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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7221
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Na espera da reforma agrária, a conquista da escola: a escola de emergência no acampamento do MST em Querência do Norte [1989-1993] |
Autor: | Comilo, Maria Edi da Silva |
Primeiro orientador: | Bosi, Antonio de Pádua |
Primeiro coorientador: | Silva, Leonardo Barbosa e |
Primeiro membro da banca: | Antonio, Clésio Acilino |
Segundo membro da banca: | Coimbra, Camila Lima |
Terceiro membro da banca: | Amboni, Vanderlei |
Quarto membro da banca: | Souza, Aparecida Darc de |
Resumo: | Esta tese analisa a luta pela educação que se iniciou nos acampamentos do MST na região noroeste do Estado do Paraná. A terra cria uma identidade para homens e mulheres e um novo significado de luta, que é a batalha pela educação no espaço da busca pela terra. Nesta tese, nosso propósito é analisar a escola pública que emerge no acampamento do MST, em Querência do Norte, denominada de Escola de Emergência nos anos de 1980 a 1990, para conhecer as práticas educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e os significados para a construção de um projeto de educação que priorize, em seu trabalho, a formação da consciência social e política, sendo que esta perpassa o trabalho escolar. É de suma importância compreender a organização da escola e como ela é forjada no sistema capitalista, uma vez que não aceita as formas de organizações presentes no MST. Identificamos como a prática do trabalho educativo se constitui, à medida que se inscreve na articulação das tensões entre o MST e o estado. Desenvolvemos uma interlocução que discute a temática, por meio da qual analisamos as escolas de emergências. O estudo está engendrado nas articulações com as memórias dos sujeitos históricos que participaram dessas experiências tecidas nas lutas por escolas públicas que garantem a política de Educação nas escolas de emergências nos acampamentos. Para esse fim, analisamos a documentação do MST relativa às escolas e a documentação oficial que autorizou o município a criar as escolas no acampamento. Além das fontes primárias, foram realizadas entrevistas orais com educadores, educandos, pais e membros da comunidade que hoje estão assentadas. Neste seguimento, recuperar-se-á o processo histórico por meio da história oral, memórias dos acampamentos, a construção e a organização das escolas e o processo de formação pedagógica para a educação dos acampados. |
Abstract: | This analysis the struggle for education that begins in the MST camps in the northwest region of the State of Paraná. The land creates a new identity for men and women and a new meaning of struggle, which is the struggle for education in the space of the struggle for land. In this thesis, our purpose is to analyze a public school that emerges in the MST camp, in Querência do Norte, called Emergency Schools, from 1988 to 1993, to learn about the educational practices of the Landless Rural Workers Movement, and the meanings for the construction of an education project, which prioritizes in its work the formation of social and political awareness, which permeates school work. For an analysis of the educational practices of the MST in the camps, it comprises an organization of the school and how it is forged in the capitalist system that does not accept the forms of associations present in the MST. We identified how the practice of educational work is constituted, as it is inscribed in the articulation of tensions between the MST and the state. We developed an interlocution that discusses the theme, through which we analyze emergency schools. The study is linked in conjunction with the historical scenario of the experiences woven in the struggles for public policies that guarantee the policy of Education in and in the Field. To that end, we analyzed the MST Documents, relating to schools, and the official documents that authorized the municipality to create schools in the camp. In addition to primary sources, oral statements were made with educators, students, parents and community members who are now settled. In this process, the historical process will be recovered through oral history, memories of the camps, the construction and organization of schools and the process of pedagogical training for the education of the campers. |
Keywords: | MST Ocupação Acampamento Escolas de emergência |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | COMILO, Maria Edi da Silva. Na espera da reforma agrária, a conquista da escola: a escola de emergência no acampamento do MST em Querência do Norte [1989-1993]. 2023. 245 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7221 |
Issue Date: | 28-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em História (MCR) |
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