramenta de manutenção do desenvolvimento sustentável? Esta pesquisa se apresenta como pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e aplicado, com coleta de dados primários, com aplicação de questionário para as coordenações dos programas, sendo os coordenadores, vice-coordenadores e secretários, e análise de documentos da Unioeste, usando-se da análise de conteúdo com escala Likert e revisão sistemática como métodos para a triangulação dos resultados, em análise multimétodo. A falta de aderência dos PPG em relação às práticas estratégicas para a Agenda 2030 se revelaram um ponto crítico e, após a interpretação dos resultados, bem como as delicadas perspectivas de cada PPG visando ao sustentável, às suas próprias atividades desenvolvidas, tem-se um desconhecimento da coesão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando que, para fortalecer as ações dos PPGs na integração dos ODS, recomenda-se a promoção de ações e pesquisas alinhadas aos ODS, o estabelecimento e fortalecimento de parcerias, a definição de objetivos claros e mensuráveis e o desenvolvimento de capacitação contínua. A criação de métricas e indicadores específicos é essencial para garantir a transparência e eficácia na implementação dos ODS, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e equitativa.
Abstract: This study analyzes the perceptions of the stricto sensu Graduate Programs (PPGs) at the State University of Western Paraná (Unioeste) regarding strategic planning instruments and methods, aiming to make it a more sustainable higher education institution, in alignment with the 2030 Agenda. The importance of Unioeste’s PPGs as development agents in the region is emphasized, committed to driving sustainable socioeconomic growth by fostering highly qualified human capital. The role of universities as a tool for sustainable development is contextualized, utilizing a systematic review to address the question: is the university a tool for sustaining sustainable development? This research is presented as qualitative, descriptive, and applied, with primary data collection through questionnaires administered to program coordinators, including coordinators, vice-coordinators, and secretaries, alongside an analysis of Unioeste’s documents. Content analysis, Likert scale, and systematic review are used as methods to triangulate results within a multimethod analysis. The lack of adherence of the PPGs to the strategic practices for the 2030 Agenda emerged as a critical issue. After interpreting the results and examining each PPG’s delicate perspectives on sustainability and their specific activities, there is a lack of cohesion with the Sustainable Development Goals (SDGs). To strengthen PPG actions in integrating the SDGs, it is recommended to promote SDG-aligned actions and research, establish and strengthen partnerships, define clear and measurable goals, and develop ongoing training. Creating specific metrics and indicators is essential to ensure transparency and effectiveness in implementing the SDGs, contributing to a more sustainable and equitable society.
Keywords: Objetivos do desenvolvimento sustentável
Planejamento estratégico
Desenvolvimento regional
Programas de pós-graduação.  
Sustainable development goals
Strategic planning
Regional development
Graduate programs
CNPq areas: CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Campun: Toledo
Citation: TENÓRIO, Kristianno Fireman. Agenda 2030 e o planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste): análise das percepções das Coordenações. 2024. 197 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7537
Issue Date: 31-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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