Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Gilma-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010811313264307por
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Camargo, Francielle Ghellere de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668043570705577por
dc.date.accessioned2024-08-22T13:56:27Z-
dc.date.issued2021-02-13-
dc.identifier.citationFernandes, Gilma. O curso de pedagogia da Unioeste-Foz do Iguaçu/PR - a formação da 1ª turma: concepção, perfil e a inserção profissional de egressa(o)s na rede pública de educação básica paranaense em 2019. 2021. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7349-
dc.description.resumoO objeto desta pesquisa é o levantamento do perfil de formada(o)s na primeira turma do curso de Pedagogia da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, bem como do percentual de egressa(o)s que atuavam na rede estadual de ensino no ano de 2019 no referido município, intencionando com este trabalho a obtenção de dados que demonstrem a relevância do Curso para a sociedade local e regional. Assim, para contextualizar o objeto desta pesquisa, apresenta-se a história, em sua gênese, da criação do Curso, amparando a reflexão do estudo nas premissas do materialismo histórico e dialético. Elabora-se a pesquisa bibliográfica e documental dos percursos da criação do curso, e por meio de questionário on-line, foi realizado o levantamento do perfil de egressa(o)s da primeira turma, quanto aos aspectos socioeconômicos, de formação continuada e atuação profissional. Utilizou-se também entrevista, por telefone e WhatsApp, para obtenção de dados a respeito do número de egressa(o)s das Instituições de Ensino Superior das quais são oriundas as pedagogas(o)s que compuseram o Quadro do Magistério da rede estadual no município de Foz do Iguaçu- PR, no ano de 2019, levantando-se o número de pedagoga(o)s formada(o)s na UNIOESTE - Campus Foz em relação ao número de pedagogas(o)s egressa(o)s de outras Instituições de Ensino Superior. Observa-se, por meio dos resultados obtidos, a relevância do curso de Pedagogia da Unioeste para a cidade de Foz do Iguaçu e região em seus 20 anos de existência (2000-2020). Os dados expressivos demonstraram a porcentagem relativa à esfera de atuação profissional de egressa(o)s da primeira turma de Pedagogia: 70% dos formados atuam na área da educação. Em relação as egressas(o)s que desempenhavam suas funções como pedagoga(o)s nas escolas estaduais no ano de 2019, considerando-se as 3 instituições com maiores percentuais alcançados: 36% são egressa(o)s da Unioeste; 19% são egressa(o)s do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas- UDC (instituição privada que oferta o curso de Pedagogia no município de Foz do Iguaçu) e 16% são egressa(o)s da Unioeste (universidade privada com sede no Estado de São Paulo). Se considerados apenas as instituições com sede em Foz do Iguaçu: 63% das pedagogas(o)s são egressa(o)s da Unioeste, 33% da UDC e 4% da Uniamérica. Os dados obtidos sinalizam que a formação acadêmica para atuação profissional de formados na Unioeste tem repercussão e contribuição social para o desenvolvimento educacional do município e região. O tripé que sustenta a universidade de ser pública, gratuita e de qualidade, e a investigação comprovam esta premissa, por meio de suas egressa(o)s e suas carreiras profissionais.por
dc.description.abstractThe object of this research is to survey the profile of students from the first class of the Pedagogy course at Unioeste, Foz do Iguaçu campus, as well as the percentage of graduates who worked in the state school system in 2019 in that municipality, intending with this work, to obtain data that demonstrate the relevance of the course for local and regional society. Thus, to contextualize the object of this research, the history, in its genesis, of the creation of the Pedagogy Course at Unioeste-Campus Foz do Iguaçu is presented, supporting the study's reflection on the premises of dialectical materialism. Bibliographic and documentary research was carried out on the creation of the Course, and through a questionnaire via a form, the survey of the profile of the students in their first class, regarding socioeconomic aspects, continuing education and professional performance. A questionnaire was also used, via telephone and WhatsApp, to obtain data on the number of graduates of the Higher Education institutions from which the pedagogues (the) who made up the Framework for Teaching of the state network in the municipality come from. de Foz do Iguaçu- PR, in 2019, relating the number of educators trained at UNIOESTE - Campus Foz in relation to the number of educators (e) graduates from the other higher education institutions. It was concluded, through the subsidies obtained (still in an incipient way) the relevance that has the 20 years of the Pedagogy Course for the city of Foz do Iguaçu and region, since the percentage related to the professional sphere of the graduates from the first Pedagogy class at Unioeste-Foz do Iguaçu, indicated that 70% work in the area of education. Regarding graduates who performed their functions as pedagogues in state schools in 2019, considering the 3 institutions with the highest percentages achieved: 36% are graduates of Unioeste; 19% are graduates from União Dinâmica de Faculdade Cataratas, a private institution that offers the Pedagogy course in the city of Foz do Iguaçu and 16% are graduates from Unoeste- private university based in the state of São Paulo. If only the institutions based in Foz do Iguaçu are considered: 63% of the educators (e) are graduates of Unioeste, 33% of UDC and 4% of Uniamérica. The data obtained point to academic training (public, free and of quality) for the professional performance of the graduates as a social contribution of Unioeste - Campus Foz for the educational development of the municipality and region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-08-22T13:56:27Z No. of bitstreams: 1 Gilma_Fernandes_2021.pdf: 1684654 bytes, checksum: 522c4e648b71bb12431a7ac2425e9445 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-22T13:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilma_Fernandes_2021.pdf: 1684654 bytes, checksum: 522c4e648b71bb12431a7ac2425e9445 (MD5) Previous issue date: 2021-02-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectUnioestepor
dc.subjectContribuição socialpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectUnioesteeng
dc.subjectSocial contributioneng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleO curso de pedagogia da Unioeste-Foz do Iguaçu/PR - a formação da 1ª turma: concepção, perfil e a inserção profissional de egressa(o)s na rede pública de educação básica paranaense em 2019 egressa(por
dc.title.alternativeThe pedagogy course at Unioeste-Foz do Iguaçu/PR - the formation of the 1st class: conception, profile and professional insertion of graduates in the public basic education network of Paraná in 2019eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilma_Fernandes_2021.pdfDocumento principal1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.