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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7526
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação para a sustentabilidade nas instituições de ensino: um estudo sobre a gestão de resíduos sólidos e tecnologias de reciclagem
Other Titles: Education for sustainability in educational institutions: a study on solid waste management and recycling technologies
Autor: Cebinelli, Juliana Patrícia 
Primeiro orientador: Bariccatti, Reinaldo Aparecido
Primeiro coorientador: Cosmann, Natássia Jersak
Primeiro membro da banca: Tomassoni, Fabiola
Segundo membro da banca: Faraun Júnior, David Pereira
Terceiro membro da banca: Cosmann, Natássia Jersak
Quarto membro da banca: Bariccatti, Reinaldo Aparecido
Resumo: A crescente geração de resíduos sólidos nas instituições de ensino representa um desafio significativo, que demanda soluções urgentes e eficazes para minimizar os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado e do consumo excessivo. A presente pesquisa teve como objetivo geral a realização de um estudo abrangente sobre a gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino, buscando identificar oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis de reciclagem a partir do que é gerado em ambiente escolar. A metodologia empregada neste estudo foi uma revisão bibliográfica inicial, centrada na compreensão das características dos resíduos sólidos urbanos e seus impactos ambientais correlatos. Em seguida, procedeu-se ao diagnóstico detalhado dos resíduos sólidos gerados numa escola localizada na região oeste do Paraná. A coleta de dados incluiu a quantificação e classificação dos tipos de resíduos produzidos, bem como a identificação das práticas de consumo, geração e destinação realizadas. Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica abrangente sobre as tecnologias de reciclagem dos resíduos sólidos levantados, o que envolveu a avaliação de tecnologias inovadoras no campo da reciclagem, por meio de publicações dos últimos 10 anos. Como parte prática desta pesquisa, foi desenvolvido um procedimento operacional para a implantação da coleta seletiva na escola, tendo como embasamento as práticas realizadas e alinhadas ao currículo da instituição de ensino em questão. Esse procedimento detalhou as etapas necessárias para a separação eficaz de resíduos, o estabelecimento adequado e a criação de um sistema de gestão de resíduos eficiente. Ademais, foram propostas ações de educação ambiental destinadas a promover a conscientização e a participação da comunidade escolar na prática da coleta seletiva e na redução da geração de resíduos. Em relação aos resíduos gerados na escola analisada, os principais foram os orgânicos, seguidos por papel e plástico, enquanto quantidades menores de metal e vidro também foram identificadas.No contexto educacional, a implementação de práticas de coleta seletiva se torna crucial para promover a sensibilização e a responsabilidade ambiental entre os estudantes e a comunidade escolar. Também, ter disciplinas, seguindo a proposta das escolas que fazem parte do programa Paraná Integral, ter componentes curriculares eletivos direcionadas à educação ambiental podem desencadear maior interesse e engajamento dos alunos, ampliando sua compreensão sobre a importância da preservação ambiental. Essas ações visam não apenas à implementação das práticas de reciclagem, mas também, à sua sustentabilidade a longo prazo. Em resumo, esta dissertação busca contribuir significativamente para a gestão responsável de resíduos sólidos em instituições de ensino, destacando a importância da reciclagem e da educação ambiental para promover um ambiente escolar mais sustentável e consciente, além de apresentar tecnologias avançadas para corroborar com a qualidade do ensino.
Abstract: This research aimed to conduct a comprehensive study on solid waste management in educational institutions, seeking to identify opportunities for implementing sustainable recycling practices based on what is generated in the school environment. To achieve this goal, specific objectives were established to guide the research. The methodology employed in this study involved an initial literature review focused on understanding the characteristics of urban solid waste and its related environmental impacts. Subsequently, a detailed diagnosis of the solid waste generated in a school located in the western region of Paraná was conducted. Data collection included quantifying and classifying the types of produced waste, as well as identifying consumption, generation, and disposal practices. Furthermore, a comprehensive literature review was conducted on recycling technologies for the identified solid waste, involving the evaluation of innovative technologies in the recycling field through publications from the last 10 years. As a practical part of this research, an operational procedure was developed for implementing selective waste collection in the school, based on the practices carried out and aligned with the institution's curriculum. This procedure outlined the necessary steps for effective waste separation, establishing minimal appropriate infrastructure, and creating an efficient waste management system. Additionally, environmental education actions were proposed to promote awareness and participation of the school community in selective waste collection and reducing waste generation. Regarding the waste generated in the analyzed school, organic waste was predominant, followed by paper and plastic, while smaller quantities of metal and glass were also identified. In the educational context, implementing selective collection practices becomes crucial to raise awareness and environmental responsibility among students and the school community. Furthermore, having elective courses focused on environmental education can trigger greater interest and engagement from students, enhancing their understanding of the importance of environmental preservation. These actions aim not only to implement recycling practices but also to ensure their long-term sustainability. In summary, this dissertation seeks to significantly contribute to the responsible management of solid waste in educational institutions, emphasizing the importance of recycling and environmental education to promote a more sustainable and conscious school environment.
Keywords: Coleta seletiva
Tecnologias de reciclagem
Sensibilização ambiental
Impactos ambientais
Selective waste collection
Recycling technologies
Environmental awareness
Environmental impacts
CNPq areas: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Campun: Toledo
Citation: CEBINELLI, Juliana Patrícia. Educação para a sustentabilidade nas instituições de ensino: um estudo sobre a gestão de resíduos sólidos e tecnologias de reciclagem. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7526
Issue Date: 10-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

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