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Tipo do documento: Dissertação
Title: Licenciatura em Geografia na Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon-PR: história do curso de Formação de Professores e destino dos egressos entre 2000 a 2018
Autor: Barbosa, Rosângela Aparecida Jacoby 
Primeiro orientador: Cunha, José Edézio da
Primeiro coorientador: Dias, Edson dos Santos
Primeiro membro da banca: Cunha, José Edézio da
Segundo membro da banca: Dias, Edson dos Santos
Terceiro membro da banca: Pires, Mateus Marchesan
Quarto membro da banca: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Resumo: O início do processo de formação dos professores de Geografia no Brasil surge no contexto da criação das Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) no País, em 1934. Porém, a legislação vigente em cada período aponta mudanças para a demanda de profissionais licenciados na disciplina, ampliando a procura pelo curso superior. Baseado nesta demanda, em 1997, foi implantado o curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, para suprir a necessidade das escolas por profissionais formados nesta disciplina. Desta forma, no período pós LDB 9394/96, os cursos de licenciatura envolvidos com a formação inicial de professores, se empenham em formar docentes críticos, capazes de desenvolver futuramente sua profissão de forma autônoma para todos os níveis de ensino, com maior demanda no ensino básico. Nesse contexto, como objetivo da presente pesquisa, buscou-se caracterizar a situação dos egressos a partir da aplicação de questionários para levantar dados relativos a informações como: gênero, atuação ou não na Rede de educação básica, na área da Geografia, ano de conclusão do curso, se atuam ou não no município de residência, onde estão atualmente, qual o nível de formação a que chegaram os respondentes. Para compreender a importância da universidade no processo de formação, resgatou-se a história da implementação do Curso de Geografia na UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon, a partir da consulta a documentos e entrevistas com professores envolvidos diretamente nessa implementação. Foram entrevistados oito docentes universitários para conhecimento de fatos sobre a criação do curso e de mudanças curriculares ocorridas ao longo de sua existência. As entrevistas foram realizadas pela Plataforma Google Meet e por contribuições por escrito, via endereço eletrônico. Sobre os egressos, ao levar em consideração que a Unioeste há mais de duas décadas forma docentes da área de Geografia e devido às condições atuais de exercício do magistério, buscou-se analisar se estes licenciados estão, de fato, exercendo a profissão como professores da disciplina na educação básica. O principal recurso metodológico dessa pesquisa foi a aplicação de questionário enviado aos egressos do período de interesse via Internet, pelo sistema Google Formulários. Entre os egressos localizados, 176 licenciados responderam, e nove foram também entrevistados a fim de complementar algumas informações. O questionário foi distribuído apenas para os egressos que concluíram o curso de licenciatura em Geografia pela Unioeste em Marechal Cândido Rondon até o ano de 2018. Como resultado, o estudo permite identificar quantos egressos, dentre os respondentes, estão atuando na rede de ensino, como professores de Geografia ou em outras áreas, onde estão atualmente e qual a participação da universidade na formação dos professores de Geografia em questão.
Abstract: The beginning of the process of training Geography teachers in Brazil arises in the context of the creation of the Faculties of Philosophy, Letters and Human Sciences (FFLCH - USP) in the country, in 1934. However, the legislation in force in each period points to changes in the demand for graduates in the discipline, expanding the search for higher education. Based on this demand, in 1997, the Degree in Geography at the State University of West Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, to meet the need of schools for professionals trained in this discipline. Thus, in the period after of the LDB 939/94, the licentiate courses involved with the initial training of teachers strive to train critical teachers, capable of developing their profession autonomously in the future for all levels of education, with greater demand in basic education. In this context, as the objective presents research, sought to characterize the situation of graduates from the application of questionnaires to collect data related to information such as: gender, performance or in the basic education network in the area of Geography, conclusion of the course, if located or not in the municipality of training, where they are currently, what level of training did the respondents reach. In order to understand the importance of the university in the training process, the history of the implementation of the Geography Course at UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon, was rescued from documents and interviews with professors directly involved in this implementation. There were eight university professors for knowledge of facts about the creation of the course of courses that took place throughout its existence. The interviews were carried out by the Google Meet Platform and by written contributions, via email. About the graduates, taking into account that Unioeste has been training teachers in the area of Geography for more than two decades and due to the current conditions of teaching, we sought to analyze whether these graduates are, in fact, exercising the profession as teachers of the discipline in basic education. The main methodological resource of this research was the application of a questionnaire sent to graduates of the period of interest via the Internet, through the Google Forms system. Among the graduates located, 176 graduates responded, and nine were also interviewed in order to complement some information. The questionnaire was distributed only to graduates who completed the degree in Geography at Unioeste in Marechal Cândido Rondon until the year 2018. As a result, the study allows us to identify how many graduates, among the respondents, are working in the education area, as Geography teachers or in other areas, where they are currently and what is the university's participation in the formation of the geography teachers in question.
Keywords: Geografia
Universidade pública
Formação de professores
Educação básica
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: BARBOSA, Rosângela Aparecida Jacoby. Licenciatura em Geografia na Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon-PR: história do curso de Formação de Professores e destino dos egressos entre 2000 a 2018. 2022. 243 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7044
Issue Date: 26-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

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