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Tipo do documento: Dissertação
Title: Considerações sobre a aplicação de unidades potencialmente significativa para lógica de programação
Other Titles: Considerations about proposition and application of potentially significant teaching units for programming logic
Autor: Soltoski, Roberto César 
Primeiro orientador: Rizzi, Claudia Brandelero
Primeiro membro da banca: Catarina, Adair Santa
Segundo membro da banca: Berssanette, João Henrique
Terceiro membro da banca: Rizzi, Rogério Luís
Resumo: Algoritmos e Lógica de Programação I (LP I) são fundamentais para alunos de cursos da Área da Computação. No entanto, pela experiência e revisão bibliográfica realizada, verifica-se que uma parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades em compreender e aplicar esses conteúdos, acarretando altos índices de reprovação e desistência, sendo inclusive, uma das causas para abandono do curso. Visando contribuir para melhor compreender este problema e discutir sobre ações pedagógicas que objetivaram a melhoria da aprendizagem dos alunos, nesta pesquisa foram desenvolvidas oito Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que são sequências didáticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Seus objetivos instrucionais, abrangendo desde os conceitos iniciais até Estruturas de Seleção e de Repetição, foram definidos seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e seu planejamento considerou as dimensões de conhecimento e processos cognitivos da Taxionomia de Bloom. Em um estudo de caso, as UEPS foram utilizadas com a turma de alunos de 2020 vinculados à disciplina de LP I, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Goioerê - Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os dados coletados foram organizados em arquivos digitais e analisados de maneira qualitativa e quantitativa, com destaque a três testes aplicados e verificados quanto à sua Validade e Confiabilidade. Nesses testes, a Validade de Conteúdo foi considerada predominantemente Boa e a Validade de Aparência predominantemente Ótima. A Confiabilidade por Consistência Interna obteve o Alfa de Cronbach de 0,781 significando alta ou substancial. A análise conjunta de Validade e Confiabilidade das quatro questões constantes nos três testes indicou que a primeira questão apresentou Validade e Confiabilidade forte; a segunda moderada; e a terceira e quarta questões foram aceitáveis. Uma Análise de Variância (ANOVA) indicou que houve efeito positivo nas médias dos alunos que participaram do estudo de caso em 2020, em comparação com as médias dos alunos das turmas de 2019 e 2018, com P-valor 0,0016, para um nível de significância de 5%. Foi possível identificar evidências de Aprendizagem Significativa por parte dos alunos da turma de 2020. Para isso, empregou-se Análises Exploratórias nos três testes aplicados e também se observou respostas, explicações e justificativas dadas pelos alunos quando da resolução de determinadas atividades. Tais indicadores foram perceptíveis de situações diversas, desde aquela em que se comparou os conhecimentos prévios e as melhorias alcançadas ao longo do desenvolvimento da disciplina, passando por experimentos com robótica e verificações quanto a se empregaram adequadamente determinados conteúdos em pelo menos um dos testes (Teste OU) e em todos os três testes (Teste E). Um dos fatores ao qual se atribui essas evidências, é o aumento da Diferenciação dos conteúdos abordados nas UEPS, os quais foram sendo Integrados à estrutura cognitiva dos alunos de maneira cada vez mais equilibrada. Além disso, não houve Obliteração, visto que com o passar do tempo, esses conteúdos foram utilizados em outras atividades.
Abstract: Algorithms and Programming Logic I (LP I) are essential for students in Computer Science courses. Nevertheless, through the experience and literature review carried out, it appears that a significant portion of these students have difficulties in understanding and applying such contents, leading to high rates of failure and dropout, being one of the causes for discontinuing the course. In order to contribute to a better understanding of this problem and to discuss pedagogical actions which aimed to improve students learning, eight Potentially Meaningful Teaching Units (PMTUS) were developed in this research, which are didactic sequences based on the Theory of Meaningful Learning (TML). Its instructional objectives, ranging from initial concepts to Selection and Repetition Structures, were defined following the recommendations of the Brazilian Computer Society (BCS) and its planning considered the dimensions of knowledge and cognitive processes of Bloom’s Taxonomy. In a case study, the PMTUS were used with the class of students from the school year of 2020 linked to the LP I discipline, from the Technical Course in Informatics Integrated to High School at the Goioerê Advanced Campus - Federal Institute of Paraná (IFPR). The collected data were organized into digital files and analyzed qualitatively and quantitatively, emphasizing three tests that were applied and verified for their Validity and Reliability. In these tests, Content Validity was considered predominantly Good and Appearance Validity, predominantly Great. Reliability by Internal Consistency obtained Cronbach’s Alpha of 0.781, meaning high or substantial. The joint analysis of Validity and Reliability of the four questions contained in the three tests indicated that the first question presented strong Validity and Reliability; the second was moderate; and the third and fourth questions were not acceptable. An Analysis of Variance (ANOVA) indicated that there was a positive effect on the averages of the students who participated in the case study in 2020 in comparing them with the averages of the students of the 2019 and 2018 classes, with P-value 0.0016, for a level of significance of 5%. It was possible to identify evidence of Significant Learning by the students of the class of 2020. For this, Exploratory Analysis was used in the three applied tests, besides, responses, explanations and justifications given by the students when solving certain activities were also observed. Such evidences were perceptible in different situations, from the one in which prior knowledge was compared and the improvements achieved throughout the development of the discipline, as far as experiments with robotics in addition to the verifications as to whether certain contents were properly used in at least one of the tests (OR Test) and on all three tests (AND Test). One of the factors to which these evidences are attributed is the increasing in the differentiation of the contents covered in the PMTUS, which have been integrated into the students’ cognitive structure in an increasingly balanced way. Moreover, there was no obliteration, since as time had passed, such contents were used in other activities, which, in general, were resolved adequately
Keywords: Aprendizagem Significativa
UEPS
Algoritmos
Taxionomia de Bloom
Robótica Educacional
Análise de Dados Educacionais
Meaningful Learning
PMTUS
Bloom’s Taxonomy
Educational Robotics
Educational Data Analysis
Algorithms
CNPq areas: Métodos em Computação Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Campun: Cascavel
Citation: Soltoski, Roberto César. Considerações sobre a aplicação de Unidades potencialmente significativa para lógica de programação. 2022. 247 f. Dissertação( Mestrado em Ciências da computação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6165
Issue Date: 17-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (CVL)

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