Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargo, Marta Richciki-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0296848345470820por
dc.contributor.advisor1Schröder, Luciane Thomé-
dc.contributor.referee1Schröder, Luciane Thomé-
dc.contributor.referee2França, Juliana de Sá-
dc.contributor.referee3Lemos, Marilene Aparecida-
dc.date.accessioned2024-02-19T17:34:31Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationCamargo, Marta Richciki. O lugar delas é onde elas quiserem(!?): a materialidade fílmica como prática pedagógica. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7022-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo tecer considerações sobre temas afetos à mulher e discursividades referentes às posições-sujeito definidas para ela numa materialidade fílmica. Sabe-se que as obras cinematográficas são comumente utilizadas no ambiente escolar como instrumentos pedagógicos, por isso tornam-se um objeto pertinente a questionamentos. Neste trabalho, a análise volta-se ao filme infantil Os Croods (2013), especificamente a alguns personagens — a mãe (Ugga), a filha mais velha (Eep), a avó e o pai (Grug). O conjunto de reflexões provocadas pelo corpus fala sobre a presença de um discurso patriarcal que atravessa as/os cenas/enunciados e requer atenção, dado que se trata de um material voltado às crianças, no caso, sujeitos em fase de constituição de padrões de comportamento. Nesse sentido, a pesquisa intenciona a promoção de uma educação menos discriminatória e mais emancipadora no ambiente escolar. A Análise de Discurso, ao ser mobilizada, pode contribuir para a mediação do trabalho com leitura em sala de aula a partir da análise de filmes, promovendo, assim, diálogos emergentes por meio de práticas pedagógicas voltadas ao exercício da leitura sob um viés discursivo. Como resultado, propõe-se um encaminhamento de leitura voltado aos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental II.por
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo tejer consideraciones acerca de temas que afectan a la mujer y discursividades referentes a las posiciones-sujeto definidas para ella en una materialidad fílmica. Se sabe que las obras cinematográficas son comúnmente utilizadas en el ámbito escolar como instrumentos pedagógicos, por lo tanto se convierten en un objeto relevante para los cuestionamentos. En este trabajo, el análisis se centra en la película infantil Os Croods (2013), específicamente en algunos personajes — la madre (Ugga), la hija mayor (Eep), la abuela y el padre (Grug). El compendio de reflexiones obtenido por el corpus dialoga sobre la presencia de un discurso patriarcal que atraviesa las/los escenas/enunciados y que requiere atención, dado que se trata de un material dirigido a niños, en este caso, sujetos en proceso de constitución de patrones de comportamiento. En ese sentido, la investigación intenciona la promoción de una educación menos discriminatoria y más emancipadora en el ámbito escolar. El Análisis del Discurso, al ser movilizada, puede contribuir para la mediación del trabajo con la lectura en el aula a partir de los análisis de películas, promoviendo, así, diálogos emergentes por medio de prácticas pedagógicas dirigidas al ejercicio de la lectura bajo un estudio discursivo. Como resultado, se propone un encaminamiento de lectura dirigido a estudiantes del 7º año de la Enseñanza Fundamental II.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-02-19T17:34:31Z No. of bitstreams: 1 Marta Richciki Camargo.pdf: 942472 bytes, checksum: 4d18b710e3c4736043aa1d42a4db1951 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-19T17:34:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marta Richciki Camargo.pdf: 942472 bytes, checksum: 4d18b710e3c4736043aa1d42a4db1951 (MD5) Previous issue date: 2023-10-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectCinespa
dc.subjectMujerspa
dc.subjectEnseñanzaspa
dc.subjectLecturaspa
dc.subjectPráctica pedagógicaspa
dc.subject.cnpqLINGUAGENS E LETRAMENTOSpor
dc.titleO lugar delas é onde elas quiserem(!?): a materialidade fílmica como prática pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta Richciki Camargo.pdfArquivo completo920.38 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.