Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6535
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Schweig, Talita Luana | - |
dc.contributor.advisor1 | Lottermann, Clarice | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Geovana Quinalha de | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Lourdes Kaminski | - |
dc.contributor.referee3 | Fortes, Rita Felix | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T15:17:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | Schweig, Talita Luana. A tessitura erótica como expressão da individualidade feminina: um recorte de Clarice Lispector. 2022. 97f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6535 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado busca discutir e analisar a eroticidade da linguagem e estética de Clarice Lispector por meio do conto A imitação da Rosa, presente na obra Laços de Família, publicada em 1960. Para tanto, a pesquisa norteia-se pelas representações das mulheres na história e a construção de um ideário feminino, com base no recorte de classe e raça resgatado do conto. A partir disso, junta-se à análise os movimentos somados no processo narrativo de Lispector e como sua escrita, carregada de símbolos, valores e densidade, desenvolve a complexidade da personagem Luísa, para efeitos de sentidos que vão muito além da obra e que se aquecem no contexto histórico da autora. Com o objetivo de fundar um terreno propício para a análise do erótico na linguagem ficcional, busca-se compreender como a mitologia judaico-cristã e uma política econômica baseada em papeis distintos de gênero afetaram (e ainda afetam) o imaginário coletivo sobre valores e papeis da mulher na sociedade. A presente pesquisa foi desenvolvida, portanto, qualitativamente, valendo-se de um recorte bibliográfico baseado nas críticas femininas e teorias literárias desconstrutivistas, alicerçando-se nos estudos de Borges (1999), Bordieu (2002), Beauvoir (2009), Bonicci (2007), Barthes (1987), Bataille (1987), Colling (2014), Delumeau (1990), Dalarun (1993), Duby (2001), Erikson (1972), Felski (2003), Foucault (2002, 2003, 2009), Heller (2013), Hobsbawn (2013), Laraia (1997), Tedeschi (2008), Teixeira (2008), entre outros. Assim sendo, pela combinação da análise, o estudo observou que o erótico se releva no conto através da interdição do texto, isto é, no plano daquilo que não é dito mas construído pela relação simbólica com a linguagem. Ainda, considerou-se a conquista de espaço por produções literárias de autoria feminina, como as de Lispector, enquanto processo transgressor, pois contempla narrativas que rompem com o foco literário tradicional, trazendo personagens femininas para o centro de experiências complexas, em narrativas que conectam a sexualidade com a individualidade de personagens que mergulham num processo de autoconhecimento, não apenas do corpo, mas de sua própria existência. | por |
dc.description.abstract | This master's thesis intends to discuss and analyze the eroticity of Clarice Lispector's language and aesthetics through the short story A imitação da Rosa, present in the work Laços de Família, published in 1960. For that, the research is guided by the representations of women in history and the construction of a female ideology, based on class and race theoretical outline rescued from the short story. The analysis brings the summed movements in Lispector's narrative process and how her writing, full of symbols, values and density, develops the complexity of the character Luísa, in meaning effects that go far beyond the work and that correspond to the historical context from the authoress. With the aim of founding a favorable ground for the analysis of the erotic in fictional language, the study seeks to understand how the Judeo-Christian mythology and the economic policy based on gender roles affected (and still affect) the collective imagination about values and roles of woman in society. The present research was developed qualitatively, making use of a theoretical bibliographic approach based on female critics and deconstructivistm literary theories, based on the studies of Borges (1999), Bordieu (2002), Beauvoir (2009), Bonicci (2007), Barthes (1987), Bataille (1987), Colling (2014), Delumeau (1990), Dalarun (1993), Duby (2001), Erikson (1972), Felski (2003), Foucault (2002, 2003, 2009), Heller (2013), Hobsbawn (2013), Laraia (1997), Tedeschi (2008), Teixeira (2008), among others. Therefore, by combining the analysis, the study observed that the Erotic is revealed in the story through the interdiction of the text, that is, in terms of what is not said but constructed by the symbolic relationship with language. Also, the conquest of space by female literary productions, such as Lispector, was contemplated as a transgressive process, as it supports narratives that break with the traditional literary focus, bringing female characters in complex experiences into the center of narrative, in works that connect sexuality with the individuality of characters who enter the process of self-knowledge of the body and existence | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-03-30T15:17:56Z No. of bitstreams: 2 TALITA_SCHWEIG.2023.pdf: 1077416 bytes, checksum: c26e5ab496b9cf40024c9a897a8b6d13 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-30T15:17:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TALITA_SCHWEIG.2023.pdf: 1077416 bytes, checksum: c26e5ab496b9cf40024c9a897a8b6d13 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Crítica literária | por |
dc.subject | Erotismo | por |
dc.subject | Clarice Lispector | por |
dc.subject | A imitação da rosa | por |
dc.subject | Mulheres e gênero | por |
dc.subject | Literary criticism | eng |
dc.subject | Eroticism | eng |
dc.subject | Clarice Lispector | eng |
dc.subject | A imitação da rosa | eng |
dc.subject | Women and gender | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUAGEM E SOCIEDADE | por |
dc.title | A tessitura erótica como expressão da individualidade feminina: um recorte de Clarice Lispector | por |
dc.title.alternative | The erotic texture as an expression of female individuality: an excerpt from Clarice Lispector | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TALITA_SCHWEIG.2023.pdf | Arquivo completo | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License