Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAcqua, Nadia Mohr Dal’-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277915211080462por
dc.contributor.advisor1Cunha , José Edézio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.advisor-co1Hayakawa , Ericson Hideki-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329506543421390por
dc.contributor.referee1Cunha , José Edézio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.referee2Pires, Mateus Marchesan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471206132114308por
dc.contributor.referee3Lopes , Claudivan Sanches-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364994682803805por
dc.date.accessioned2023-05-11T15:07:00Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationACQUA, Nadia Mohr Dal’. Os diferentes estilos de aprendizagem: as práticas pedagógicas com a cartografia escolar. 2023. 67 f. Dissertação ( Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6629-
dc.description.resumoNo ensino de Geografia, as diferentes linguagens são ferramentas importantes para o processo de aprendizagem, pois auxiliam o professor na materialização dos conteúdos. É preciso considerar que cada indivíduo possui maior facilidade em uma das formas de aprender, dentre as quais destacam-se a visual, a auditiva e a cinestésica (VAC). Conhecendo os estilos de aprendizagem, o professor pode organizar os conteúdos de maneira mais clara para o efetivo desempenho dos alunos em sala de aula. Com a perspectiva de contribuir com discussões que envolvam a temática desta pesquisa de mestrado, serão destacados e analisados os principais tipos de atividades e práticas pedagógicas da disciplina de Geografia, as quais envolvem a Cartografia e são aplicadas por professores da rede estadual de ensino do Núcleo Regional de Educação de Toledo. Então, relaciona-se as atividades aos diferentes estilos de aprendizagem, para, assim, identificar em quais práticas são contemplados os diferentes estilos de aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com apreciação qualitativa. O resultado pretendido é a análise de atividades e de práticas pedagógicas. Este material pode servir de incentivo e fonte de pesquisa para professores e profissionais da educação refletirem sobre as suas práticas escolares junto aos estudantes.por
dc.description.abstractRegarding to Geography teaching, the different languages are important tools to the learning process, because they help the teacher with the materialization of contents. It is important to consider that each individual has more ease in one of the ways to learn, among them the visual, the auditive and the kinesthetic (VAK). By knowing the learning styles, the teacher is able to organize contents in a clearer way to the effective performance of students in the classroom. Attempting to contribute with discussions involving this master’s research theme, there will be highlighted and discussed the main types of activities and pedagogical practices in the Geography subject, which involve Cartography and are applied by teachers from the state public education, pertaining to the Regional Education Center of Toledo. Then, it will connect the activities to the different learning styles, and therefore identify in which practices the learning styles are contemplated. It is an exploratory-descriptive study of case, with a quantitative approach, and qualitative evaluation. The intended result is the analysis of activities and pedagogical practices. This product can be a way of motivation and source for researches to teachers and education workers to think about their own practices amongst students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2023-05-11T15:07:00Z No. of bitstreams: 2 Nadia_DalAcqua_2023.pdf: 2543624 bytes, checksum: ca6210e1624b3f15a7ca571011258477 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-11T15:07:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Nadia_DalAcqua_2023.pdf: 2543624 bytes, checksum: ca6210e1624b3f15a7ca571011258477 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino da Geografiapor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEstilos de aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleOs diferentes estilos de aprendizagem: as práticas pedagógicas com a cartografia escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nadia_DalAcqua_2023.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons