Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWurmli, Robert Thomas Georg-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3625128743202605por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Guizzo, Antônio Rediver-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020480281363371por
dc.contributor.referee3Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176por
dc.contributor.referee4Leites Junior, Pedro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312276806206560por
dc.contributor.referee5Silva, Stela Maris da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4695103821057915por
dc.date.accessioned2025-01-14T13:52:10Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.citationWurmli, Robert Thomas Georg. Ruínas do Pós-Antropoceno: Corpos, Urbes e Crítica nas representações Cyberpunk. 2024. 202 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7487-
dc.description.resumoA presente proposta de pesquisa tem o objetivo de avaliar a forma como a literatura e as outras artes concebem o pós-antropoceno. Para isso, a pesquisa propõe averiguar, dentro dos limites e pressupostos da Literatura Comparada, a forma como o gênero Cyberpunk tem abarcado a sociedade do século XXI, com vistas, especificamente, à análise da construção das cidades dentro das obras, atrelada às configurações das personagens e ao processo de rechaço ao Outro. Nesse sentido, o gênero, tanto em representações fílmicas – tais como Blade Runner (1982), Akira (1988) e Blade Runner 2049 (2017) – quanto em representações literárias, exemplificadas por Androides sonham com ovelhas elétricas? (1968), tem representado aquilo de negativo que a sociedade pós-moderna capitalista pode trazer. Enquanto subgênero da ficção científica, o lema “high tech, low life” exemplifica a demanda dessas obras de arte em representar as dicotomias e os paradoxos de uma sociedade que visa à máxima concentração/aquisição tecnológica em detrimento de qualquer esperança ou oportunidade de vida àqueles sem capital. A própria construção ficcional da cidade, assim, age como modelo segregador pautado na máxima redução do indivíduo à peça descartável, enquanto esse sujeito, transmutado às personagens das obras em pauta, comumente sofre rechaço e é incompreendido enquanto Outro ou, até mesmo, pratica esse mesmo preconceito, exemplificado na figura típica do Cyberpunk: o androide. Este, por sua vez, representa a máxima potencialidade pós-moderna para os estudos a respeito de alteridade, uma vez que encapsula, dentro de seu próprio conceito e de sua própria raison d’étre, aquilo que define o problema da convivência mútua dentro das sociedades contemporâneas: respeitar e aceitar aquilo que não sou eu. Para que a pesquisa tome forma, utilizaramse os estudos de Jameson (1985), Debord (1997), Kristeva (1994), Amaral (2005), Lévinas (2005), Cândido (2006), Baudrillard (2011), Han (2017), Young (2019). Assim, objetiva-se fundamentar a compreensão de que o gênero cyberpunk, diferentemente do que já foi sugerido outrora, assumiu funções de presentificação da vida cotidiana e não mais apenas sugere futuros distópicos, sendo, portanto, elemento cultural fundamental às pesquisas sobre outremização e pluriculturalidade.por
dc.description.abstractThe present research proposal aims to evaluate the way Literature and other arts conceive the post-Anthropocene. For this, the research proposes to investigate, within the limits and assumptions of Comparative Literature, the way in which the Cyberpunk genre has embraced the society of the 21st century, aiming, specifically, at the analysis of the construction of cities within the works, linked to the character configurations and the process of rejection of the Other. In this sense, the genre, both in filmic representations - such as Blade Runner (1982), Akira (1988) and Blade Runner 2049 (2017) - and in literary representations, exemplified by Androids Dream of Electric Sheep? (1968), has represented that which postmodern capitalist society can negatively create. As a subgenre of science fiction, the motto "high tech, low life" exemplifies the demand of these works of art to represent the dichotomies and paradoxes of a society that aims for maximum technological concentration/acquisition at the expense of any hope or opportunity of life for those without capital. The very fictional construction of the city, thus, acts as a segregating model based on the maximum reduction of the individual to a disposable piece, while this subject, transmuted to the characters of the works in question, commonly suffers rejection and is misunderstood as an Other, or even practices this same prejudice, exemplified in the typical figure of Cyberpunk: the android. This, in turn, represents the maximum post-modern potentiality for studies about alterity, since it encapsulates, within its own concept and its own raison d'étre, that which defines the problem of mutual coexistence within contemporary societies: to respect and accept that which is not me. For the research to take shape, the studies of Jameson (1985), Debord (1997), Kristeva (1994), Amaral (2005), Lévinas (2005), Candido (2006), Baudrillard (2011), Han (2017), Young (2019) were used. Thus, the thesis aims to substantiate the understanding that the cyberpunk genre, unlike what was once suggested, has assumed functions of presentification of everyday life and no longer merely suggests dystopian futures, and is therefore a fundamental cultural element to research on otherness and multiculturalism.por
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-14T13:52:10Z No. of bitstreams: 1 Robert_Wurmli2024.pdf: 4487205 bytes, checksum: 46ac078eb67fad3457f27cffa8b9e937 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-14T13:52:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Robert_Wurmli2024.pdf: 4487205 bytes, checksum: 46ac078eb67fad3457f27cffa8b9e937 (MD5) Previous issue date: 2024-10-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectIntermidialidadepor
dc.subjectCyberpunkpor
dc.subjectPós-Antropocenopor
dc.subjectAndroidespor
dc.subjectCidadespor
dc.subjectAlterityeng
dc.subjectIntermedialityeng
dc.subjectCyberpunkeng
dc.subjectPost-Anthropoceneeng
dc.subjectAndroidseng
dc.subjectCitieseng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleRuínas do Pós-Antropoceno: Corpos, Urbes e Crítica nas representações Cyberpunkpor
dc.title.alternativePost-Anthropocene Ruins: bodies, cities and critique in Cyberpunk representationseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Robert_Wurmli2024.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.