Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7504
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Integração do Capital Intangível na Conversão de Valor Social em Instituição de Ensino Superior Pública |
Other Titles: | Integration of Intangible Capital in the Conversion of Social Value |
Autor: | Morais, Rosicler Sheneider ![]() |
Primeiro orientador: | Dal Vesco, Delci Grapegia |
Primeiro coorientador: | Capponi, Neiva Feuser |
Primeiro membro da banca: | Dal Vesco, Delci Grapegia |
Segundo membro da banca: | Capponi, Neiva Feuser |
Terceiro membro da banca: | Mello, Gilmar Ribeiro de |
Quarto membro da banca: | Sanches, Simone Leticia Raimundini |
Quinto membro da banca: | Araujo, Maria da Piedade |
Resumo: | Ao gerenciar seu capital intangível de forma eficaz, as Instituições de Ensino Superior podem se tornar mais competitivas e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. É um desafio para as universidades, por isso desenvolver processos e sistemas para identificar, medir, gerenciar e proteger este capital, bem como, criar uma cultura que valorize o conhecimento e a inovação é um diferencial no gerenciamento estratégico dessas organizações. O objetivo é investigar a produção cientifica sobre Capital Intangível em Instituições de Ensino Superior e a criação de valor social, identificar e mapear indicadores de Capital Intangível e Valor Social por meio de análise documental no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 a 2023; Plano Diretor e os relatórios da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) de uma Universidade Pública localizada no Oeste do Paraná e investigar a Integração do Capital Intangivel na criação de valor social. O estudo justifica-se uma vez que oportuniza a sistematização da produção cientifica sobre o tema Capital Intangivel e criação de valor social ao mapear as principais abordagens teóricas e metodológicas utilizadas na literatura. As universidades são geradoras de Capital Intangível, que pode contribuir para gerar valor para a sociedade, é fundamental que as universidades invistam em processos e sistemas para identificar, medir, gerenciar e proteger seus Capitais Intangíveis, o não gerenciamento pode ocasionar a perda de vantagem competitiva ,comprometimento na reputação, diminuição em inovação, aumento dos custos e visa identificar as melhores práticas para o desenvolvimento e gestão do capital social nas universidades. Na etapa 1 Objetivo: é investigar a produção científica sobre capital Intangível e criação de valor social em Instituições de Ensino Superior. Método: Para realizar a pesquisa, utilizou-se um processo construtivista, denominado Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). As bases de dados empregada para as buscas foram Scopus, Spell, Scielo e Web of Science, com recorte temporal de 2013 a 2022. Resultados: Justifica-se o estudo por oportunizar a sistematização da produção científica sobre o tema Capital Intangivel e criação de valor social. Por meio deste, foram selecionados 11 artigos que compuseram o Portfólio Bibliográfico (PB) desta pesquisa. O estudo foi capaz de analisar (i) os artigos mais citados; (ii) os autores mais produtivos; (iii) produção dos autores no tema abordado; (iv) as palavraschave mais utilizadas, alguns fatores qualitativos: a) o referencial teórico do PB; b) os métodos utilizados no PB); c) os modelos presentes no PB; e d) as ferramentas utilizadas no PB. Contribuição: Tais resultados contribuem com a comunidade científica no intuito de agilizar o acesso aos dados referente as publicações envolvendo o tema Capital Intangível e a criação de valor social em Universidades, bem como, expandir as possibilidades de conhecimento, experiência e compreensão, abrir horizontes para pesquisadores na tentativa de uma padronização, da regulamentação das práticas de mensuração e da divulgação do Capital Intangível e da criação de valor social às instituições de Ensino Superior.Na etapa 2 Objetivo: mapear e sistematizar indicadores de Capital Intangível e Indicadores de Valor Social indicados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 a 2023; Plano Diretor, relatórios da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública. Método: Caracteriza-se quanto a abordagem como qualitativa, quanto ao objetivo descritivo e quanto aos procedimentos, classifica-se como sendo: documental e estudo de caso. Resultados: apontam uma estrutura de indicadores de CI e VS que são relevantes na valorização da inovação, as habilidades e a cultura organizacional, que contribuem significativamente para a geração de valor a longo prazo, ademais, evidenciam o impacto da universidade na comunidade, reforçando seu papel na promoção do desenvolvimento social e econômico.Originalidade:As universidades são geradoras de Capital Intangível (CI) que pode contribuir para gerar valor para a sociedade, é fundamental que as universidades invistam em processos e sistemas para identificar, medir, gerenciar e proteger seus CI, o não gerenciamento pode ocasionar a perda de vantagem competitiva, comprometimento na reputação, diminuição em inovação, aumento dos custos. Espera-se contribuir ao mapear e sistematizar indicadores de CI (Capital Humano, Estrutural e Relacional e Resultados) e Indicadores de Valor Social (VS) para o gerenciamento da IES, da mesma forma visa colaborar com a pesquisa Científica em Teorias de Capital Intangível e geração de Valor Social e cooperar para o desenvolvimento das entregas sociais. Contribuições: A pesquisa propõe novos modelos de avaliação institucional que incluem indicadores financeiros, intangíveis e sociais, visando uma gestão holística. Os resultados fundamentam políticas públicas para investimento em capital intangível nas IES, como formação de professores e infraestrutura de pesquisa. Isso fortalece parcerias com a comunidade e o setor privado, promovendo um ecossistema colaborativo e ressaltando o papel das IES em desenvolvimento sustentável e inovação social. E na etapa 3 Objetivo: é analisar a Integração do Capital Intangível na criação de Valor Social de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Método: caracteriza-se como quantitativa, descritiva, estudo de caso. A analise parte de correlacionar indicadores de Valor Social Humano, Estrutural, Relacional e de Resultados e respectivos alinhamentos com as ODS 4-9-17.A ferramenta estastica empregada será Statistical Package for the Social Science (SPSS), que testará a normalidade dos dados e em seguida aplicação do teste de correlação. Resultados: Os resultados obtidos confirmam as hipoteses levantadas para este estudo detectando correlações fortes positivas entre os indicadores de Valor Social e alinhamentos com os ODS 4-9-17. Originalidade: As universidades desempenham um papel fundamental na promoção do Valor Social, uma vez que podem contribuir significativamente para o alcance dos Objetivos Desenvolviemnto Sustentável (ODS), ao integrar os ODS em suas atividades acadêmicas e administrativas, as universidades públicas podem desempenhar um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Ao negligenciar esses capitais as universidades estão propensas a ter dificuldades em desenvolver novos projetos e programas, obter ou distribuir fomentos para suas atividades, inovar e gerar novas ideias, formar profissionais qualificados e dificultar o desenvolvimento social.O estudo visa contribuir para a Teoria de Capital Intangível, colaborar estrategicamente com a criação de valor das universidades, pois facilita o compartilhamento de conhecimento e inovação, bem como, contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde a universidade está inserida, gerando benefícios para a sociedade e atender ao desenvolvimento sustentável por meio dos ODS. Contribuições: Os resultados demonstram uma forte correlação entre as variáveis estudadas, enriquecendo a Teoria de Capital Intangível e a Criação de Valor na Instituição de Ensino Superior (IES) analisada. A pesquisa destaca a contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) para a sociedade, promovendo avanços em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Propõe um modelo para mensurar o impacto social e sugere novos frameworks teóricos que conectem valor social e sustentabilidade no contexto educacional. Os resultados fornecem insights para gestores de IES sobre a melhoria de políticas de desenvolvimento sustentável, justificando a alocação de recursos e comunicando melhor seu valor e impacto social. |
Abstract: | By effectively managing their intangible capital, Higher Education Institutions can become more competitive and contribute to societal development. This is a challenge for universities; therefore, developing processes and systems to identify, measure, manage, and protect this capital, along with fostering a culture that values knowledge and innovation, is a key differentiator in the strategic management of these organizations. The aim is to investigate the scientific production on intangible capital in Higher Education Institutions and the creation of social value, identify and map indicators of intangible capital and social value through a documentary analysis of the Institutional Development Plan (PDI) 2019 to 2023, the Master Plan, and reports from the Planning Prorectorate (PROPLAN) of a Public University located in Western Paraná, and to investigate the integration of intangible capital in creating social value. The study is justified as it facilitates the systematization of scientific production on the topic of intangible capital and social value by mapping the main theoretical and methodological approaches used in the literature. Universities generate intangible capital which can contribute to creating value for society; it is essential that universities invest in processes and systems to identify, measure, manage, and protect their intangible capitals. Poor management can lead to a loss of competitive advantage, threats to reputation, a decline in innovation, increased costs, and aims to identify best practices for the development and management of social capital in universities. In Stage 1, the objective is to investigate the scientific production on intangible capital and the creation of social value in Higher Education Institutions. The methodology adopted for the research employed a constructivist process known as Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). The databases used for the searches were Scopus, Spell, SciELO, and Web of Science, set within the temporal range of 2013 to 2022. The results justify the study by enabling the systematization of scientific production regarding intangible capital and social value. Through this process, 11 articles were selected that formed the Bibliographic Portfolio (PB) of this research. The study was able to analyze (i) the most cited articles; (ii) the most productive authors; (iii) the authors' production on the addressed themes; (iv) the most frequently used keywords, and several qualitative factors: a) the theoretical framework of the PB; b) the methods used in the PB; c) the models present in the PB; and d) the tools employed in the PB. Contribution: These results contribute to the scientific community by facilitating access to data regarding publications related to intangible capital and the creation of social value in universities, as well as expanding knowledge, experience, and understanding, thereby opening avenues for researchers attempting to standardize practices for measuring and disclosing intangible capital and social value in Higher Education Institutions. In Stage 2, the objective is to map and systematize indicators of intangible capital and social value as indicated in the Institutional Development Plan (PDI) 2019 to 2023, the Master Plan, reports from the Planning Prorectorate (PROPLAN), and the Sustainable Development Goals (SDGs) of a Public Higher Education Institution (IES). The method is characterized as qualitative in approach, descriptive in objective, and categorized as documentary and case study in procedure. The results indicate a framework of CI and VS indicators that are relevant in valuing innovation, skills, and organizational culture, contributing significantly to long-term value generation. Additionally, these results highlight the university’s impact on the community, reinforcing its role in promoting social and economic development. Originality: Universities generate intangible capital that can contribute to societal value creation. It is essential that they invest in processes and systems to identify, measure, manage, and protect their intangible capital. The lack of management could lead to a loss of competitive advantage, reputational harm, reduced innovation, and increased costs. The study aims to provide a mapping and systematization of CI (Human, Structural, Relational Capital and Results) and Social Value indicators for the management of the IES. Similarly, it seeks to contribute to scientific research in the theories of intangible capital and social value generation and support community engagement. Contributions: The research proposes new institutional evaluation models that include financial, intangible, and social indicators aimed at holistic management. The results underpin public policy for investment in intangible capital in IES, such as teacher training and research infrastructure. This strengthens partnerships with the community and the private sector, promoting a collaborative ecosystem and emphasizing the role of IES in sustainable development and social innovation. In Stage 3, the objective is to analyze the integration of intangible capital in the creation of social value in a Public Higher Education Institution. The method is quantitative in nature, descriptive, and a case study. The analysis correlates indicators of Human, Structural, Relational, and Results Social Value and their alignment with SDGs 4-9-17. The statistical tool employed will be the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), which will test the data's normality followed by the application of correlation tests. Results: The findings confirm the hypotheses raised in this study, detecting strong positive correlations between social value indicators and alignments with SDGs 4, 9, and 17. Originality: Universities play a vital role in promoting social value as they significantly contribute to achieving the Sustainable Development Goals (SDGs). By integrating the SDGs into their academic and administrative activities, public universities can play a crucial role in building a more sustainable and equitable future. Failing to leverage these capitals may lead universities to struggle with developing new projects and programs, securing or allocating funding for their activities, innovating and generating new ideas, and producing qualified professionals—all of which can impede social development.The study aims to contribute to the theory of intangible capital and strategically collaborate in the creation of university value, as it facilitates the sharing of knowledge and innovation while also promoting the economic and social development of the regions where the universities are located, generating benefits for society and addressing sustainable development through the SDGs. Contributions: The results demonstrate a strong correlation between the studied variables, enriching the theory of intangible capital and value creation within the analyzed Higher Education Institution (IES). The research highlights the contributions of Higher Education Institutions to society, promoting advances toward the Sustainable Development Goals (SDGs). It proposes a model for measuring social impact and suggests new theoretical frameworks that connect social value with sustainability in the educational context. The results provide insights for IES managers on improving sustainable development policies, justifying resource allocation, and better communicating their social value and impact. |
Keywords: | Capital Intangível Indicadores de CI Criação de Valor ODS Universidade Intangible Capital CI Indicators Value Creation SDGs University |
CNPq areas: | ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Contabilidade |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MORAIS, Rosicler Sheneider. Integração do Capital Intangível na Conversão de Valor Social em Instituição de Ensino Superior Pública. 2024. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7504 |
Issue Date: | 7-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Contabilidade (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rosicler_Morais2024.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.