Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarros, Ana Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555323088749521por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee2Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee3Cunha, Rosemyriam Ribeiro dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0536970443232460por
dc.contributor.referee4Silva, Stela Maris da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4695103821057915por
dc.date.accessioned2022-10-25T17:25:26Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationBarros, Ana Maria de. Ensaio literário e a obra fílmica: passagens invisíveis de presença e stimmung em A música nunca parou. 2022. 173 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022 .por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6264-
dc.description.resumoO estudo proposto é uma oportunidade para analisar possíveis relações entre cinema e produção ensaística e poderá contribuir para o desenvolvimento da área de conhecimento dos Estudos Comparados, bem como para área de Musicoterapia. O ensaio “O último hippie”, objeto de estudo produzido por Oliver Sacks, e a obra fílmica inspirada nele, A música nunca parou, sob a direção de Jim Kohlberg. A questão da pesquisa baseia-se na perspectiva de “tradução”, como passagem e presença, é sobre as possíveis passagens e/ou encontros, aqui entendidos no esmaecer dos limites entre ensaio e obra fílmica, com base na perspectiva teórico-filosófica de Bourriaud e Gumbrecht, e pelos estudos sobre ensaio e filme, mas também pela visão dos profissionais da área da Musicoterapia sobre o filme. Vê-se a possibilidade de “outro olhar” configurado em um ato de criação capaz de traduzir e passar uma ideia em um objeto, uma imagem em uma forma, ou de uma forma em uma ideia. A música como ideia, em um objeto de investigação, em um filme, uma imagem, por exemplo, na forma de abordar a musicoterapia, pensar a música na musicoterapia, enquanto criação, possibilidade de Stimmung, bem como radicante. A pesquisa teórico-prática tem uma abordagem qualitativa com a opção do trabalho de campo para “ouvir” musicoterapeutas. Para registrar os “olhares” dos sujeitos da pesquisa, um quadro foi preenchido por eles, previamente elaborado com onze cenas do filme em destaque e três pontos de observação. A ideia básica era que, no distanciamento da presença do filme, das sensações provocadas pela poética desse, o sujeito pudesse descrever livremente sobre as imagens que ficaram marcadas, com acesso privilegiado às experiências e suas práticas. Nos encontros e passagens entre o ensaio, a obra fílmica e a discussão do papel do musicoterapeuta, a ideia foi argumentar em favor de um possível “outro olhar” para pensar a música na musicoterapia, o ensaio na passagem para o filme, enquanto criação, poesia, enquanto Stimmung, sendo radicante.por
dc.description.abstractThis research has been an opportunity to analyze possible relations between cinema and the essay production and may contribute to the Comparative Studies area, as well as to Music Therapy reseach. The essay, object of study produced by Oliver Sacks, “The Last Hippie” and the film work inspired by it, The Music Never Stopped, whose director is Jim Kohlberg. The research question based on the perspective of “translation”, as passage and presence, is about possible passages and/or rendezvous, here understood in the blurring of limits between an essay and a film work, based on the theoretical-philosophical perspective of Bourriaud and Gumbrecht, and on the studies about essay and film, but also on professionals’ approach in Music Therapy area concerning the film. It is possible “another perspective” configured in an act of creation, able to translate and pass an idea into an object, an image into a form, or from a form into an idea. Music as an idea, in an object of investigation, in a film, an image, for example, on approaching music therapy, is thinking about it in music therapy, as a creation, possibility of Stimmung, as well as radicant. This theoretical practical research has a qualitative approach with the possibility to “listen” to music therapists. Thus, to record the research subjects’ eye-looks, a table was filled in by them, previously prepared with eleven scenes from the film and three observation points. The basic idea was that, in the distance from the film presence, from sensations caused by its poetics, the subject could describe freely about images that were recorded, with gifted access to the experiences and their practices. In those rendezvous and passages among essay, film work and discussion of music therapist’s role, the idea was to discuss in favor of a possible “other perspective” to think about music in music therapy, the essay in the passage to the film, as a …radicant creation, poetry, and Stimmungeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-10-25T17:25:26Z No. of bitstreams: 2 Ana _Barros.2022.pdf: 2174366 bytes, checksum: 71fcab35fe9a97ee1ce41e11452d7c32 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T17:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana _Barros.2022.pdf: 2174366 bytes, checksum: 71fcab35fe9a97ee1ce41e11452d7c32 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-05-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectA música nunca paroupor
dc.subjectEnsaiopor
dc.subjectMusicoterapiapor
dc.subjectObra fílmicapor
dc.subject“O último hippie”por
dc.subjectStimmungpor
dc.subjectThe Music Never Stoppedeng
dc.subjectEssayeng
dc.subjectMusic Therapyeng
dc.subject“The Last Hippie”eng
dc.subjectStimmungeng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleEnsaio literário e a obra fílmica: passagens invisíveis de presença e stimmung em A música nunca paroupor
dc.title.alternativeLiterary essay and the film work: invisible passages of presence and Stimmung in The Music Never Stoppedeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana _Barros.2022.pdfArquivo completo2.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons