Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorConceição, Karen Silva Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2094062614083704por
dc.contributor.advisor1Garcia, Dantielli Assumpção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595437339696603por
dc.contributor.referee1Garcia, Dantielli Assumpção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595437339696603por
dc.contributor.referee2Lunkes, Fernanda Luzia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4507366472893400por
dc.contributor.referee3Moreira, Raquel Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399860481816969por
dc.date.accessioned2022-12-09T13:30:24Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Karen Silva Santos. RAP de mulheres e violência patriarcal: sentidos e memória em contradição. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6351-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco de estudo o Rap escrito por mulheres. O corpus de análise é composto pela música intitulada Não foi em vão (2012), da rapper Lívia Cruz, e o poema Em legítima defesa (2012), da autora Elizandra Souza. O estudo se propõe a analisar discursivamente como a mulher enuncia sobre a violência patriarcal, já que nos recortes selecionados temos dizeres que respondem à violência que o homem comete contra a mulher. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa visa à análise dos dizeres selecionados sobre violência contra a mulher e sobre a reação de mulheres face à violência patriarcal, tendo como base teórica a Análise de Discurso Francesa, ancorada nas formulações de Michel Pêcheux. Para tanto, os conceitos de sentido e memória são articulados de modo a depreender as contradições do uso da violência como maneira de defesa, defesa essa que ecoa no corpus como forma de solução para a violência patriarcal. Apresenta-se, também, um panorama da consolidação do Rap no Brasil, de modo a trazer as condições de produção do objeto de estudo para a análise. Ainda, busca-se fazer uma discussão sobre patriarcado e para isso trazemos as autoras Saffioti (1987; 1995; 1999; 2015) e Lerner (2019), que fazem um estudo aprofundado sobre a influência do patriarcado na violência contra a mulher.por
dc.description.abstractThis research focuses on the study of Rap music written by women. The corpus of analysis is composed of the song entitled “Não foi em vão” (2012), by the rapper Lívia Cruz, and the poem “Em legítima defesa” (2012), by Elizandra Souza. The study proposes to observe how the woman enunciates about patriarchal violence, since in the selected clippings we have sayings that respond to the violence that men commit against women. In this way, the general objective of this research is to analyze the selected sayings about violence against women and about women's reaction to patriarchal violence, based on the French Discourse Analysis, anchored in Michel Pêcheux's formulations. In order to do so, the concepts of meaning and memory are articulated in order to perceive the contradictions of the use of violence as a form of defense, a defense that echoes in the corpus as a way of solving patriarchal violence. It also presents an overview of the consolidation of Rap in Brazil, in order to bring the conditions of production of the object of study to the analysis. Still, we seek to make a discussion about patriarchy and for that we bring the authors Saffioti (1987; 1995; 1999; 2015) and Lerner (2019), who make an in-depth study on the influence of patriarchy on violence against women.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-12-09T13:30:24Z No. of bitstreams: 2 Karen_Conceição2022.pdf: 869695 bytes, checksum: 2ddc6f27e1ef888bf74757d708a87a7c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-09T13:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Karen_Conceição2022.pdf: 869695 bytes, checksum: 2ddc6f27e1ef888bf74757d708a87a7c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAnálise de Discursopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectRappor
dc.subjectPatriarcadopor
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectRap musiceng
dc.subjectPatriarchyeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleRAP de mulheres e violência patriarcal: sentidos e memória em contradiçãopor
dc.title.alternativeWomens's RAP and patriarcal violence: senses and memory in contradictioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen_Conceição2022.pdf849.31 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons