Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7481
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estratégias competitivas para pequenos mercados de Ramilândia -PR
Other Titles: Strategies competitive of small markets in Ramilandia – PR
Autor: Stahl, Daiani 
Primeiro orientador: Bulhões, Ronaldo
Primeiro membro da banca: Bulhões, Ronaldo
Segundo membro da banca: Lago, Sandra Mara Stocker
Terceiro membro da banca: Silva, Ariana Cericatto da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo propor estratégias para os mercados A, B e C de Ramilândia - PR, visando torná-los competitivos diante das incertezas do mercado de bens de consumo. A metodologia empregada foi qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários dos mercados A, B e C, observações e revisão sistemática. Para analisar os dados da pesquisa, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa indicam que, apesar das diferenças entre os mercados A, B e C, todos enfrentam desafios comuns. Embora possam variar em suas características específicas, como público-alvo e estrutura organizacional, compartilham algumas dificuldades similares. Tais desafios podem ser superados ou minimizados por meio de ações estratégicas específicas, o que tende a contribuir para a competitividade dessas pequenas empresas. Sugere-se, como pesquisas futuras, que seja realizada uma análise de benchmarking com mercados semelhantes em outras regiões para identificar melhores práticas e insights que possam ser aplicados aos mercados de Ramilândia - PR.
Abstract: The present work aimed to propose strategies for markets A, B and C in Ramilândia - PR, aiming to make them competitive in the face of uncertainties in the consumer goods market. The methodology used was qualitative, exploratory, and descriptive in nature. To collect data, semi-structured interviews were carried out with the owners of markets A, B and C, observations, and a systematic review. To analyze the research data, the content analysis technique was used. The results of this research indicate that, despite the differences between markets A, B and C, they all face common challenges. Although they may vary in their specific characteristics, such as target audience and organizational structure, they share some similar difficulties. Such challenges can be overcome or minimized through specific strategic actions, which tends to contribute to the competitiveness of these small companies. It is suggested, as future research, that a benchmarking analysis be carried out with similar markets in other regions to identify best practices and insights that can be applied to the Ramilândia - PR markets.
Keywords: Estratégia competitiva
Gestão estratégica
Pequenos mercados
Competitive strategy
Strategic management
Small markets
CNPq areas: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: STAHL, Daiani. Estratégias competitivas para pequenos mercados de Ramilândia -PR. 2024. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7481
Issue Date: 18-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiani_Stahl2024.pdf602.93 kBAdobe PDFView/Open Preview
Daiani_Stahl2024 - Inglês.pdf734.03 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.