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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7519
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O jogo de tabuleiro “Movimento em Ação” na Educação Física escolar |
Autor: | Coimbra, Renan dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Both, Jorge |
Primeiro membro da banca: | Both, Jorge |
Segundo membro da banca: | Mazzardo Júnior, Oldemar |
Terceiro membro da banca: | Testa, Saulo |
Resumo: | A educação física escolar se transforma constantemente de acordo com as mudanças sociais. Algumas partem de iniciativas políticas norteadoras da prática pedagógica, outras, de mudanças filosóficas dentro da área. Os jogos são uma ótima estratégia de conexão do lúdico com as bases científicas da disciplina. No ambiente escolar, utilizar os jogos é comum e cotidiano, entretanto, em dias de chuva, ou quando os profissionais da área se deparam com espaços pequenos para ministrar suas aulas, os jogos de tabuleiro aparecem como uma alternativa viável e de fácil aplicabilidade. Inovar é pauta recorrente na educação. Com isso em foco, sistemas como a “Gamificação” ganham destaque, sendo uma sistemática de resolução de problemas, aumento da motivação e engajamento de determinados públicos, utilizando elementos dos jogos para contextos múltiplos. Unindo esta sistematização, cada vez mais comum e atrativa aos olhos não só de jovens, mas de todas as faixas etárias, com a educação física escolar, o objetivo deste estudo foi criar um jogo de tabuleiro, onde os participantes reproduzissem atividades físicas de acordo com as diretrizes curriculares para a idade dos praticantes, validando o tabuleiro desenvolvido no estudo, bem como as atividades descritas no seu contexto de jogabilidade. O tabuleiro contou com 21 casas de locomoção dos jogadores, ao estilo ao estilo “Movimento de um ponto ao outro”, 4 avatares para representar cada jogador (no máximo 4 por partida) e 36 cartas personalizadas com as atividades físicas. O objetivo do jogo era alcançar o pódio antes dos outros competidores. As atividades físicas foram escolhidas para faixa etária do 7º ano do Ensino Fundamental e contemplando as valências físicas adequadas a serem trabalhadas nesta idade de acordo com os documentos norteadores da prática pedagógica. O estudo foi uma pesquisa ação, com intervenção, de abordagem qualitativa com caráter transversal. Participaram do estudo, na primeira fase, 5 docentes de educação física especialistas na área escolar, os quais auxiliaram no processo de validação das atividades propostas no jogo de tabuleiro. Na segunda etapa participaram, 25 estudantes da educação básica de turmas de 7º ano do ensino fundamental II da rede municipal de Barra Velha, no estado de Santa Catarina (SC). Os resultados apontam que a experiência com o jogo foi, em sua maioria, positiva e bem recebida. No entanto, a análise das respostas sugere que há espaço para ajustes em algumas atividades para otimizar ainda mais o engajamento e a efetividade do jogo como ferramenta educativa. Vale lembrar que o estudo visou avaliar a “satisfação” dos estudantes, sem qualquer avaliação motora ou cognitiva durante as atividades. Adaptar elementos do jogo de acordo com o feedback dos estudantes poderá contribuir para aumentar a relevância e o impacto pedagógico da atividade em estudos futuros, os quais nos parecem fundamentais para aprimorar este produto educacional, o qual poderá ser modificado em relação a faixa etária/nível escolar entre outras. |
Abstract: | School physical education is constantly evolving in response to social changes. Some of these changes stem from political initiatives that guide pedagogical practice, while others are driven by philosophical shifts within the field. Games are an excellent strategy for connecting the playful aspect with the scientific foundations of the discipline. In the school environment, the use of games is common and routine; however, on rainy days or when professionals are faced with small spaces for conducting their classes, board games emerge as a viable and easily applicable alternative. Innovation is a recurring theme in education. With this in mind, systems like “Gamification” gain prominence as a systematic approach to problem-solving, increasing motivation and engagement among specific audiences by using game elements in various contexts. Combining this increasingly common and attractive system, not only for young people but for all age groups, with school physical education, the objective of this study was to create a board game where participants performed physical activities according to the curricular guidelines for the players' age group, validating the board developed in the study, as well as the activities described in its gameplay context. The board featured 21 spaces for player movement, in a “Point-to-Point Movement” style, 4 avatars to represent each player (up to 4 per game), and 36 customized cards with physical activities. The goal of the game was to reach the podium before other competitors. The physical activities were chosen for 7th-grade students, covering the appropriate physical capacities to be developed at this age according to the guiding documents of pedagogical practice. The study was an action research project with an intervention, using a qualitative, cross-sectional approach. In the first phase, 5 physical education teachers specializing in the school setting participated, assisting in the validation process of the activities proposed in the board game. In the second phase, 25 students from 7th-grade classes in the municipal school system of Barra Velha, Santa Catarina (SC), took part. The results indicate that the experience with the game was largely positive and well-received. However, the analysis of the responses suggests there is room for adjustments in some activities to further optimize engagement and effectiveness of the game as an educational tool. It is worth noting that the study aimed to assess student “satisfaction” without any motor or cognitive evaluation during the activities. Adapting game elements based on student feedback may contribute to increasing the pedagogical relevance and impact of the activity in future studies, which we consider essential for improving this educational product, potentially adjusting it for different age groups/school levels, among other modifications. |
Keywords: | Gamificação Tabuleiro Educação Física |
CNPq areas: | CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | COIMBRA, Renan dos Santos. O jogo de tabuleiro “Movimento em Ação” na Educação Física escolar. 2024. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7519 |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
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