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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7396
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O lúdico como elemento educacional: jogos cognitivos no novo ensino médio |
Autor: | Facenda, Renato ![]() |
Primeiro orientador: | Silva Júnior, Arestides Pereira da |
Primeiro membro da banca: | Silva Júnior, Arestides Pereira da |
Segundo membro da banca: | Mazzardo Júnior, Oldemar Mazzardo Júnior |
Terceiro membro da banca: | Rezer, Ricardo |
Resumo: | Não há consenso sobre o que significa “qualidade” na educação. O termo tem sido largamente empregado para justificar a elaboração de políticas que visam alinhar o interesse público às necessidades do mercado. Este estudo trata do avanço neoliberal sobre a educação brasileira, em especial sobre a Educação Física, e seus efeitos sobre a vida das pessoas, no plano simbólico e valorativo, aborda o papel que os jogos cognitivos têm assumido neste contexto, a partir de programas de formação continuada e grande parte da literatura, como ferramenta de auto-aprimoramento, ou apoio pedagógico, e apresenta o lúdico como elemento educacional e possível potência para releitura de mundo. Nesse sentido, a pesquisa surge com o objetivo principal de analisar os elementos educacionais presentes em uma proposta de Educação Física no Novo Ensino Médio, que contemple o lúdico a partir do tema jogos cognitivos. Para isso, com base em acordos firmados entre pesquisador e direção da escola, estabelecemos uma pesquisa-ação, em um ambiente de jogos cognitivos, na E.E.B. Cel. Lara Ribas, no município de Chapecó, Santa Catarina, ao longo de 12 encontros, que aconteceram entre maio e agosto de 2023, contando inicialmente com 37 participantes, alunos do primeiro ano do Novo Ensino Médio, e nos valendo da observação participante como instrumento de coleta de dados. Buscou-se, a partir da observação participante, melhor compreender como e que tipo de sentido os sujeitos dão aos acontecimentos e às interações que ocorrem em suas vidas, especialmente os inerentes à experiência lúdica. As informações obtidas compuseram um diário reflexivo, cujas anotações fundamentaram as discussões e resultados. Os dados coletados nessa etapa foram categorizados de acordo com seu conteúdo, constituindo recortes que foram grifados, organizados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que várias características próprias da esfera lúdica se fazem presentes em um ambiente de jogos cognitivos, como a voluntariedade, evasão da vida real, tensão, discussão de regras, gratuidade desvinculada de qualquer interesse que não seja o próprio jogo, transgressão no sentido de repensar as ações, invenção de novas formas de jogar, fortalecimento dos laços entre as pessoas, relação espaço-temporal, etc. Entendemos que tais condições podem se constituir como chaves de (re)leitura da realidade, na medida que estimulam a imaginação, criatividade e sensibilidade, capacidades que nos permitem simbolizar. A nosso ver, os aprendizados decorrentes desta abordagem se constituem como exercícios de liberdade, de sensibilidade e apreensão da vida como acontecimento. |
Abstract: | There is no consensus on what “quality” in education means. The term has been widely used to justify the development of policies that aim to align the public interest with market needs. This study deals with the neoliberal advance on Brazilian education, especially on Physical Education, and its effects on people's lives, on a symbolic and evaluative level, it addresses the role that cognitive games have assumed in this context, based on continuing education programs and a large part of literature, as a tool for self-improvement, or pedagogical support, and presents the “ludus” as an educational element and possible potency for reinterpreting the world. In that sense, the research emerges with the main objective of analyzing the educacional elements present in a proposal for Physical Education in the “Novo Ensino Médio”, which includes the “ludus” aprouch through the theme of cognitive games. For that, based on agreements signed between the researcher and school management, we established an action-research, in a cognitive games environment, at E.E.B. Cel. Lara Ribas, in the city of Chapecó, Santa Catarina, over 12 meetings, which took place between May and August, 2023, initially with 37 participants, students in the first year of “Novo Ensino Médio”, and using participant observation as a data collection instrument. Through the participant observation, we sought to better understand how and what type of meaning the subjects attribute to the events and interactions that occur in their lives, especially those inherent to the “ludus” experience. The information obtained formed a reflective diary, with notes serving as the basis for discussions and results. The data collected at this stage were categorized according to their content, forming sections that were highlighted, organized and analyzed using the content analysis technique. The results indicate that several characteristics inherent to the “ludus” sphere are present in a cognitive gaming environment, namely: voluntariness, escape from real life, tension, rule discussion, gratuitousness detached from any interest other than the game itself, transgression in the sense of rethinking actions, invention of new ways to play, strengthening of bonds between people, space-time relation, etc. We understand that such conditions can constitute keys to (re)reading reality, as they stimulate imagination, creativity, and sensitivity, capacities that allow us to symbolize. In our view, the learnings resulting from this approach constitute exercises of freedom, sensitivity, and apprehension of life as an event. |
Keywords: | Escola Neoliberal Novo Ensino Médio Utilitarismo Jogos Cognitivos Lúdico |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | FACENDA, Renato. O lúdico como elemento educacional: jogos cognitivos no novo ensino médio. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7396 |
Issue Date: | 27-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
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