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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6145
Tipo do documento: Dissertação
Title: A temporalidade originária: o horizonte da “compreensão de ser” em Ser e Tempo
Other Titles: The originary temporality: the horizon of the "understanding of being" in Being and Time
Autor: Silva, Josiane Paula da 
Primeiro orientador: Cardoso Neto, Libanio
Primeiro membro da banca: Werle, Marco Aurélio
Segundo membro da banca: Kirchner, Renato
Terceiro membro da banca: Kahlmeyer-Mertens , Roberto Saraiva
Resumo: Nossa investigação busca elucidar a temporalidade como horizonte da compreensão de ser, tendo como guia a ontologia fundamental empreendida na obra Ser e Tempo, de 1927, do filósofo alemão Martin Heidegger. Nesta obra, Heidegger tem por tema a questão do ser, que o autor julga não explicitamente considerada ao longo da história da filosofia. A analítica do ser-aí é então empreendida como via de acesso a esta questão, ao mesmo tempo que é proposta a temporalidade como o horizonte que possibilita a compreensão do ser. A tarefa metodológica da escolha do ente a ser primeiramente interrogado relativamente à questão do ser, acaba optando por aquele ente ‘que nós mesmos somos’, nomeado ser-aí (Dasein), indicando aquele que ‘é’ (sein, ser) o ‘aí’ (Da). O ser-aí é o único que pode testemunhar o sentido do ser pois está envolvido em uma compreensão não temática, que caracteriza seu modo de ser, muito mais do que algo que ele faça (por exemplo, ao pesquisar ou meditar). Compreensão de ser é o horizonte a partir do qual ser-aí se comporta, vive, existe, em qualquer atividade, ou na privação da ação. A analítica do ser-aí interroga pelo seu ser como compreensão e expõe as estruturas ontológicas mediante as quais o ser-aí se articula e articula o sentido dos demais entes. A expressão ser-no-mundo é examinada chegando à exposição do cuidado (Sorge) como modo de ser desse ente que compreende ser. Compreensão de ser e cuidado apontam para o mesmo. O sentido fundamental de ser, porém, será apontado, no parágrafo 65, como a temporalidade originária – por sua vez articulada nas ekstases porvir, vigor de ter sido e atualização. Nosso trabalho problematiza a conexão conceitual entre a temporalidade e o conjunto da analítica da existência. Pretendemos compreender como se articulam as estruturas expostas na analítica, que constituem o teor da expressão ‘compreensão de ser’, com a temporalidade e suas ekstases. Metodologicamente, pretendemos cumprir essa tarefa por meio da confrontação entre o esclarecimento da temporalidade, sobretudo nos parágrafos 65 ao 68, e a expressão compreensão de ser. Aspiramos indicar portanto: a estrutura e sentido do caminho da ‘analítica’ até a temporalidade; a estrutura e sentido da temporalidade; a conexão entre compreensão de ser e temporalidade originária. Assim, no primeiro capítulo, analisaremos como, desde a questão do sentido do ser, Heidegger desenvolve alguns dos principais existenciais do ser-aí, enquanto ser-no-mundo, e como eles são possíveis desde a estrutura do cuidado, cujo sentido é a temporalidade. Já no segundo capítulo veremos como o ser si-mesmo próprio do ser-aí é possível a partir da descrição dos existenciais liberados pela temporalidade. No terceiro e último capítulo acompanharemos o modo como o autor desenvolve o conceito de temporalidade originária, a partir de escritos anteriores a Ser e Tempo; e como o conceito desenvolvido pelo autor difere da interpretação de tempo da tradição (interpretação essa que toma como base Aristóteles), ao conectá-lo com o destino da existência humana.
Abstract: Our investigation seeks to elucidate the temporality as a horizon of the understanding of being, having as a guide the fundamental ontology undertaken in the work Being and Time, from 1927, by the German philosopher Martin Heidegger. In this work, Heidegger has as its theme the question of being, which is judged as not explicitly considered by the author through the history of philosophy. The analytics of the being-there is, then, undertaken as a way of accessing this question, at the same time that temporality is proposed as the horizon that enables the understanding of being. The methodological task of choosing the entity to be first relatively interrogated to the question of being, ends up opting for that entity 'that we ourselves are', named being-there (Dasein), indicating the one that 'is' (sein, being) the ' there' (Da). The being-there is the only one that is able to testimony the meaning of the being, because they are involved in a non-thematic understanding, which characterizes their way of being more than something that they do (for example, when they research or meditate). The comprehension of being is the horizon from which the there-being behaves, lives, exists, in any activity, or in deprivation of action. The analytics of being-there interrogates its being as an understanding and exposes the ontological structures through which being-there articulates themself and articulates the meaning of other entities. The expression being-in-the-world is examined arriving to the exposition of care (Sorge) as a way of being of this entity that understands being. The understanding of being and care point to the same. The fundamental sense of being, however, will be pointed out, in paragraph 65, as the originary temporality – in turn articulated in the ecstases to come, the vigor of having been and actualization. Our work problematizes the conceptual connection between temporality and the set of the analytic of existence. We intend to comprehend how the structures exposed in the analytic, which constitute the content of the expression 'understanding of being', are articulated with the temporality and its ecstases.Methodologically, we intend to accomplish this task through the confrontation between the clarification of temporality, especially in paragraphs 65 to 68, and the expression understanding of being. Therefore, we aspire to indicate: the structure and meaning of the path from 'analytic' to temporality; the structure and meaning of temporality; the connection between the understanding of being and the originary temporality. Thus, in the first chapter, we will analyze how, from the question of the meaning of being, Heidegger develops some of the main existentials of being-there, while being-in-the-world, and how they are possible from the structure of care, whose meaning is the temporality. In the second chapter, we will see how the being-themself of being-there is possible from the description of the existentials released by temporality. In the third and last chapter, we will follow the way in which the author develops the concept of originary temporality, based on previous writings to Being and Time; and how the concept developed by the author differs from the traditional interpretation of time (an interpretation based on Aristotle), by connecting it with the destiny of human existence.
Keywords: Heidegger
Ser e Tempo
Ser
Sentido
Ser-no-mundo
Compreensão de ser
Cuidado
Temporalidade
Being and Time
Being
Meaning
Being-in-the-world
Understanding of being
Care
Temporality
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: SILVA, Josiane Paula da. A temporalidade originária: o horizonte da “compreensão de ser” em Ser e Tempo. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6145
Issue Date: 16-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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