Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Evandro Luis dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162360516342291por
dc.contributor.advisor1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee2Cândido Júnior, José Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097727596751405por
dc.contributor.referee3Crestani, Leandro de Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355800754850860por
dc.date.accessioned2022-07-27T17:26:59Z-
dc.date.issued2022-04-26-
dc.identifier.citationReis, Evandro Luis dos. As tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas no ensino superior: Um olhar para as Ciências Naturais. 2022. 117 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6128-
dc.description.resumoCom o desenvolvimento Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs, muitos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Da mesma forma, diante de um novo modelo de educação, é necessário mais do que a simples transmissão de conteúdo, é preciso diversificar e criar novas maneiras de dar aula, principalmente com a utilização de tecnologias digitais, para assim gerar competências e habilidades nos estudantes. Considerando o exposto, esta pesquisa teve por objetivo pesquisar o uso e aceitação das tecnologias em sala de aula por professores e alunos, fazendo uma comparação com o cenário anterior e durante a Pandemia COVID-19, levantam-se a questão do uso das tecnologias em um pós pandemia. Para tal, aplicaram-se questionários para os discentes e docentes dos Cursos de Biologia do Centro Universitário FAG e Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do curso de Química do Instituto Federal do Paraná, localizados na Cidade de Cascavel-PR. Os questionários foram aplicados com auxílio da Plataforma GoogleForms®. A análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin. Observou-se que os professores e alunos fazem o uso das tecnologias digitais em sala de aula e que os professores pretendem utilizar ainda mais após o isolamento social. Percebeu-se também, que alunos e professores consideram as tecnologias fundamentais para uma aprendizagem mais significativa.por
dc.description.abstractWith the development of Digital Information and Communication Technologies - TDICs, many have experimented with the use of new technologies, reformulating the way of thinking, acting and creating. Likewise, in the face of a new education model, more than the simple transmission of content is needed, it is necessary to diversify and create new ways of teaching, especially with the use of digital technologies, in order to generate skills and abilities in students. . Considering the above, this research aimed to research the use and acceptance of technologies in the classroom by teachers and students, making a comparison with the previous scenario and during the COVID-19 Pandemic, the question of the use of technologies in a post pandemic. To this end, questionnaires were applied to students and professors of the Biology Courses at Centro Universitário FAG and Universidade Estadual do Oeste do Paraná and the Chemistry course at Instituto Federal do Paraná, located in Cascavel-PR. The questionnaires were applied using the GoogleForms® Platform. The analysis of data from this research, with a qualitative nature, was based on Bardin's content analysis. It was observed that teachers and students make use of digital technologies in the classroom and that teachers intend to use it even more after social isolation. It was also noticed that students and teachers consider the technologies fundamental for a more meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-07-27T17:26:59Z No. of bitstreams: 2 Evandro_Reis2022.pdf: 2981057 bytes, checksum: b56e0ae6874bed468d84576b89053eda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T17:26:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Evandro_Reis2022.pdf: 2981057 bytes, checksum: b56e0ae6874bed468d84576b89053eda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-04-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICspor
dc.subjectCompetências digitaispor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectNatural Scienceseng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies - TDICseng
dc.subjectDigital skillseng
dc.subject.cnpqEducação em ciências e Educação matemáticapor
dc.titleAs tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas no ensino superior: Um olhar para as Ciências Naturaispor
dc.title.alternativeDigital information and communication technologies as tools in higher education: A look at the Natural Scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evandro_Reis2022.pdfArquivo completo2.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons