Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Daniel dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Dartel Ferrari de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3599842765051671 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Dartel Ferrari de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3599842765051671 | por |
dc.contributor.referee2 | Ahlert, Alvori | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6070773522751798 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363044275404035 | por |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T15:41:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daniel dos. O ciclismo como atividade física: uma análise de projeto interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básica. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6840 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo identificar e explorar o trabalho colaborativo na perspectiva da interdisciplinaridade entre Educação Física e Ciências no contexto escolar, com o desafio de despertar o interesse das crianças a se tornarem adultos ativos utilizando o ciclismo. De modo a contribuir com a compreensão do leitor acerca do objeto de estudo, o referencial teórico perpassa os temas da interdisciplinaridade, da Educação Física e o ensino de Ciências no contexto escolar. Discute-se o sedentarismo e a qualidade de vida, seguido por um breve histórico sobre as bicicletas e o ser ciclista (identidade), bem como o lugar do ciclismo como conteúdo no currículo de Ciências e de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o CREP (Currículo da Rede Estadual Paranaense). Com relação à metodologia de pesquisa, foi utilizado o estudo bibliográfico, o grupo focal e a análise do discurso. Nesse sentido, podemos observar como a temática é de suma importância ao pensarmos nos temas contemporâneos e transversais que podem ser trabalhados a partir da interdisciplinaridade. Os professores participantes desta pesquisa demonstraram conhecimentos do tema interdisciplinaridade bem como o interesse em desenvolver o conteúdo ciclismo no plano de ensino dos anos finais do ensino fundamental. Como resultado do presente estudo, os professores dialogaram e desenvolveram planos de aula colaborativos de forma que, na prática, pudesse incentivar o uso da bicicleta e prática do ciclismo objetivando uma transição dessa prática da infância para a vida adulta. Os conceitos aqui discutidos e analisados poderão basear o planejamento das aulas de Ciências e Educação Física, de forma que possa promover o interesse do alunado a utilizar a bicicleta como meio de atividade física e lazer. Dessa forma atendendo os objetivos finais do estudo que é de propor encaminhamentos que levem os professores de Ciências e Educação Física a desenvolver um trabalho interdisciplinar utilizando o tema ciclismo e assim, incentivar, motivar e instigar os alunos a praticarem a modalidade dentro e fora do ambiente escolar, aproveitando assim, todos os benefícios desta modalidade para a melhoria da qualidade de vida. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to identify and explore collaborative work from the perspective of interdisciplinarity between Physical Education and Science in the school context, with the challenge of awakening children's interest in becoming active adults using cycling. In order to contribute to the reader's understanding of the object of study, the theoretical framework permeates the themes of interdisciplinarity, Physical Education and Science teaching in the school context. A sedentary lifestyle and quality of life are discussed, followed by a brief history of bicycles and being a cyclist (identity), as well as the place of cycling as a content in the Science and Physical Education curriculum in the final years of elementary school, according to the BNCC (National Common Curricular Base) and the CREP (Curriculum of the Paraná State Network). Regarding the research methodology, bibliographical study, focus group and discourse analysis were used. In this sense, we can observe how the theme is of paramount importance when thinking about contemporary and cross-cutting themes that can be worked on based on interdisciplinarity. The teachers participating in this research demonstrated knowledge of the interdisciplinary theme as well as an interest in developing cycling content in the teaching plan of the final years of elementary school. As a result of the present study, the teachers dialogued and developed collaborative lesson plans so that, in practice, they could encourage the use of bicycles and the practice of cycling, aiming at a transition from childhood to adult life. The concepts discussed and analyzed here will be able to base the planning of Science and Physical Education classes, in a way that can promote the students' interest in using the bicycle as a means of physical activity and leisure. In this way, meeting the final objectives of the study, which is to propose referrals that lead Science and Physical Education teachers to develop an interdisciplinary work using the cycling theme and thus encourage, motivate and instigate students to practice the modality inside and outside the environment. school, thus taking advantage of all the benefits of this modality to improve the quality of life. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2023-10-20T15:41:32Z No. of bitstreams: 1 Daniel_Santos2023.pdf: 3353928 bytes, checksum: 115018b5030f0587c6c50c8ed74d76f5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-20T15:41:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel_Santos2023.pdf: 3353928 bytes, checksum: 115018b5030f0587c6c50c8ed74d76f5 (MD5) Previous issue date: 2023-09-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ciclismo | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Qualidade de vida | por |
dc.subject | Promoção da saúde | por |
dc.subject | Cycling | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Quality of life | eng |
dc.subject | Health promotion | eng |
dc.subject.cnpq | Educação em Ciências e Educação Matemática | por |
dc.title | O ciclismo como atividade física: uma análise de projeto interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básica | por |
dc.title.alternative | Cycling as a transition from childhood physical activity to adult life: a thematic analysis involving Physical Education and Science teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniel_Santos2023.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.