Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCatafesta, Leonardo Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437082088385344por
dc.contributor.advisor1Frezzatti Junior, Wilson Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014241381410099por
dc.contributor.referee1Barros, Fernando Ribeiro de Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6414803495357533por
dc.contributor.referee2Martines, Paulo Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6842263032845173por
dc.contributor.referee3Paschoal, Antonio Edmilson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158461643798918por
dc.contributor.referee4Spica, Marciano Adilio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7589108445201141por
dc.date.accessioned2024-05-15T16:54:25Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationCATAFESTA, Leonardo Augusto. Para além da morte de Deus e de suas sombras, ou Nietzsche e a questão do ateísmo. 2024. 209 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7203-
dc.description.resumoQual a importância de discutir filosoficamente o ateísmo a partir dos escritos de Nietzsche? É correto caracterizar a filosofia de Nietzsche enquanto ateísta? Célebre por ser o anunciador da morte de deus e um severo crítico da religião cristã, por que Nietzsche também critica os ateus de sua época? E, ainda, qual o significado da possibilidade, levantada em Assim falava Zaratustra, da crença em um deus que soubesse dançar? Questões tratadas no presente estudo a partir do exame de todo o percurso reflexivo do filósofo, da aurora ao crepúsculo, para, assim, compreender como o tema emerge e se desenvolve no interior da obra do autor. O primeiro capítulo aborda o período pré-filosófico de Nietzsche, com ênfase na instrução religiosa de sua infância, na formação filológica de sua juventude, até o seu interesse derradeiro pela filosofa. O capítulo seguinte foca nos primeiros textos filosóficos de Nietzsche e o seu enaltecimento do politeísmo grego enquanto uma manifestação religiosa que, através do influxo artístico, propicia a afirmação da existência em todos seus aspectos. Fatores que levam o filósofo a criticar tanto a religiosidade como a cientificidade de sua época. O terceiro capítulo atravessa os escritos intermediários de Nietzsche com o propósito de evidenciar seus ataques ao deus ecumênico de cunho cristão, assim como os preceitos relativos tanto à sua doutrina, como à sua prática. Para o filósofo alemão, é necessário romper o elo que liga o homem e sua finitude com o deus eterno e transcendente. Eis que emerge o anúncio da morte de deus, com o propósito de inserir o humano em outra concepção e relação com a existência. O deicídio leva Nietzsche a dialogar com os ateus de sua época, com o propósito de denunciar que eles perpetuam concepções e valores oriundos da antiga divindade, ou seja, atuam como sombras de deus, e continuam, desse modo, a conservar, estreitar e cristalizar a dinâmica vital. O quarto capítulo expõe a radicalização da crítica nietzschiana, em seus escritos finais, ao deus cristão e sua inerente relação com o âmbito moral. Acompanhar o teor crítico tal como emerge nesses textos é fundamental para compreender como Nietzsche filosoficamente abate os princípios do monoteísmo, assim como seus rebentos, suas sombras, que permanecem no horizonte humano por meio dos imperativos morais e da crença na verdade. O último capítulo trata da imagem da dança do deus através do qual Nietzsche, por meio de Zaratustra, abre a possibilidade de acreditar enquanto a superação do monoteísmo cristão e de suas sombras, pois a imagem do deus dançarino exprime e afirma, a partir da força e da flexibilidade, a dinâmica vital enquanto processo de destruição e criação contínuas.por
dc.description.abstractWhat is the importance of philosophically discussing atheism based on Nietzsche's writings? Is it correct to characterize Nietzsche's philosophy as atheistic? Renowned for being the herald of the death of God and a severe critic of Christianity, why does Nietzsche also criticize the atheists of his time? Furthermore, what is the significance of the possibility, raised in Thus Spoke Zarathustra, of believing in a God who knows how to dance? These questions are addressed in the present study through an examination of the philosopher's entire reflective journey, from dawn to dusk, to understand how the theme emerges and develops within the author's work. The first chapter explores Nietzsche's pre-philosophical period, with an emphasis on his religious upbringing, philological education in his youth, and his ultimate interest in philosophy. The following chapter focuses on Nietzsche's early philosophical texts and his exaltation of Greek polytheism as a religious manifestation that, through artistic influence, promotes the affirmation of existence in all its aspects. These factors lead the philosopher to criticize both the religiosity and scientism of his time. The third chapter delves into Nietzsche's intermediate writings to highlight his attacks on the ecumenical Christian God, as well as the principles related to both its doctrine and practice. For the German philosopher, it is necessary to break the bond that connects man and his finitude with the eternal and transcendent God. Thus, the announcement of the death of God emerges with the purpose of inserting humanity into another conception and relationship with existence. Deicide leads Nietzsche to engage with the atheists of his time, aiming to expose that they perpetuate concepts and values derived from the ancient divinity, acting as shadows of God, and thus, continuing to preserve, tighten, and crystallize the vital dynamics. The fourth chapter exposes the radicalization of Nietzsche's criticism in his final writings towards the Christian God and its inherent relationship with the moral sphere. Understanding the critical content as it emerges in these texts is essential to comprehend how Nietzsche philosophically dismantles the principles of monotheism, as well as its offspring and shadows that persist in the human horizon through moral imperatives and belief in truth. The last chapter deals with the image of the dancing God through which Nietzsche, via Zarathustra, opens the possibility of belief as the overcoming of Christian monotheism and its shadows. The image of the dancing God expresses and affirms, through strength and flexibility, the vital dynamics as a continuous process of destruction and creation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2024-05-15T16:54:24Z No. of bitstreams: 1 Leonardo_Catafesta_2024.pdf: 1930263 bytes, checksum: ac40158c5cd254e9bea2af5821a26431 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-15T16:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo_Catafesta_2024.pdf: 1930263 bytes, checksum: ac40158c5cd254e9bea2af5821a26431 (MD5) Previous issue date: 2024-02-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAteísmopor
dc.subjectMorte de Deuspor
dc.subjectSombras de Deuspor
dc.subjectCristianismopor
dc.subjectNietzscheeng
dc.subjectAtheismeng
dc.subjectDeath of Godeng
dc.subjectShadows of Godeng
dc.subjectChristianity.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titlePara além da morte de Deus e de suas sombras, ou Nietzsche e a questão do ateísmopor
dc.title.alternativeBeyond the death of God and his shadows, or Nietzsche and the question of atheismeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo_Catafesta_2024.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.