Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTieppo, Sandra Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1266998497598838por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Clelia Maria Ignatiu-
dc.contributor.advisor-co1Zanella, Marli Schmitt-
dc.contributor.referee1Ferreira, Veronica Gitirana Gomes-
dc.contributor.referee2Teles, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.referee3Rezende, Veridiana-
dc.contributor.referee4Barros, Rui Marcos de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-18T17:00:56Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationTieppo, Sandra Maria. Panorama das situações relacionadas à função afim em teses e dissertações brasileiras. 2024. 231 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7158-
dc.description.resumoConhecer a tipologia de situações relacionadas à função afim, os contextos em que se situam as principais variáveis didáticas presentes, as diversas maneiras de apresentação de seus enunciados e as diferentes abordagens metodológicas indicadas, pode favorecer a determinação de um conjunto de situações que possibilite a construção deste conceito matemático pelos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar situações relacionadas à função afim presentes em dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras, utilizando, como referencial teórico, a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. A investigação, de natureza teórica e documental, avaliou todos os documentos disponíveis na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações, dos quais 479 dissertações e 109 teses atendiam aos critérios de busca definidos. O critério de seleção exigiu que as situações pertencessem a sequências didáticas desenvolvidas em sala de aula, refletindo contextos cotidianos além da Matemática. O corpus final foi composto por 66 documentos, sendo 63 dissertações e 3 teses, provenientes de programas de pós-graduação nacionais defendidas entre 2007 e 2022. As pesquisas foram categorizadas em focos temáticos, sendo predominante o interesse dos pesquisadores pela investigação de propostas metodológicas para favorecer a construção e consolidação do conceito de função afim e suas aplicações. A distribuição regional evidenciou maior concentração de estudos nas regiões sul e sudeste do Brasil. Foram analisadas e categorizadas 1.140 situações à luz da Teoria dos Campos Conceituais e, no que se refere à tipologia das situações, constatou-se a presença de doze classes distintas, com primazia absoluta das classes de proporção simples e composição de medidas (estrutura mista) e proporção simples (estrutura multiplicativa). Identificou-se, ademais, a presença de situações em que uma estrutura está duplicada, como: dupla proporção simples e dupla composição de medidas; proporção simples e dupla composição de medidas, proporção simples e dupla composição de medidas (estrutura mista); dupla proporção simples e proporção simples e comparação multiplicativa (estrutura multiplicativa). Além disso, as situações pertencentes às classes de estruturas multiplicativas produto de medidas, função bilinear e proporção múltipla são incompatíveis com as funções afim e linear. Logo, foram identificadas as seguintes variáveis didáticas das situações: sua tipologia, a apresentação dos enunciados e o conjunto numérico utilizado nos dados. O valor predominante da variável apresentação do enunciado é a linguagem natural embora também tenham sido observados gráficos e tabelas. Para a variável conjunto numérico, o dos números naturais foi o mais comum e, para a variável contexto, o de custo de produtos e serviços foi o mais frequente. Esses resultados oferecem contribuições para educadores e pesquisadores, destacando a diversidade de estruturas de cálculo relacionais, variáveis didáticas e abordagens metodológicas para contribuir com a ação docente na construção e consolidação deste conceito pelos estudantes.por
dc.description.abstractKnowing the typology of situations related to the affine function, the contexts in which they are located, the main didactic variables present, the several ways of presenting their statements and the different methodological approaches indicated, can favor the determination of a set of situations that enable the construction of this mathematical concept by students. Therefore, the overall objective of this research was to analyze situations related to the affine function present in Brazilian master's dissertations and doctoral theses, using Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields as a theoretical framework. The investigation, of theoretical and documentary nature, evaluated all the available documents in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the Catalog of Theses and Dissertations, of which 479 dissertations and 109 theses met the defined search criteria. The selection criterion required that the situations belonged to didactic sequences developed in the classroom, reflecting everyday contexts beyond Mathematics. The final corpus consisted of sixty-six documents, sixty-three dissertations and three theses, from national postgraduate programs defended between 2007 and 2022. The research was categorized into thematic focuses, predominating the researchers' interest in the investigation of methodological proposals to favor the construction and consolidation of the concept of affine function and its applications. The regional distribution shows a greater concentration of studies in the southern and southeastern regions of Brazil. There were analyzed and categorized 1,140 situations considering the Theory of Conceptual Fields and, regarding the typology of situations, the presence of twelve distinct classes was found, with absolute primacy of classes of simple proportion and composition of measures (mixed structure) and simple proportion (multiplicative structure). It was also identified the presence of situations in which a structure is duplicated, such as: double simple proportion and double composition of measures; simple proportion and double composition of measures; simple proportion and double transformation of measures (mixed structure); double simple proportion; simple proportion and multiplicative comparison (multiplicative structure). It was shown that situations belonging to the classes of multiplicative structures product of measures, bilinear function and multiple proportion are incompatible with affine and linear functions. The following didactic variables of the situations were identified: their typology, the presentation of the statements and the numerical set used in the data. The predominant value of the statement presentation variable is natural language, although graphs and tables were also observed. For the numerical set variable, the natural numbers are the most common, and for the context variable, the cost of products and services is the most frequent. These results offer contributions to educators and researchers, highlighting the diversity of relational calculation structures, didactic variables, and methodological approaches to contribute to teaching action in the construction and consolidation of this concept by students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-04-18T17:00:56Z No. of bitstreams: 1 Sandra Maria Tieppo.pdf: 7024595 bytes, checksum: 7319d79194067b46367f0ea3a63e698a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-18T17:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Maria Tieppo.pdf: 7024595 bytes, checksum: 7319d79194067b46367f0ea3a63e698a (MD5) Previous issue date: 2024-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFunção afimpor
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispor
dc.subjectDissertações e teses brasileiraspor
dc.subjectProblemas mistospor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAffine functioneng
dc.subjectTheory of Conceptual Fieldseng
dc.subjectBrazilian dissertations and theseseng
dc.subjectMixed problemseng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO MATEMATICApor
dc.titlePanorama das situações relacionadas à função afim em teses e dissertações brasileiraspor
dc.title.alternativePanorama das situações relacionadas à função afim em teses e dissertações brasileiraseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Maria Tieppo.pdfArquivo completo6.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.