Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorArboleya, Valdinei José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395411295911812por
dc.contributor.advisor1Lottermann, Clarice-
dc.contributor.referee1Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee3Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee4Fortes, Rita das Fraças Felix Fortes-
dc.date.accessioned2023-04-27T14:37:24Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationArboleya, Valdinei José. Os velhos Jogos Vorazes em um admirável mundo novo: paradigmas e rupturas na construção literária de personagens femininas em narrativas distópicas. 2023. 250 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6600-
dc.description.resumoEsta pesquisa focalizou uma análise acerca do tema personagens femininas em romances distópicos clássicos e contemporâneos. Chegou-se a tal temática a partir do exercício de leitura de estudos anteriores e de textos distópicos, do qual despontou alguns questionamentos que se destacaram como norteadores da investigação: a atuação das personagens femininas difere nessas narrativas no que toca às concepções ideológicas da cultura patriarcal e da categorização binária que polariza os sexos? Tal diferenciação advém da atuação e da concepção da personagem, do foco narrativo e do próprio processo de autoria e criação? Esse modo de distinção contribui para que as distopias contemporâneas se apresentem como exemplos de contra-narrativas à hegemonia patriarcal? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, traçou-se, como objetivo geral, analisar os estereótipos e os discursos sobre a mulher, verificando como esses elementos de identidade cultural são recriados simbolicamente em narrativas distópicas clássicas e contemporâneas, bem como comparar a atuação das personagens femininas nessas narrativas. Na perspectiva de alcançar tais objetivos, sustentou-se a pesquisa nos pressupostos da literatura comparada como caminho teórico e metodológico que, entrelaçado à sociocrítica da literatura, permite colocar textos em relação por meio da compreensão dos processos criativos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa pautada na revisão bibliográfica, do tipo qualitativa em que se delimitou como objeto de análise as personagens femininas de narrativas distópicas procurando analisa-las a partir das concepções ideológicas que levaram a reduplicações de gênero na distopia, o que requer que se compreenda, também os conceitos de patriarcado, identidade, papéis de gênero, estereótipos femininos e transformação social. Para tanto, essa pesquisa se propôs a analisar as distopias clássicas Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley (1932), 1984, de Jorge Orwel (1949) e Farenheit 451, de Ray Bradbury (1953), comparando a composição e a atuação das personagens femininas às personagens de O conto da Aia (1985) e Os testamentos (2019), de Margareth Atwood, e Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (2008). Como resultado desse processo de investigação, notou-se que os romances distópicos contemporâneos de autoria feminina eclodem como uma resposta não resignada à condição da mulher na sociedade, configurando se como produções desconstrucionistas acerca das reduplicações ideológicas de gênero e introduzindo um novo sentido de ser mulher no que toca a questões como submissão, atuação política e capacidade de mobilização social.por
dc.description.abstractThis research focused on an analysis of female characters in classic and contemporary dystopian novels. This theme was arrived at from reading other research on the subject and dystopian novels, which led to some questions that stood out as guiding the investigation, such as: Does the performance of female characters differ in these kinds of narratives regarding the ideological conceptions of patriarchal culture and the binary categorization that polarizes the sexes? Can this difference be linked to the performance and composition of the character the narrative focus and the authorship and creation process itself? Does this difference help contemporary dystopias to be classified as examples of narratives contrary to patriarchal hegemony? With the purpose of finding answers to this problematization, we defined as a general objective to analyze stereotypes and discourses about women, verifying how these cultural identity elements are symbolically recreated in classic and contemporary dystopian narratives and to compare the female characters performance in these narratives. To achieve these objectives, this research was based on the Comparative Literature assumptions, which works here as a theoretical and methodological research path. We also used literature sociocriticism, a theoretical approach used to analyze the texts and understand the creative processes of the social context. Thus, this is qualitative research, of bibliographic review in which we delimited as object of analysis the female characters of dystopian narratives, trying to analyze them from the ideological conceptions that led to maintenance of gender roles in dystopia. This also requires understanding the patriarchy concepts, such as identity, gender roles, female stereotypes, and social transformation. Therefore, this research proposed to analyze the classic dystopias Brave New World, by Aldous Huxley (1932), 1984, by Jorge Orwel (1949) and Farenheit 451, by Ray Bradbury (1953), comparing the female characters composition and performance to the characters from The Handmaid's Tale (1985) and The Testaments (2019), by Margareth Atwood, and The Hunger Games, by Suzanne Collins (2008). As a result of this investigation process, we note that contemporary dystopian narratives authored by women present a non-resigned response to the women condition in society and are deconstructionist productions in terms of gender roles ideological maintenance. These female-authored narratives introduce a new sense of being a woman about female submission, political action, and the capacity for social mobilizationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-04-27T14:37:24Z No. of bitstreams: 2 VALDINEI_ARBOLEYA.2022.pdf: 1673202 bytes, checksum: 4c48bdd1a17f64d6b4177552d776868b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-27T14:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VALDINEI_ARBOLEYA.2022.pdf: 1673202 bytes, checksum: 4c48bdd1a17f64d6b4177552d776868b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-04-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDistopiapor
dc.subjectPapéis de gêneropor
dc.subjectPatriarcadopor
dc.subjectPersonagem femininapor
dc.subjectDystopiareng
dc.subjectGender roleseng
dc.subjectPatriarchyeng
dc.subjectFemale characteeng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleOs velhos Jogos Vorazes em um admirável mundo novo: paradigmas e rupturas na construção literária de personagens femininas em narrativas distópicaspor
dc.title.alternativeThe old Hunger Games in a brave new world: paradigms and ruptures in female characters literary construction in dystopian narrativeseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDINEI_ARBOLEYA.2022.pdfArquivo completo1.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons