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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6972
Tipo do documento: Dissertação
Title: Da reocupação ao alagamento:historiografia, memórias e ensino de História no Município de Santa Helena (PR)
Autor: Forlin, Talia Mayara Lopes 
Primeiro orientador: Stein, Marcos Nestor
Primeiro membro da banca: Stein, Marcos Nestor
Segundo membro da banca: Schneider, Claércio Ivan
Terceiro membro da banca: Langaro, Jiani Fernando
Resumo: Esta pesquisa investiga a construção de discursos que legitimam uma história oficial para o município de Santa Helena-PR, bem como sua disseminação através do ensino público municipal. A partir da década de 1990, após a construção da Hidrelétrica de Itaipu, a administração municipal buscou meios para construir um sentido para a história do município, visto os problemas gerados com o alagamento de boa parte do território. Assim, a municipalidade iniciou um projeto voltado para construção e idealização de uma história oficial que direcionasse a história de Santa Helena para o progresso. Visando alcançar seus objetivos, a prefeitura municipal organizou no início dos anos 2000 um material didático que foi disponibilizado para as escolas públicas e deveria ser trabalhado com os alunos dos 4ºs anos do ensino fundamental. As noções de história contidas nesse material foram formuladas nos mesmos parâmetros que o projeto já iniciado, o que garantiu que o a história oficial já constituída fosse repassada para diversas gerações de alunos através do ensino público municipal. Desse modo, nossa pesquisa se propõem a problematizar quais perspectivas fazem parte dessa história, quais memórias são evidenciadas, quais são silenciadas e como elas são trabalhadas em sala de aula por professores da rede, investigando as intencionalidades e os objetivos do setor público, bem como as formas com que a história local é ensinada nas escolas. Para tanto, analisaremos a historiografia referente à reocupação de Santa Helena, entrevistas realizadas a moradores que participaram desse processo, a Proposta Pedagógica Curricular utilizada na região oeste paranaense, o material didático disponibilizado pela prefeitura às escolas e entrevistas que realizamos a professores de 4ºs anos. Como principais referenciais metodológicos, utilizaremos autores como Alessandro Portelli, Verena Alberti e Circe Bittencourt.
Abstract: This research investigates the construction of discourses that legitimize an official history for the municipality of Santa Helena-PR, as well as its dissemination through municipal public education. From the 1990s, with the recent construction of the Itaipu Hydroelectric Power Plant, the municipal administration sought ways to give a new “path” to the history of the municipality, given the problems generated by the flooding of a large part of the territory. Thus, the municipality began a project aimed at building and idealizing an official history that would direct the history of Santa Helena towards progress. In order to achieve its objectives, the municipal government organized, in the early 2000s, a didactic material that was made available to public schools and should be used with students in the 4th year of elementary school. The notions of history contained in this material were formulated in the same parameters as the project already started, which ensured that the official history already constituted was passed on to several generations of students through municipal public education. In this way, our research proposes to think which perspectives are part of this history, which memories are highlighted, which are silenced and how they are worked in the classroom by network teachers, investigating the intentions and objectives of the public sector, as well as the ways in which local history is taught in schools. To do so, we will analyze the historiography referring to the reoccupation of Santa Helena, interviews with residents who participated in this process, the Curricular Pedagogical Proposal used in the western region of Paraná, the didactic material made available by the city hall to schools and interviews we conducted with 4th grade teachers. As a methodological reference, we will use authors such as Alessandro Portelli, Verena Alberti and Circe Bittencourt.
Keywords: Santa Helena/PR
Reocupação
Ensino de História
História local
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: FORLIN, Talia Mayara Lopes. Da reocupação ao alagamento:historiografia, memórias e ensino de História no Município de Santa Helena (PR). 2023. 133f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6972
Issue Date: 27-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

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