Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchmidt, Clarice Braatz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444761624696889por
dc.contributor.advisor1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee2Silva, Edson Santos-
dc.contributor.referee3Molin, Beatriz Helena Dal-
dc.contributor.referee4Alves, Lourdes Kaminski-
dc.date.accessioned2024-10-03T19:34:19Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.citationSchmidt, Clarice Braatz. O arquétipo do sagrado feminino e seus desdobramentos nas líricas de Arriete Vilela e Maria Teresa Horta: inconsonâncias e convergências. 2024. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7393-
dc.description.resumoA Tese de Doutorado desenvolvida analisou como o tema do Sagrado Feminino se estruturou nas obras das poetas Arriete Vilela e Maria Teresa Horta, observando como se dão os desdobramentos desse mote, bem como as inconsonâncias e convergências relacionadas ao assunto quando da comparação do fazer poético dessas escritoras. A investigação se dá por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como corpus as obras Poesia Reunida (2009), de Maria Teresa Horta, e Obra Poética Reunida (2010), de Arriete Vilela, embasando as considerações teóricas e análises nas obras de teóricas como Simone de Beauvoir (1967), Clarissa Pinkola Estés (2018), Luce Irigaray (1992), Hélène Cixous (2022), Heloisa Buarque de Hollanda (2020) e Luiza Lobo (1986), dentre outras e outros. Adotou-se como método de análise a Mitocrítica, a Mitanálise, a Crítica Feminista e a Literatura Comparada. Parte se do pressuposto de que o Sagrado Feminino, arquétipo recorrente na mitologia de diversos povos, influencia uma “filosofia” que centraliza e valoriza aspectos físicos e mentais da figura feminina, fortalecendo o movimento de empoderamento feminino. Busca-se, ainda, observar como os estereótipos, imagens, símbolos e mitos, nem sempre de natureza positiva, se cristalizaram no imaginário coletivo e foram repassados, muitas vezes de forma inconsciente, de uma geração à outra, alicerçando preconceitos e dogmas que reforçam a desigualdade entre gêneros. Nesse âmbito, averígua-se em que espaços que o tema do Sagrado Feminino tem sido evocado na sociedade atual e quais os contornos que o imaginário social reflete no que diz respeito à feminilidade, bem como comparar as divergências e convergências existentes nas líricas de Vilela e Horta, no tocante às leituras simbólicas do feminino, analisando os movimentos de perenidade, derivações e desgastes de mitos, imagens e símbolos nas obras dessas poetas. O resultado demonstra que Horta e Vilela apresentam fazeres poéticos em que a resistência à opressão experimentada pela mulher na sociedade em que ressoam altissonantes os ecos do patriarcado se faz presente de forma consolidada, revelando-se tanto de forma direta, bem como por meio do arcabouço imaginário a que recorrem. Ainda que de formas distintas, ambas as poetas possuem voz ativa no embate cotidiano que alimenta a luta das mulheres por igualdade e valorização do Sagrado Feminino.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis aims to establish how the theme of the sacred feminine is structured in the works of the poets Arriete Vilela and Maria Teresa Horta to prove the unfolding of this motto, as well as the inconsistencies and convergences related to the subject when comparing the poetic work of these writers. The research was carried out through bibliographical research, using as a corpus the works Poesia Reunida (2009) by Maria Teresa Horta and Obra Poética Reunida (2010) by Arriete Vilela, basing the theoretical considerations and analysis on the works of theorists such as Simone de Beauvoir (1967), Clarissa Pinkola Estés (2018), Luce Irigaray (1992), Hélène Cixous (2022), Heloisa Buarque de Hollanda (2020) and Luiza Lobo (1986), among others. We assumed that the sacred feminine, a recurring archetype in the mythology of various peoples, influences a "philosophy" that centralizes and values the physical and mental aspects of the female figure, strengthening the female empowerment movement. We will also try to observe how stereotypes, images, symbols, and myths, not always of a positive nature, have crystallized in the collective imagination and have been passed on, often unconsciously, from one generation to the next, underpinning prejudices and dogmas that reinforce gender inequality. In this context, we intend to find out in which spaces the theme of the sacred feminine has been evoked in today's society and what contours the social imaginary reflects concerning femininity, as well as comparing the divergences and convergences in the lyrics of Vilela and Horta, about symbolic readings of the feminine, analyzing the movements of perenniality, derivations and wear and tear of myths, images, and symbols in the works of these poets. We assume that the result found will show that Horta and Vilela present poetic works in which resistance to the oppression experienced by women in a society in which the echoes of patriarchy resound loudly are present in a consolidated way, revealing themselves both directly and through the imaginary framework to which they resort. Although in different ways, both poets have an active voice in the daily struggle that fuels women's fight for equality and appreciation of the sacred feminine.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-10-03T19:34:19Z No. of bitstreams: 1 Clsarice Braatz.pdf: 2357933 bytes, checksum: 1f90f4773fc31a72b642c257c72b7cdb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T19:34:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clsarice Braatz.pdf: 2357933 bytes, checksum: 1f90f4773fc31a72b642c257c72b7cdb (MD5) Previous issue date: 2024-05-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArriete Vilelapor
dc.subjectMaria Teresa Hortapor
dc.subjectEscrita femininapor
dc.subjectSagrado Resistênciapor
dc.subjectLiberdade Femininopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectIgualdadepor
dc.subjectArriete Vilelaeng
dc.subjectMaria Teresa Hortaeng
dc.subjectFeminine writingeng
dc.subjectSacred Feminineeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectEqualityeng
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectFreedomeng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleO arquétipo do sagrado feminino e seus desdobramentos nas líricas de Arriete Vilela e Maria Teresa Horta: inconsonâncias e convergênciaspor
dc.title.alternativeThe archetype of the sacred feminine and its developments in the lyrics of Arriete Vilela and Maria Teresa Horta: inconsonances and convergenceseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clsarice Braatz.pdfARQUIVO COMPLETO2.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.