Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLoureiro, Daniel Zampieri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5825434531146122por
dc.contributor.advisor1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.referee1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.referee2Paulo, Rosa Monteiro-
dc.contributor.referee3Braz, Bárbara Cândido-
dc.contributor.referee4Tambarussi, Carla Melli-
dc.contributor.referee5Bezerra, Renata Camacho-
dc.date.accessioned2023-02-14T12:42:10Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.citationLoureiro, Daniel Zampieri. SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DO ÔNTICO AO ONTOLÓGICO.. 2022. . Tese(Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6445-
dc.description.resumoA formação de professores tem ganhado foco no cenário acadêmico e científico, desdobrando-se sob uma diversidade de áreas de interesse, dentre essas a Modelagem Matemática na Educação Matemática. Porém, mesmo com uma diversidade de temáticas sendo exploradas neste solo ainda é possível notar a ausência de trabalhos que tratem da compreensão do que é a formação em Modelagem por aqueles que se dedicam ao seu estudo. Com isso, tem-se como norte investigativo a interrogação: “O que é isto, a formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática segundo pesquisadores que se dedicam a ela?” Direcionando-se por essa interrogação e assumindo uma postura fenomenológica de investigação, passa-se ao levantamento dos sujeitos significativos para pesquisa com base em critérios previamente estabelecidos. Após as reduções possíveis, determinou-se sete sujeitos tidos como significativos, os quais tiveram as entrevistas coletadas e posteriormente transcritas. As leituras das entrevistas e destaque das unidades de significado foram realizadas com auxílio do software Atlas t.i. unidades que, após leitura atenta e cuidadosa, culminaram nas categorias a) Expressão da Vivência / Experiência / Prática dos formadores em/com Modelagem b) Expressão das crenças teóricas dos formadores em Modelagem Matemática c) Expressões das crenças teóricas, modos de fazer sobre Formação / Educação / Professor. O movimento hermenêutico empregado, orientado pela interrogação que vai do ôntico ao ontológico, permitiu trazer à luz percepções dos sujeitos significativos da pesquisa que revelaram sentidos e significados atribuídos a um deparar-se com a Modelagem que se abriu em reflexões que dizem de com quem implementa, pensa e faz Modelagem, com um quando fazer Modelagem, além de um como fazer. O horizonte compreensivo que se desvela das análises empregadas permite inferir que os sujeitos fazem um movimento de dar-se conta que diz respeito, entre outros aspectos, de um buscar atrelado aos conhecimentos produzidos e/ou novos conhecimentos relacionados à Formação de Professores em Modelagem Matemática; um mediar que também diz tanto do conhecimento, quanto do sujeito que o produz ou o dissemina.por
dc.description.abstractTeacher training has gained focus in the academic scenario, unfolding under a variety of areas of interest, including Mathematical Modeling in Mathematics Education. However, even with a diversity of themes being explored in this soil, it is still possible to notice the absence of works that speak of the understanding of what is the training in Modeling by those who are dedicated to them. With this, we have as an investigative guide the question: “What is this, the training of teachers in Mathematical Modeling in Mathematics Education according to researchers who are dedicated to it?” Directed by that questioning and assuming a phenomenological posture of investigation, proceeded to the survey of significant subjects for research based on previously established criteria. After the possible reductions, moved on to seven subjects considered significant, whose interviews were carried out and later transcribed. The readings of the transcript of the interviews and the highlighting of the units of meaning were carried out with the aid of the Software Atlas t.i. units that after careful and careful reading culminated in the categories a) Expression of the Trainers' Experience / Experience / Practice in/with Modeling b) Expression of the trainers' theoretical beliefs in Mathematical Modeling c) Expressions of theoretical beliefs, ways of doing about Training / Education / Teacher. The hermeneutic movement employed, guided by questioning, allowed us to bring to light the perceptions of the significant subjects of research that revealed senses and meanings attributed to an encounter with Modeling, which opened up in reflections that say about those who implement, think and does Modeling, with a when to do it, as well as a how to do Modeling. The comprehensive horizon that is revealed from the analyzes employed allows us to infer that the subjects make a movement of realizing, which concerns, among other aspects, a search linked to the knowledge produced and/or new knowledge related to the Training of Teachers in Modeling Math; a mediator that also says, both about knowledge and about the subject who produces or disseminates it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-02-14T12:42:10Z No. of bitstreams: 2 DANIEL_LOUREIRO.2022.pdf: 2102501 bytes, checksum: 749de2827f2c67f7596962ecd3220184 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-14T12:42:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DANIEL_LOUREIRO.2022.pdf: 2102501 bytes, checksum: 749de2827f2c67f7596962ecd3220184 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectCompreensãopor
dc.subjectModelagem Matemática na Educação Matemáticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher Trainingch Educacioneng
dc.subjectPhenomenologypor
dc.subjectUnderstandingpor
dc.subjectMathematical Modeling in Mathematieng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleSOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DO ÔNTICO AO ONTOLÓGICO.por
dc.title.alternativeON THE TRAINING OF TEACHERS IN MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION FROM ONTIC TO ONTOLOGICALeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL_LOUREIRO.2022.pdfArquivo completo2.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons