Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEsser, Jane Flavia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7661694481950639por
dc.contributor.advisor1Fachin, Paulo-
dc.contributor.advisor-co1Braga, Margarete Aparecida Nath-
dc.contributor.referee1Braga, Lucimar Araújo-
dc.contributor.referee2Schmitt, Larissa Giordani-
dc.date.accessioned2024-11-19T14:20:36Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationEsser, Jane Flavia. Decolonialidade e interculturalidade no ensino de língua castelhana como língua adicional para estudantes brasileiros e brasileiras. 2024. 106 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7439-
dc.description.resumoEste trabalho de mestrado tematiza a decolonialidade e a interculturalidade no ensino de língua castelhana como língua adicional para estudantes brasileiros e brasileiras, a fim de pensar a língua castelhana numa perspectiva decolonial e refletir sobre as formas de ensinar. O objetivo geral é ressignificar o ensino de língua castelhana como língua adicional a partir de reflexões sobre decolonialidade, interculturalidade e aprendizagem. Com o intuito de alcançar o objetivo da pesquisa, embasamo-nos nos conceitos sobre colonialidade a partir de autores como Quijano (2010), Mignolo (2017), Ballestrin (2013), Santos e Santana (2022), Almeida (2022), Santos (2010), Alencar (2016), Lander (2005), Candau e Russo (2010) e Santos (2021) que dialogam sobre as relações de poder. Apresentamos, ainda, as contribuições de Paraquett (2010), Mendes (2004; 2012), Candau (2020), Fleury (2017) e Walsh (2009) que discutem interculturalidade. Com o intuito de nos aproximarmos de pesquisas já desenvolvidas no âmbito dos estudos decoloniais e afeiçoadas aos conhecimentos da Linguística Aplicada, também foram utilizadas para a composição do estudo, pesquisas anteriormente produzidas por estudantes do Programa de Pós-graduação da Unioeste que discutem relações e aspectos dos termos interculturalidade e decolonialidade. Por meio deste estudo, visualizamos a necessidade de desenvolver pesquisas que apontem a relação cultural que estudantes brasileiros e brasileiras apresentam com a língua castelhana, bem como o desejo de resistência aos princípios da colonialidade. Considerando tal carência, fazemos a seguinte pergunta que guiará a nossa pesquisa: Quais seriam as contribuições dos estudos decoloniais e da interculturalidade no ensino da língua castelhana como língua adicional para estudantes brasileiros e brasileiras? O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se ao buscar promover a conscientização de docentes de que o ensino de uma língua adicional implica no pensar de forma decolonial, no sentido de desconstruir e assumir que é necessário romper com os vínculos perpetuados por meio da colonialidade. A pesquisa aliada aos conhecimentos do campo da Linguística Crítica Aplicada se insere nos paradigmas da pesquisa qualitativa interpretativista, de natureza exploratória e de cunho bibliográfico. Nessa perspectiva, a pesquisa apresenta como contribuição a reflexão sobre a necessidade de olhar para o outro e refletir sobre si e, dessa forma, enquanto pensamento decolonial, adquirir um espaço de reflexividade e reconstrução, bem como adquirir práticas de ensino capazes de permitir ao indivíduo reconhecer resquícios de práticas que se relacionem à colonialidade e, ainda, adquirir uma leitura mais ampla da realidade na qual está inserido.por
dc.description.abstractEste trabajo de maestría se centra en la decolonialidad y la interculturalidad en la enseñanza de la lengua castellana como lengua adicional para estudiantes brasileños y brasileñas, con el fin de pensar la lengua castellana desde una perspectiva decolonial y reflexionar sobre las formas de enseñanza. El objetivo general es dar un nuevo significado a la enseñanza de la lengua castellana como lengua adicional a partir de reflexiones sobre la descolonialidad, la interculturalidad y el aprendizaje. Para lograr el objetivo de investigación, nos basamos en conceptos sobre colonialidad de autores como Quijano (2010), Mignolo (2017), Ballestrin (2013), Santos y Santana (2022), Almeida (2022), Santos (2010), Alencar (2016), Lander (2005), Candau y Russo (2010) y Santos (2021) quienes discuten las relaciones de poder. También presentamos los aportes de Paraquett (2010), Mendes (2004; 2012), Candau (2020), Fleury (2017) y Walsh (2009) quienes trabajan con la interculturalidad. Con el objetivo de acercarse a investigaciones ya desarrolladas en el ámbito de los estudios descoloniales y vinculadas al conocimiento de la Lingüística Aplicada, se presentan investigaciones previamente producidas por estudiantes del Programa de Posgrado de la Unioeste que discuten relaciones y aspectos de los términos interculturalidad y descolonialidad. A través de este estudio, vemos la necesidad de desarrollar investigaciones que destaquen la relación cultural que estudiantes brasileños y brasileñas tienen con la lengua castellana, así como el deseo de resistir a los principios de la colonialidad. Considerando esta carencia, nos planteamos la siguiente pregunta que guiará nuestra investigación: ¿Cuáles serían los aportes de los estudios descoloniales y de la interculturalidad en la enseñanza de la lengua castellana como lengua adicional para estudiantes brasileños y brasileñas? El desarrollo de esta investigación se justifica buscando promover la conciencia entre los docentes de que enseñar una lengua adicional implica pensar de manera descolonial, en el sentido de deconstruir y asumir que es necesario romper con los vínculos perpetuados a través de la colonialidad. La investigación combinada con conocimientos del campo de la Lingüística Aplicada Crítica se enmarca dentro de los paradigmas de la investigación cualitativa interpretativa, de carácter exploratorio y de carácter bibliográfico. Desde esta perspectiva, la investigación presenta como aporte la reflexión sobre la necesidad de mirar a los demás y reflexionar sobre uno mismo y, de esta manera, como pensamiento decolonial, adquirir un espacio de reflexión y reconstrucción, adquirir prácticas docentes capaces de permitir al individuo reconocer restos de prácticas que se relacionan con la colonialidad y adquirir una lectura más amplia de la realidad en la que se insertan.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-11-19T14:20:36Z No. of bitstreams: 1 Jane Flávia Esser.pdf: 844692 bytes, checksum: ebd105c9c795ab6c03c4944ae9aebe21 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T14:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jane Flávia Esser.pdf: 844692 bytes, checksum: ebd105c9c795ab6c03c4944ae9aebe21 (MD5) Previous issue date: 2024-10-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectEnsino da Língua Castelhanapor
dc.subjectLíngua Adicionalpor
dc.subjectLinguística Aplicada Críticapor
dc.subjectDescolonialidadspa
dc.subjectInterculturalidadspa
dc.subjectEnseñanza de la Lengua Castellanaspa
dc.subjectIdioma Adicionalspa
dc.subjectLingüística Crítica Aplicadaspa
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEADEpor
dc.titleDecolonialidade e interculturalidade no ensino de língua castelhana como língua adicional para estudantes brasileiros e brasileiraspor
dc.title.alternativeDescolonialidad y interculturalidad en la enseñanza de la lenguas castellana como lengua adicional para estudiantes brasileños y brasileñasspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jane Flávia Esser.pdfARQUIVO COMPLETO824.89 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.