Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6137
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Avaliação de práticas sustentáveis na formação técnica em agropecuária: um estudo de caso em Toledo e Palotina - PR |
Other Titles: | Evaluation of sustainable practices in technical training in agriculture: a study of case in Toledo and Palotina - PR |
Autor: | Kaiber, Márcia Regina Vendruscolo ![]() |
Primeiro orientador: | Sanches, Paulo Vanderlei |
Primeiro coorientador: | Nyamien, Francy Rodrigues da Guia |
Primeiro membro da banca: | Rotili, Maria Cristina Copello |
Segundo membro da banca: | Colombo, Adroaldo Augusto |
Terceiro membro da banca: | Bignotto, Thaís Souto |
Quarto membro da banca: | Sanches, Paulo Vanderlei |
Resumo: | O presente estudo traz algumas reflexões sobre as questões ambientais e busca analisar as perspectivas dos estudantes da Educação Profissional de Nível Médio Integrado em Agropecuária, na microrregião de Toledo, em relação à implementação de práticas agroecológicas sustentáveis nessa região e quais as possíveis influências do mercado econômico em relação ao interesse dos educandos e sua viabilidade ocupacional dentro do atual mercado de trabalho. A problemática da pesquisa se dá a partir da seguinte indagação: Como o ensino do Curso Técnico em Agropecuária pode contribuir na formação de sujeitos críticos, para que esses se posicionem diante de paradigmas de práticas agrícolas, pensando nas questões ambientais? A verificação das hipóteses que respondem à questão norteadora deu-se por meio de aplicação de um questionário online, ofertado aos formandos de duas escolas de Educação Profissional no ano de 2020, com sede nos municípios de Toledo e Palotina - Paraná. Como resultado, constatou-se fragilidades que estão além do processo pedagógico, visto que os formandos acreditam estar habilitados e com competência para atuar, prestando assistência e orientação voltados ao manejo dos recursos naturais e da fertilidade do solo de forma sustentável. No entanto, é improvável encontrar ocupação dentro do atual mercado de trabalho onde possam aplicar os conhecimentos apreendidos. Sendo assim, há muito que se avançar em relação a perceber as questões ambientais no contexto da microrregião de Toledo, para atingirmos conscientização quanto ao uso dos recursos naturais como elementos geradores e integradores, vislumbrando um futuro promissor com desenvolvimento sustentável. |
Abstract: | The present study brings up some reflections about environmental issues and has the goal to analyze the perspectives of students from Professional Education of High School Integrated in Agriculture, in the micro-region of Toledo, related to the implementation of sustainable agroecological practices in this region and what are the possible influences of the economic market related to the interest of the students and their possible occupational inside the current job market. The main problem of the research arises from the following question: How can the Technical Course in Agriculture contribute to the formation of critical people, so that they can stand for themselves in the face of standards of agricultural practices, thinking about environmental issues? The verification of the hypotheses, which answer the guiding question, were given through the application of an online questionnaire, offered to the trainees of two Professional Education schools in the year 2020, situated in the cities of Toledo and Palotina - Paraná. As a result, we found that weaknesses that are beyond the pedagogical process, since the trainees believe they are qualified and competent to operate, providing assistance and orientation focused on the management of natural resources and soil fertility in a sustainable way. However, it is unlikely that them can find occupation in the current job market where they can apply the knowledge learned. Therefore, there is much to be done in relation to understanding environmental issues in the context of the micro-region of Toledo, in order to achieve awareness in relation to the use of natural resources as generating and integrating elements, visualizing a promising future with sustainable development. |
Keywords: | Sustentabilidade Trabalho Educação Education Job Sustainability |
CNPq areas: | OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais |
Campun: | Toledo |
Citation: | KAIBER, Márcia Regina Vendruscolo. Avaliação de práticas sustentáveis na formação técnica em agropecuária: um estudo de caso em Toledo e Palotina - PR. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6137 |
Issue Date: | 18-Jul-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Ambientais (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcia_Kaiber_2022.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.