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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7203
Tipo do documento: Tese
Title: Para além da morte de Deus e de suas sombras, ou Nietzsche e a questão do ateísmo
Other Titles: Beyond the death of God and his shadows, or Nietzsche and the question of atheism
Autor: Catafesta, Leonardo Augusto 
Primeiro orientador: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Primeiro membro da banca: Barros, Fernando Ribeiro de Moraes
Segundo membro da banca: Martines, Paulo Ricardo
Terceiro membro da banca: Paschoal, Antonio Edmilson
Quarto membro da banca: Spica, Marciano Adilio
Resumo: Qual a importância de discutir filosoficamente o ateísmo a partir dos escritos de Nietzsche? É correto caracterizar a filosofia de Nietzsche enquanto ateísta? Célebre por ser o anunciador da morte de deus e um severo crítico da religião cristã, por que Nietzsche também critica os ateus de sua época? E, ainda, qual o significado da possibilidade, levantada em Assim falava Zaratustra, da crença em um deus que soubesse dançar? Questões tratadas no presente estudo a partir do exame de todo o percurso reflexivo do filósofo, da aurora ao crepúsculo, para, assim, compreender como o tema emerge e se desenvolve no interior da obra do autor. O primeiro capítulo aborda o período pré-filosófico de Nietzsche, com ênfase na instrução religiosa de sua infância, na formação filológica de sua juventude, até o seu interesse derradeiro pela filosofa. O capítulo seguinte foca nos primeiros textos filosóficos de Nietzsche e o seu enaltecimento do politeísmo grego enquanto uma manifestação religiosa que, através do influxo artístico, propicia a afirmação da existência em todos seus aspectos. Fatores que levam o filósofo a criticar tanto a religiosidade como a cientificidade de sua época. O terceiro capítulo atravessa os escritos intermediários de Nietzsche com o propósito de evidenciar seus ataques ao deus ecumênico de cunho cristão, assim como os preceitos relativos tanto à sua doutrina, como à sua prática. Para o filósofo alemão, é necessário romper o elo que liga o homem e sua finitude com o deus eterno e transcendente. Eis que emerge o anúncio da morte de deus, com o propósito de inserir o humano em outra concepção e relação com a existência. O deicídio leva Nietzsche a dialogar com os ateus de sua época, com o propósito de denunciar que eles perpetuam concepções e valores oriundos da antiga divindade, ou seja, atuam como sombras de deus, e continuam, desse modo, a conservar, estreitar e cristalizar a dinâmica vital. O quarto capítulo expõe a radicalização da crítica nietzschiana, em seus escritos finais, ao deus cristão e sua inerente relação com o âmbito moral. Acompanhar o teor crítico tal como emerge nesses textos é fundamental para compreender como Nietzsche filosoficamente abate os princípios do monoteísmo, assim como seus rebentos, suas sombras, que permanecem no horizonte humano por meio dos imperativos morais e da crença na verdade. O último capítulo trata da imagem da dança do deus através do qual Nietzsche, por meio de Zaratustra, abre a possibilidade de acreditar enquanto a superação do monoteísmo cristão e de suas sombras, pois a imagem do deus dançarino exprime e afirma, a partir da força e da flexibilidade, a dinâmica vital enquanto processo de destruição e criação contínuas.
Abstract: What is the importance of philosophically discussing atheism based on Nietzsche's writings? Is it correct to characterize Nietzsche's philosophy as atheistic? Renowned for being the herald of the death of God and a severe critic of Christianity, why does Nietzsche also criticize the atheists of his time? Furthermore, what is the significance of the possibility, raised in Thus Spoke Zarathustra, of believing in a God who knows how to dance? These questions are addressed in the present study through an examination of the philosopher's entire reflective journey, from dawn to dusk, to understand how the theme emerges and develops within the author's work. The first chapter explores Nietzsche's pre-philosophical period, with an emphasis on his religious upbringing, philological education in his youth, and his ultimate interest in philosophy. The following chapter focuses on Nietzsche's early philosophical texts and his exaltation of Greek polytheism as a religious manifestation that, through artistic influence, promotes the affirmation of existence in all its aspects. These factors lead the philosopher to criticize both the religiosity and scientism of his time. The third chapter delves into Nietzsche's intermediate writings to highlight his attacks on the ecumenical Christian God, as well as the principles related to both its doctrine and practice. For the German philosopher, it is necessary to break the bond that connects man and his finitude with the eternal and transcendent God. Thus, the announcement of the death of God emerges with the purpose of inserting humanity into another conception and relationship with existence. Deicide leads Nietzsche to engage with the atheists of his time, aiming to expose that they perpetuate concepts and values derived from the ancient divinity, acting as shadows of God, and thus, continuing to preserve, tighten, and crystallize the vital dynamics. The fourth chapter exposes the radicalization of Nietzsche's criticism in his final writings towards the Christian God and its inherent relationship with the moral sphere. Understanding the critical content as it emerges in these texts is essential to comprehend how Nietzsche philosophically dismantles the principles of monotheism, as well as its offspring and shadows that persist in the human horizon through moral imperatives and belief in truth. The last chapter deals with the image of the dancing God through which Nietzsche, via Zarathustra, opens the possibility of belief as the overcoming of Christian monotheism and its shadows. The image of the dancing God expresses and affirms, through strength and flexibility, the vital dynamics as a continuous process of destruction and creation.
Keywords: Ateísmo
Morte de Deus
Sombras de Deus
Cristianismo
Nietzsche
Atheism
Death of God
Shadows of God
Christianity.
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: CATAFESTA, Leonardo Augusto. Para além da morte de Deus e de suas sombras, ou Nietzsche e a questão do ateísmo. 2024. 209 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7203
Issue Date: 7-Feb-2024
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

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