Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6577
Tipo do documento: Dissertação
Title: O backstage em cena: uma análise do presenteísmo no ensino virtual síncrono durante a pandemia da Covid-19
Other Titles: O backstage em cena: uma análise do presenteísmo no ensino virtual síncrono durante a pandemia da Covid-19
Autor: Vieira, Nelinho de Jesus 
Primeiro orientador: Walter, Silvana Anita
Primeiro coorientador: Villar, Eduardo Guedes
Primeiro membro da banca: Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
Segundo membro da banca: Alves, Adilson Francelino
Resumo: A pandemia da Covid-19 interferiu no contexto da educação. A necessidade do isolamento social refletiu no processo de ensino e aprendizagem, ensejando que as metodologias mediadas por tecnologias de informação com aulas remotas e síncronas se tornassem o principal meio para dar continuidade ao processo. Essa nova realidade imposta às instituições refletiu-se rapidamente na adaptação de todos os envolvidos no contexto educacional no ambiente virtual. Dessa forma, objetivamos com este estudo compreender como o presenteísmo se manifestou no comportamento dos acadêmicos de cursos de Ciências Contábeis durante o período de aulas remotas e síncronas na conjuntura da pandemia da Covid-19, sob a ótica da representação de papéis. Adotamos a abordagem qualitativa e utilizamos a Análise de Discurso, considerando a perspectiva goffmaniana. Neste trabalho, consideramos os anos de 2020 e 2021, tendo como sujeitos da pesquisa alunos e professores de cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. Nas análises, contemplamos cinco dimensões da dramaturgia de Goffman (2014) que foram exploradas a partir da perspectiva dos sujeitos da pesquisa, das quais, três foram utilizadas para a análise do discurso de docentes e discentes, a saber: (i) Palco: espaço de representação; (ii) Representação: figurino e roteiro; (iii) Plateia: público que está assistindo o espetáculo. Já a dimensão (iv) Backstage: aquilo que não era acessível ao público foi considerada para os professores e a dimensão (v) Espaço do espetáculo: virtualização e inacessibilidade, foi considerada para os estudantes. Os resultados apontaram que a implementação das aulas por meio das tecnologias possibilitou a virtualização do processo de aprendizagem, o que provocou o distanciamento do educando para outros espaços de representação ao mesmo tempo em que a aulas remotas ocorriam. Para se manterem distantes do espaço destinado para a aprendizagem, os alunos desenvolveram inovadoras fachadas que foram sustentadas por meio dos mecanismos de representação. Nessa nova realidade, manifesta-se o fenômeno do virtualismo, que descrevemos como o comportamento em que o acadêmico se mantém conectado à plataforma da aula virtual, mas não se concentra totalmente na aula que está sendo ministrada no ambiente digital. O comportamento virtualista contribuiu para a ampliação de diferentes palcos de representação no meio virtual educativo, ou seja, o virtualismo possibilitou aos discentes a liberdade para interagir em outros espaços interacionais, simultaneamente com a aula remota. Mediante tais resultados, este estudo contribui teoricamente para o desenvolvimento de futuras pesquisas, pois alcançamos o aprofundamento teórico sobre o fenômeno do virtualismo no processo educacional. Utilizamos uma teoria pouco explorada nos estudos da área contábil e apresentamos explicações sobre o processo interacional nas aulas remotas e síncronas. Nesse sentido, pode auxiliar em análises de outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa também apresenta contribuições práticas, pelo motivo de que desenvolvemos uma forma de análise por meio de uma sequência lógica, a partir da perspectiva da dramaturgia, que pode ser útil na realização de futuras investigações. Ainda, pode auxiliar no desenvolvimento de novas metodologias que visam o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The Covid-19 pandemic interfered in the context of education. The necessity of social isolation was reflected in the teaching and learning process, allowing methodologies mediated by information technologies with remote and synchronous classes to become the main means to continue the process. This new reality imposed on institutions was quickly reflected in the adaptation of all those involved in the educational context in the virtual environment. Thus, with this study, we aimed to understand how presenteeism manifested itself in the behavior of academics in accounting courses during the period of remote and synchronous classes in the conjuncture of the Covid-19 pandemic, from the perspective of role playing. We adopted a qualitative approach and used Discourse Analysis, considering the Goffmanian perspective. In this work, we consider the years 2020 and 2021, having as research subjects students and professors of accounting courses at Brazilian public and private higher education institutions. In the analyses, we contemplated five dimensions of Goffman's dramaturgy (2014) that were explored from the perspective of the research subjects, of which, three were used to analyze the discourse of teachers and students, namely: (i) Stage: space of representation; (ii) Representation: costumes and script; (iii) Audience: audience watching the show. The dimension (iv) Backstage: what was not accessible to the public was considered for the teachers and the dimension (v) Space of the performance: virtualization and inaccessibility, was considered for the students. The results showed that the implementation of classes through technologies enabled the virtualization of the learning process, which caused the student to move away to other spaces of representation at the same time that remote classes were taking place. To stay away from the space intended for learning, students developed innovative facades that were sustained through representation mechanisms. In this new reality, the phenomenon of virtualism manifests itself, which we describe as the behavior in which the academic remains connected to the virtual class platform, but does not fully concentrate on the class being taught in the digital environment. Virtualist behavior contributed to the expansion of different stages of representation in the educational virtual environment, that is, virtualism allowed students the freedom to interact in other interactional spaces, simultaneously with the remote class. Based on these results, this study theoretically contributes to the development of future research, as we reach a theoretical depth on the phenomenon of virtualism in the educational process. We use a not much explored theory in accounting studies and present explanations about the interactional process in remote and synchronous classes. In this sense, it can help in analyzes of other areas of knowledge. This research also presents practical contributions, for the reason that we develop a form of analysis through a logical sequence, from the perspective dramaturgy, which can be useful in carrying out future investigations. Still, it can help in the development of new methodologies aimed at improving the teaching and learning process.
Keywords: Presenteísmo
Aula remota e síncrona
Discente
Perspectiva dramatúrgica
Presenteeism
Remote and Synchronous class
Student
Dramaturgical perspective
CNPq areas: CONTROLADORIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: Vieira, Nelinho de Jesus. O backstage em cena: uma análise do presenteísmo no ensino virtual síncrono durante a pandemia da Covid-19. 2023.149 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6577
Issue Date: 23-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NELINHO_VIEIRA.2023.pdfArquivo completo1.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons