Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOrsiolli, Thamella Hellen Estefanuto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703122279912144por
dc.contributor.advisor1Souza, Claudio Alexandre de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356316368021912por
dc.contributor.referee1Pereira, Eliane Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779566969221196por
dc.contributor.referee2Oderich, Cecília Leão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6053494659653832por
dc.contributor.referee3Jeremias Junior, Jair-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159566689096665por
dc.date.accessioned2023-10-24T13:49:54Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationOrsiolli, Thamella Hellen Setefanuto. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com servidores de uma instituição federal de ensino superior. 2023.146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6860-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos servidores públicos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em relação à sua qualidade de vida no trabalho (QVT). Para tanto, delineou-se uma pesquisa do tipo aplicada, exploratória e descritiva, sendo um estudo de caso com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado fechado, estilo survey, com escala Likert de cinco pontos, denominado Quality of Working Life Questionnaire-Bref (QWLQ-Bref). A amostra foi do tipo não probabilística e constou de 247 servidores públicos federais, incluindo-se a categoria Docente e Técnico Administrativo em educação (TAE). Na análise dos dados, identificou-se quanto ao perfil dos respondentes, maioria do sexo feminino, faixa etária de 31 a 40 anos, com especialização, cargo nível D, com 7 a 9 anos de serviço na instituição, em trabalho presencial e não ocupam cargo de chefia. Em relação ao nível de QVT, avaliou-se os domínios Físico/Saúde, Psicológico, Pessoal e Profissional, e índice total de QVT. Todos esses obtiveram índices considerados satisfatórios, com maior e menor nota respectivamente ao domínio pessoal e profissional, demandando maior atenção da instituição quanto a este último. O cruzamento dos dados evidenciou ainda uma relação moderada entre o setor de lotação e a percepção de QVT do servidor. A adição de dois questionamentos no formulário, indicou que na percepção dos respondentes, as atividades desenvolvidas têm maior influência positiva do que negativa sobre a QVT. As limitações deste trabalho envolvem o tempo exíguo, não permitindo o cruzamento de mais dados, que culminariam em novos resultados. Por fim, as contribuições práticas deste trabalho para a UNILA incluem o diagnóstico da QVT, com identificação do nível de satisfação, informações sobre os influenciadores na QVT dos colaboradores, que podem subsidiar o processo decisório institucional. Já para a Administração Pública, auxiliam os policymakers na tomada de decisões relativas à QVT no serviço público. No tocante às contribuições teóricas, menciona-se maior compreensão acerca da QVT e suas áreas de estudo; na disseminação da temática em contexto público; entendimento de um instrumento de avaliação de QVT e informações que podem fundamentar outros estudos.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the perception of public servants of the Federal University of Latin American Integration (UNILA) in relation to their quality of life at work (QVT). Therefore, an applied, exploratory and descriptive research was outlined, being a case study with a quantitative approach. For data collection, a closed structured questionnaire was used, survey style, with a five-point Likert scale, called Quality of Working Life Questionnaire-Bref (QWLQ-Bref). The sample was of the non-probabilistic type and consisted of 247 federal civil servants, including the category Teacher and Administrative Technician in education (TAE). In the data analysis, it was identified as to the profile of the respondents, most of them female, aged between 31 and 40 years, with specialization, level D position, with 7 to 9 years of service in the institution, in face-to-face work and do not occupy leadership position. Regarding the level of QWL, the Physical/Health, Psychological, Personal and Professional domains and the total QWL index were evaluated. All of these obtained indices considered satisfactory, with higher and lower grades respectively in the personal and professional domains, demanding greater attention from the institution regarding the latter. Crossing the data also showed a moderate relationship between the capacity sector and the server's QWL perception. The addition of two questions to the form indicated that, in the respondents' perception, the activities carried out have a greater positive than negative influence on QWL. The limitations of this work involve the limited time, not allowing the crossing of new data, which would culminate in new results. Finally, the practical contributions of this work to UNILA include the diagnosis of QWL, identifying the level of satisfaction, information on influencers in the QWL of employees, which can support the institutional decisionmaking process. As for the Public Administration, they help policymakers in making decisions related to QWL in the public service. With regard to theoretical contributions, greater understanding of QWL and its areas of study is mentioned; in the dissemination of the theme in a public context; understanding of a QWL assessment instrument and information that may support other studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-10-24T13:49:54Z No. of bitstreams: 1 Thamella_Hellen_Estefanuto_Orsiolli_2023.pdf: 2844775 bytes, checksum: 2e8113b14b2bf4979245693a5a663469 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-24T13:49:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thamella_Hellen_Estefanuto_Orsiolli_2023.pdf: 2844775 bytes, checksum: 2e8113b14b2bf4979245693a5a663469 (MD5) Previous issue date: 2023-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQualidade de Vida no Trabalho (QVT)por
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectServidores públicospor
dc.subjectAmbiente laboralpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectQuality of Life at Work (QWL)eng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectPublic servantseng
dc.subjectWork environmenteng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.titleQualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com servidores de uma instituição federal de ensino superiorpor
dc.title.alternativeQuality of life at work: a case study with employees of a federal institution of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thamella_Hellen_Estefanuto_Orsiolli_2023.pdfDocumento principal2.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.