Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Daniel dos-
dc.contributor.advisor1Lima, Dartel Ferrari de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599842765051671por
dc.contributor.referee1Lima, Dartel Ferrari de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599842765051671por
dc.contributor.referee2Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee3Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363044275404035por
dc.date.accessioned2023-10-20T15:41:32Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel dos. O ciclismo como atividade física: uma análise de projeto interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básica. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6840-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar e explorar o trabalho colaborativo na perspectiva da interdisciplinaridade entre Educação Física e Ciências no contexto escolar, com o desafio de despertar o interesse das crianças a se tornarem adultos ativos utilizando o ciclismo. De modo a contribuir com a compreensão do leitor acerca do objeto de estudo, o referencial teórico perpassa os temas da interdisciplinaridade, da Educação Física e o ensino de Ciências no contexto escolar. Discute-se o sedentarismo e a qualidade de vida, seguido por um breve histórico sobre as bicicletas e o ser ciclista (identidade), bem como o lugar do ciclismo como conteúdo no currículo de Ciências e de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o CREP (Currículo da Rede Estadual Paranaense). Com relação à metodologia de pesquisa, foi utilizado o estudo bibliográfico, o grupo focal e a análise do discurso. Nesse sentido, podemos observar como a temática é de suma importância ao pensarmos nos temas contemporâneos e transversais que podem ser trabalhados a partir da interdisciplinaridade. Os professores participantes desta pesquisa demonstraram conhecimentos do tema interdisciplinaridade bem como o interesse em desenvolver o conteúdo ciclismo no plano de ensino dos anos finais do ensino fundamental. Como resultado do presente estudo, os professores dialogaram e desenvolveram planos de aula colaborativos de forma que, na prática, pudesse incentivar o uso da bicicleta e prática do ciclismo objetivando uma transição dessa prática da infância para a vida adulta. Os conceitos aqui discutidos e analisados poderão basear o planejamento das aulas de Ciências e Educação Física, de forma que possa promover o interesse do alunado a utilizar a bicicleta como meio de atividade física e lazer. Dessa forma atendendo os objetivos finais do estudo que é de propor encaminhamentos que levem os professores de Ciências e Educação Física a desenvolver um trabalho interdisciplinar utilizando o tema ciclismo e assim, incentivar, motivar e instigar os alunos a praticarem a modalidade dentro e fora do ambiente escolar, aproveitando assim, todos os benefícios desta modalidade para a melhoria da qualidade de vida.por
dc.description.abstractThis study aimed to identify and explore collaborative work from the perspective of interdisciplinarity between Physical Education and Science in the school context, with the challenge of awakening children's interest in becoming active adults using cycling. In order to contribute to the reader's understanding of the object of study, the theoretical framework permeates the themes of interdisciplinarity, Physical Education and Science teaching in the school context. A sedentary lifestyle and quality of life are discussed, followed by a brief history of bicycles and being a cyclist (identity), as well as the place of cycling as a content in the Science and Physical Education curriculum in the final years of elementary school, according to the BNCC (National Common Curricular Base) and the CREP (Curriculum of the Paraná State Network). Regarding the research methodology, bibliographical study, focus group and discourse analysis were used. In this sense, we can observe how the theme is of paramount importance when thinking about contemporary and cross-cutting themes that can be worked on based on interdisciplinarity. The teachers participating in this research demonstrated knowledge of the interdisciplinary theme as well as an interest in developing cycling content in the teaching plan of the final years of elementary school. As a result of the present study, the teachers dialogued and developed collaborative lesson plans so that, in practice, they could encourage the use of bicycles and the practice of cycling, aiming at a transition from childhood to adult life. The concepts discussed and analyzed here will be able to base the planning of Science and Physical Education classes, in a way that can promote the students' interest in using the bicycle as a means of physical activity and leisure. In this way, meeting the final objectives of the study, which is to propose referrals that lead Science and Physical Education teachers to develop an interdisciplinary work using the cycling theme and thus encourage, motivate and instigate students to practice the modality inside and outside the environment. school, thus taking advantage of all the benefits of this modality to improve the quality of life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2023-10-20T15:41:32Z No. of bitstreams: 1 Daniel_Santos2023.pdf: 3353928 bytes, checksum: 115018b5030f0587c6c50c8ed74d76f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T15:41:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel_Santos2023.pdf: 3353928 bytes, checksum: 115018b5030f0587c6c50c8ed74d76f5 (MD5) Previous issue date: 2023-09-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCiclismopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subjectCyclingeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.subjectHealth promotioneng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleO ciclismo como atividade física: uma análise de projeto interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básicapor
dc.title.alternativeCycling as a transition from childhood physical activity to adult life: a thematic analysis involving Physical Education and Science teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel_Santos2023.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.