Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Osnir Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785512949296700por
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Moisés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997505047387469por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Ivonete-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247270502328611por
dc.contributor.referee1Stein, Marcos Nestor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960631928323330por
dc.contributor.referee2Oliveira, Paulo Roberto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6245906209431146por
dc.contributor.referee3Kramer, Méri Frotscher-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119252241515525por
dc.contributor.referee4Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273por
dc.date.accessioned2024-03-20T00:36:47Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Osnir Pereira. Entre os muros da escola pública:relações entre reprovações escolares e formação de identidades na educação básica em Marechal Cândido Rondon-PR. 2023. 313 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7092-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por finalidade investigar, a partir da narrativa de alunos dos colégios estaduais do município de Marechal Cândido Rondon-PR., que viveram reprovações escolares durante a educação básica, as possíveis influências dessas experiências para formação de suas identidades. Dentre os fatores que motivaram a iniciativa encontra-se a constatação do número substancial de pesquisas relacionadas às condições de realização do trabalho docente, em particular sobre as relações de ensino e aprendizagem, em contraste com o reduzido número de trabalhos encontrados sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos, que representam um dos polos dessa interação. Mantendo em perspectiva as categorias Experiência, Identidade e Subjetividade, a atenção foi direcionada para as consequências das reprovações escolares frente as relações intersubjetivas, indagando sobre possíveis rotulações e situações de preconceito associadas ao fracasso escolar, seus impactos sobre o sentimento de pertencimento, e para os processos de identificação envolvidos na instituição das identidades. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada sob o estatuto da História do Tempo Presente, mediante critérios metodológicos da História Oral, para obter, por meio de entrevistas temáticas, narrativas que permitissem compreender, a partir do olhar dos sujeitos e de suas próprias interpretações, suas trajetórias de escolarização, e suas estratégias de enfrentamento às circunstâncias, bem como as repercussões destas para as relações sociais estabelecidas para além dos muros das instituições de ensino.por
dc.description.abstractThe study investigates possible influences on the formation of students’ identities based on the narratives of some students from public state schools in the town of Marechal Cândido Rondon -PR, who experienced school failures over their basic education. One of the main motivations for the research was that there is a substantial number of studies on the conditions in which teachers work, especially on teaching and learning, in contrast to the small number of studies on the difficulties faced by students, who represent one of the poles of this interaction. Keeping the conceptual categories of Experience, Identity and Subjectivity in mind, we turn my attention on the consequences of school failures over intersubjective relationships, questioning how labelling and prejudice could be associated with school failure and the impact of such on students’ sense of belonging, as well as the identification processes involved in establishing identities. This qualitative research belongs to the field of the History of the Present and is based on the techniques of Oral History. So thematic interviews were conducted with students resulting in narratives that allow us to understand, from their own perspective, their trajectories all over their schooling time, and the strategies they adopted in coping with the circumstances, as well as the repercussions of their experiences for social relationships established beyond the school gates.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2024-03-20T00:36:47Z No. of bitstreams: 1 Osnir_Barbosa_2023.pdf: 2018980 bytes, checksum: acdab6f2e56bd54f53c12c402a278ab5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-20T00:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Osnir_Barbosa_2023.pdf: 2018980 bytes, checksum: acdab6f2e56bd54f53c12c402a278ab5 (MD5) Previous issue date: 2023-10-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectNarrativa biográficapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleEntre os muros da escola pública:relações entre reprovações escolares e formação de identidades na educação básica em Marechal Cândido Rondon-PRpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Doutorado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Osnir_Barbosa_2023.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.