Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrado, Solange Marilene Melchior do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017820167302794por
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.referee1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee2Roman, Elódia Constantino-
dc.date.accessioned2024-10-02T12:54:32Z-
dc.date.issued2016-10-19-
dc.identifier.citationPrado, Solange Marilene Melchior do. Prova Brasil de língua portuguesa do 9° ano: concepção de linguagem e de reflexão linguística. 2016. 82 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7385-
dc.description.resumoApresenta-se pesquisa de mestrado cujo objetivo foi estudar a formulação dos enunciados (perguntas) da Prova Brasil de Língua Portuguesa, do 9º ano, do Ensino Fundamental da edição 2013. Para tanto, foram analisados os enunciados da referida prova, cujos resultados da análise indicam concepção de língua, de produção escrita e de leitura um tanto distantes do que é anunciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e mesmo nas diretrizes curriculares que seguem tais parâmetros. Trata-se de questões previamente direcionadas, porque seguem o estereótipo de múltipla escolha. Uma das etapas da pesquisa foi a aplicação da prova em duas escolas de Foz do Iguaçu, no Paraná, a alunos que iriam participar da edição da prova em 2015. As análises do material aplicado demonstram que os enunciados (perguntas) não contribuem para medir o grau de proficiência com relação a essa habilidade. Essa constatação ancora-se também na observação de que as perguntas são elaboradas sem a devida objetividade e, em consequência, suas prováveis respostas podem ser consideradas ambíguas. Seguiu-se, para a análise, a base teórica da Linguística Textual, conforme disseminação de estudos efetivada, aqui no Brasil, por Luiz Antônio Marcuschi e João Wanderley Geraldi, entre outros autores. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractPresents the research of master degree, which aimed to study the formulation of Prova Brasil statements (questions) of Portuguese Language, 9th grade, the 2013 edition. Therefore, the statements of such test have been analyzed and the results indicate conception of language, production writing and reading quite away, of what is advertised in the National Curriculum Parameters - PCNs (acronym in Portuguese) and even the curriculum guidelines that follow such parameters. It is about previously directed questions, because they follow the stereotype of multiple choice. Such test was applied in two schools in Foz do Iguaçu, Paraná state, to students who would participate in the test edition in 2015. The analysis of the applied material shows that the statements (questions) do not contribute to measure the level of proficiency in regard to this skill. This evidence is also based on the observation that the questions are elaborated without proper objectivity, and therefore, the likely responses may be considered ambiguous. It has followed theoretical basis of linguistics Textual, according to effective dissemination of studies, here in Brazil, by Luiz Antônio Marcuschi and João Wanderley Geraldi, among other authors. It is expected to contribute to the teaching of Portuguese language in primary education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-10-02T12:54:32Z No. of bitstreams: 1 Solange Marilene Melchior do Prado.pdf: 16593333 bytes, checksum: e7285fc089ea4b7c6be68f74bd246599 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T12:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Solange Marilene Melchior do Prado.pdf: 16593333 bytes, checksum: e7285fc089ea4b7c6be68f74bd246599 (MD5) Previous issue date: 2016-10-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLinguística Textuapor
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectEnunciadospor
dc.subjectProva Brasileng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectTexteng
dc.subjectTextual Linguisticseng
dc.subject.cnpqLINGUAGENS E LETRAMENTOSpor
dc.titleProva Brasil de língua portuguesa do 9° ano: concepção de linguagem e de reflexão linguísticapor
dc.title.alternativeProva Brazil test of Portuguese language in the 9th year: conception of language and linguistic reflectioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange Marilene Melchior do Prado.pdfARQUIVO COMPLETO16.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.