Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJunior, Vilson Poltronieri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490346066232350por
dc.contributor.advisor1Dechechi, Eduardo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232503428559756por
dc.contributor.referee1Souza, Claudio Alexandre de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356316368021912por
dc.contributor.referee2Galvão, Rodrigo Regis de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3473821543647193por
dc.contributor.referee3Henz, Aline Patrícia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617252840194323por
dc.date.accessioned2023-01-23T15:36:21Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationJunior, Vilson Poltronieri. Design Thinking para inovação em turismo de experiência no complexo turístico Itaipu. 2022. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6380-
dc.description.resumoA inovação é fator crítico para o desenvolvimento das organizações e está fortemente associada ao desenvolvimento econômico. Independente do ramo de atuação, deve ser encarada como fonte de diferenciação e vantagem competitiva. Portanto, se faz necessário buscar constantemente ferramentas e abordagens que contribuam para uma cultura de inovação. No segmento de serviços ligados ao turismo, o cenário atual sugere mudanças às práticas convencionais de oferta do produto turístico, em atendimento a um novo modo de consumo, que é pautado na vivência de experiências capazes de ressignificar os indivíduos, e que pode ser analisada a partir dos conceitos da economia da experiência, proposta por Pine & Gilmore (1999). No Complexo Turístico Itaipu (CTI), a oferta de experiências turísticas incríveis, planejadas e sustentáveis é a meta de sua política de qualidade, e busca essa garantia por meio de processos e métodos que promovam a inovação. Como a vivência da experiência é particular de cada indivíduo, a proposta de formatação de um produto turístico deve ser centrada no indivíduo e levar em conta todos os pontos de contato que este tem com o serviço consumido. Para tal, uma abordagem que tem ganhado destaque por sua natureza focada no ser humano, por sua característica colaborativa e integrativa, e por sua proposta de contribuir de forma inovadora na resolução de problemas complexos é o Design Thinking. Diante deste contexto, esta pesquisa teve por objetivo aplicar e avaliar os resultados e contribuições do Design Thinking como método para projetos de inovação em turismo de experiência no CTI. Para consecução dos objetivos propostos, o método da pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com aplicação da pesquisa de campo e classifica-se como um estudo de caso, no qual o objeto de investigação foi o Complexo Turístico Itaipu. Além das pesquisas bibliográficas, documental e de uma revisão sistemática da literatura, os instrumentos de coleta e interpretação de dados ainda contaram com a aplicação prática das sete etapas do Design Thinking, para o qual um grupo de trabalho com oito colaboradores foi montado. A intervenção prática da pesquisa na organização ocorreu entre agosto de 2020 e novembro de 2021, e resultou na ideação de 51 oportunidades, na contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de trabalho colaborativa, possibilitou na elaboração de um panorama geral das experiências oferecidas, na elaboração de um plano de melhorias de curto prazo e no desenvolvimento de um novo passeio, intitulado Itaipu By Bike. Por fim, o Design Thinking se mostrou um método prático e bem aceito pela equipe para o desenvolvimento de projetos com foco na formatação de experiências turísticas no Complexo Turístico Itaipu, e que será adotado para projetos futuros tanto para criação de novos produtos e serviços quanto para o levantamento aprofundado de informações.por
dc.description.abstractInnovation is a critical factor for the development of organizations and is strongly associated with economic growth. Regardless of the field of activity, it must be seen as a source of differentiation and competitive advantage. Therefore, it is necessary to constantly seek tools and approaches that contribute to a culture of innovation. In the segment of services linked to the tourism industry, the current scenario suggests changes to the conventional practices of offering the tourist product, in response to a new mode of consumption, which is based on living experiences capable of re-signifying individuals, and which can be analyzed from the concepts of the experience economy, proposed by Pine & Gilmore (1999). At the Itaipu Tourist Complex (CTI), the offer of incredible, planned and sustainable tourist experiences is the goal of its quality policy, and it seeks this guarantee through processes and methods that promote innovation. As the experience is unique to each individual, the proposal of formatting a tourist product must be centered on the individual and take into account all the points of contact he has with the service consumed. Given this context, an approach that has gained prominence for its nature focused on the human being, for its collaborative and integrative characteristic, and for its proposal to contribute in an innovative way in solving complex problems is Design Thinking. Given this context, this research aimed to apply and evaluate the results and contributions of Design Thinking as a method for innovation projects in experience tourism at the CTI. In order to achieve the proposed objectives, the research method presents a qualitative approach of an exploratory nature, with the application of field research and is classified as a case study, in which the object of investigation was the Itaipu Tourist Complex. In addition to bibliographic and documental research and a systematic literature review, the instruments for collecting and interpreting data also had the practical application of the seven stages of Design Thinking, for which a working group with eight employees was set up. The practical intervention of the research in the organization took place between August 2020 and November 2021, and resulted in the ideation of 51 opportunities, contributed to the development of a collaborative work culture, enabled the elaboration of an overview of the experiences offered, the elaboration of a short-term improvement plan and the development of a new tour, entitled Itaipu By Bike. Finally, Design Thinking proved to be a practical method that was well accepted by the team for the development of projects focused on the formatting of tourist experiences in the Itaipu Tourist Complex, which will be adopted for future projects both for the creation of new products and services and for in-depth information gathering.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-01-23T15:36:21Z No. of bitstreams: 2 Vilson_Poltronieri_Junior_2022.pdf: 4828658 bytes, checksum: 533cf8eb0fbc6e9f852537ca99e2374b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T15:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Vilson_Poltronieri_Junior_2022.pdf: 4828658 bytes, checksum: 533cf8eb0fbc6e9f852537ca99e2374b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectExperiências turísticaspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectDesign Thinkingpor
dc.subjectComplexo turístico Itaipupor
dc.subjectTourist experienceseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectDesign Thinkingeng
dc.subjectItaipu tourist complexeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleDesign Thinking para inovação em turismo de experiência no complexo turístico Itaipupor
dc.title.alternativeDesign Thinking for innovation in experience tourism at the Itaipu tourist complexeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vilson_Poltronieri_Junior_2022.pdfDocumento principal4.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons