Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIladin, Ismael-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785254117162422por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee1Merino, Ximena Antonia Díaz-
dc.contributor.referee2Bini, Renan Paulo-
dc.date.accessioned2024-05-29T12:06:24Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.identifier.citationIladin, Ismael. Vozes artísticas das periferias na escola: vetores para a formação humana do aluno e para o desconfinamento das memórias silenciadas. 2024. 163 f. Dissertação(Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7228-
dc.description.resumoJessé Souza (2017), em sua obra A elite do atraso, advoga que discursos hegemônicos se originam no seio das classes médias e tolhem o imaginário social. Daí nasceram questionamentos para compreendermos o elo entre esse fenômeno e o ensino artístico-literário, a saber: qual é fator determinante para se eleger as expressões artísticas pautadas no processo de ensino? Que frutos podem ser colhidos ao trabalharmos o rap e o grafite de maneira intertextual e dialógica com as artes clássicas? Partindo dessas inquietações, procuramos articulá-las ao que atesta Boaventura de Souza Santos (2018) sobre o processo de apagamento cultural ao qual estariam inseridas as produções artísticas originárias das periferias. Objetivamos, por fim, implementar práticas didáticas relativas às artes periféricas com duas turmas do ensino médio, sob a égide do processo humanístico de que trata Antonio Candido (2004) ao articular arte, cultura e sociedade. O trabalho consistiu em promover etapas didáticas, nas quais as artes periféricas – especificamente o rap e o grafite – fossem apreciadas simultânea e dialeticamente com as artes canônicas. Para isso, as sugestões teóricas relativas à estética da recepção, sugeridas por Aguiar e Bordini (1993), serviram como nosso sustentáculo didático, cujo trunfo consistiu na recuperação das experiências pessoais como fator determinante para a salutar relação entre autor, texto e leitor. Com o presente trabalho, foi possível verificar que a fluidez e as adversidades oriundas do sistema tradicional de ensino são fatores determinantes para a aplicação desse tipo de prática, mas que não estancaram as práticas fruitivas e de produção das artes periféricas.por
dc.description.abstractJessé Souza (2017), in his work "A Elite do Atraso," argues that hegemonic discourses originate within the middle classes and stifle the social imagination. This led to inquiries into understanding the link between this phenomenon and artistic-literary education: what is the determining factor in choosing artistic expressions guided by the teaching process? What fruits can be reaped by working rap and graffiti in an intertextual and dialogic manner with classical arts? Starting from these concerns, we sought to articulate them with what Boaventura de Souza Santos (2018) attests regarding the cultural erasure process in which artistic productions originating from the peripheries are embedded. Our aim, ultimately, was to implement didactic practices related to peripheral arts with two high school classes, under the humanistic process as discussed by Antonio Candido (2004) in articulating art, culture, and society. The work involved promoting didactic stages in which peripheral arts—specifically rap and graffiti—were simultaneously and dialectically appreciated with canonical arts. To achieve this, theoretical suggestions regarding reception aesthetics, as proposed by Aguiar and Bordini (1993), served as our didactic foundation, whose strength lay in the recovery of personal experiences as a determining factor for the healthy relationship between author, text, and reader. With this project, it was possible to verify that the fluidity and challenges stemming from the traditional educational system are determining factors for implementing this type of practice but did not impede the fruitful practices and production of peripheral arts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-05-29T12:06:24Z No. of bitstreams: 1 Ismael Iladin.pdf: 1365568 bytes, checksum: fa45a1037ff016a108db8435a666c96b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T12:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ismael Iladin.pdf: 1365568 bytes, checksum: fa45a1037ff016a108db8435a666c96b (MD5) Previous issue date: 2024-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArtes clássicaspor
dc.subjectArtes periféricaspor
dc.subjectDiscurso hegemônicopor
dc.subjectGrafitepor
dc.subjectRappor
dc.subjectClassical artseng
dc.subjectGraffitieng
dc.subjectHegemonic discourseeng
dc.subjectPeripheral artseng
dc.subjectRapeng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleVozes artísticas das periferias na escola: vetores para a formação humana do aluno e para o desconfinamento das memórias silenciadaspor
dc.title.alternativeArtistic voices from the peripheries at school: vectors for student's human development and the unconfinenent of silenced memoriespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ismael Iladin.pdfArquivo completo1.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.