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Tipo do documento: Dissertação
Title: O protocolo de avaliação rápida de rios como instrumento de Educação Ambiental: experiências na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, Maripá, Pr
Autor: Jung, Mariza Martins de Jesus 
Primeiro orientador: Fernandez, Oscar Vicente Quinonez
Primeiro membro da banca: Fernandez, Oscar Vicente Quinonez
Segundo membro da banca: Pires, Mateus Marchesan
Terceiro membro da banca: Guimarães, Ariane
Resumo: O protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) é um instrumento de educação ambiental que pode ser disponibilizado para estudantes com a finalidade de despertar as curiosidades relacionadas aos ambientes e práticas sustentáveis visando à iniciação científica. Esse trabalho teve por objetivos de estudo: Avaliar o PAR como instrumento de educação ambiental no ensino básico, diagnosticar a percepção dos alunos do 5° ano “C” sobre as questões ambientais. Incentivar a formação de uma consciência ambiental nos alunos do ensino básico anos iniciais da Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli. Definir três trechos de córregos ao redor da cidade e acompanhar vinte estudantes do 5° ano na aplicação do protocolo de avaliação rápida de rios e identificar as condições ambientais dos córregos na área urbana de Maripá. A metodologia da pesquisa ação envolveu a comunidade escolar: professores, alunos, pais e voluntários. No fluxograma foram citadas etapas que foram desenvolvidas: levantamento bibliográfico sobre educação ambiental e estudos sobre a aplicação do protocolo de avaliação rápida de rios como instrumento de educação ambiental, produção de material didático, planejamento de aulas e atividades de campo. Avaliação da percepção ambiental dos alunos no começo do projeto. Realização de aulas formadoras com a turma. Aplicação do protocolo de avaliação rápida de rios (Guimarães et al. 2012). Avaliação da percepção ambiental no fim do projeto. Realização da feira de boas práticas com a turma e convidados. Integração e análise dos dados. Além disso, depoimentos das pessoas que participaram desse seminário de apresentação de trabalho referente aos recursos hídricos.
Abstract: The rapid river assessment protocol (PAR) is an environmental education instrument that can be made available to students with the purpose of awakening curiosities related to environments and sustainable practices aimed at scientific initiation. This work had the following study objectives: Evaluate PAR as an environmental education instrument in basic education, diagnose the perception of 5th year “C” students on environmental issues. Encourage the formation of environmental awareness in primary school students at School Municipal Professor Leopoldo Kuroli. Define three stretches of streams around the city and accompany twenty 5th year students in applying the rapid river assessment protocol and identifying the environmental conditions of streams in the urban area of Maripá. The action research methodology involved the school community: teachers, students, parents and volunteers. The flowchart mentioned steps that were developed: bibliographical survey on environmental education and studies on the application of the rapid river assessment protocol as an environmental education instrument, production of teaching material, lesson planning and field activities. Assessment of students' environmental perception at the beginning of the project. Conducting training classes with the class. Application of the rapid river assessment protocol (Guimarães et al. 2012). Assessment of environmental perception at the end of the project. Holding a best practices fair with the class and guests. Data integration and analysis. In addition, testimonials from people who participated in this work presentation seminar related to water resources.
Keywords: Educação ambiental
Avaliação de rios
Água doce
Monitoramento ambiental
Recurso hídrico
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: JUNG, Mariza Martins de Jesus. O protocolo de avaliação rápida de rios como instrumento de Educação Ambiental: experiências na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, Maripá, PR. 2024. 183f. Dissertação ( Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7177
Issue Date: 23-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

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