Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte , Adriéli Aline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084719712731218por
dc.contributor.advisor1Vertuan , Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713por
dc.contributor.referee1Boscarioli , Clodis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee2Malheiros , Ana Paula dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5362508392947986por
dc.date.accessioned2022-06-28T13:39:58Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationDuarte , Adriéli Aline. Práticas de Modelagem Matemática e o despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamental. 2022. 218 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6095-
dc.description.resumoNessa pesquisa, buscamos investigar de que modo a Modelagem Matemática, assumida como uma prática pedagógica e na perspectiva da Educação Matemática Crítica, contribui para o despertar da consciência crítica de estudantes dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Em outras palavras, intentamos investigar manifestações da tomada de consciência dos estudantes enquanto lidam com problemas suscitados por situações reais, de modo a interrogar: Que contribuições atividades de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, podem trazer para manifestações da consciência crítica de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A produção e a coleta de dados foram realizadas em uma escola municipal do oeste paranaense e os sujeitos da pesquisa foram alunos de um quinto ano do Ensino Fundamental em que a pesquisadora atuava como regente. Orientados pela interrogação da pesquisa realizamos uma análise local, considerando episódios específicos dos diálogos empreendidos pelos estudantes durante cada atividade, e uma análise global, em que o conjunto dos episódios foram examinados. Tomamos a conscientização segundo os preceitos de Freire (2020a), para quem o desenvolvimento de um contínuo processo de tomadas de consciência, ao passar por diferentes níveis de apreensão da realidade, possibilita a efetiva conscientização, condição para que o sujeito aja em prol de mudanças frente a realidade por ele vienciada. Diante dos resultados prévios, inferimos que as práticas de Modelagem Matemática, de modo inicial, incitaram os estudantes a lerem o mundo, a lerem sua realidade, de maneira diferente da qual estavam habituados, isto é, por meio de uma lente crítica, que questiona, que busca ter conhecimentos, para então, compreender o problema que se apresenta e, por fim, solucioná-lo por meio da matemática.por
dc.description.abstractIn this research, we seek to investigate how Mathematical Modeling, assumed as a pedagocical practice, and from the perspective of Critical Mathematics Education, contributes to the awakening of critical awareness of students in the early years of Elementary School. In other words, we intend to investigate manifestations of students' awareness as they deal with problems evoked by real situations, in order to interrrogate: what contributions Mathematical Modeling activities, in the perspective of Critical Mathematics Education can bring to manifestations of Initial Years Elementary School's students critical awareness? The production and data collection were carried out in a municipal school in the west of Paraná and the research subject were students in a 5th grade Elementary School classroom in which a researcher worked as regent teacher. Guided by the research question, we made a local analysis, considering the specific episodes of the student’s dialogues undertaken during each activity, and a global analysis, in which all the set of episodes was analyzed. We take awareness according to the precepts of Freire (2020a), for whom the development of a continuous process of awareness, by going through different levels of apprehension of reality, enables effective awareness, a condition to act in favor of changes facing the reality experienced. In the face ot the previous results, we infer that Mathematical Modeling practices, initially, encouraged students to read the world, to read their reality, in a different way from what they were used to, that is, through a critical len, which questions, seeks to have knowledge, to then understand the problem that presents itself and, finally, to solve it through Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-06-28T13:39:58Z No. of bitstreams: 2 Adriéli_Duarte2022.pdf: 6796744 bytes, checksum: a0d733fc3ad04de8e724095dc91e94d6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T13:39:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Adriéli_Duarte2022.pdf: 6796744 bytes, checksum: a0d733fc3ad04de8e724095dc91e94d6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectEducação Matemática Críticapor
dc.subjectTomada de consciência; Anos iniciaispor
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subjectCritical Mathematics Educationeng
dc.subjectAwareness Takenpor
dc.subjectElementary School Early Yearspor
dc.subject.cnpqEducação em ciências e Educação matemáticapor
dc.titlePráticas de Modelagem Matemática e o despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeMathematical Modeling practices and the awakening to critical awareness of elementary school students.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriéli_Duarte2022.pdfArquivo completo6.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons