Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarlotto , Sonia Cristina Zavodini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578386131140171por
dc.contributor.advisor1Sella , Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee1Telles, Célia Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961505951749379por
dc.contributor.referee2Oliveira, Esther Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587573848247277por
dc.contributor.referee3Corbari, Alcione Tereza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8655755961709836por
dc.contributor.referee4Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.date.accessioned2022-05-23T19:52:55Z-
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationCarlotto , Sonia Cristina Zavodini. ENSINO DOS PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 6º ANO. 2021. 309 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6056-
dc.description.resumoNesta tese, com base no método qualitativo, procedeu-se à verificação da forma como os pronomes pessoais do caso reto são ensinados em livros didáticos da Educação Básica. Enfocaram-se Vem Voar língua portuguesa, destinado ao 5º ano do Fundamental I, e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ser usado por quatro anos, de 2019 a 2022, e o livro didático Para viver juntos: português, também aprovado pelo PNLD e para o triênio 2017, 2018 e 2019; ambos são exemplares do professor, elaborados à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partiu-se da propositura de análise e reflexão linguística, que seguiu as noções de estereótipos, marcadores e indicadores, categorias propostas por Labov (2008), com enfoque na proposta do ensino e funcionamento dos pronomes. Quanto à fundamentação teórica, seguiram-se os passos e encaminhamentos de estudos relacionados a pesquisadores que se dedicaram a estudar livros didáticos e seu contexto histórico. Para as discussões sobre ensino, práticas escolares, análise e reflexão linguística e atividade epilinguística, com enfoque no funcionamento de pronomes, seguiu-se a orientação de Labov (2016), Menon (2016) e Bortoni-Ricardo (2004; 2005), entre outros. Recorreu-se aos livros didáticos selecionados que compuseram nosso objeto de análise para elaboração de material didático a ser utilizado pelos professores que lecionam nas escolas da rede estadual, em particular para o Fundamental II. A tese contempla uma parte intitulada “conversa com o professor”, sobre teoria, com base na Sociolinguística, e proposta didática sobre os pronomes pessoais do caso reto, material a ser aplicado ao 6º ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se que os pronomes assumem papéis de pessoas do discurso e que estes são explorados em alguns gêneros discursivos, de modo a expor o processo interlocutivo que cerca o produtor do enunciado, o interlocutor e o tema abordado. Espera-se contribuir com o ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar ao estudante a reflexão sobre o funcionamento, sentido e uso dos pronomes pessoais do caso reto, quer seja na língua oral, quer na língua escrita.por
dc.description.abstractIn this thesis, we proceeded to verify the way in which the personal objective pronouns are taught in Basic Education textbooks.The focus of this study was the textbook Vem Voar Língua Portuguesa, intended for the 5th grade of Elementary School, and approved by the National Textbook Program (PNLD) to be used for four years, from 2019 to 2022, and the textbook Para viver juntos: português, also approved by the PNLD and for the triennium 2017, 2018 and 2019; both are teachers’ books, elaborated according to the National Curricular Common Base (BNCC). It started with the proposition of linguistic analysis and reflection, which followed the notions of stereotypes, markers and indicators, categories proposed by Labov (2008), focusing on the proposal of teaching and functioning of pronouns. In relation to the theoretical background, we followed the steps and referrals of studies related to researchers who dedicated themselves studying textbooks and their historical context. For discussions about teaching, school practices, linguistic analysis and reflection and epilinguistic activity, focusing on the functioning of pronouns, we followed Labov (2016), Menon (2016) and Bortoni-Ricardo’s guidance (2004; 2005), among others. We resorted to the selected textbooks that composed our analysis object for the preparation of the teaching material to be used by teachers who teach in state schools, particularly, for Elementary II. The thesis includes a part entitled “conversation with the teacher”, about theory, based on Sociolinguistics, and a didactic proposal about the personal objective pronouns, material to be implemented with the 6th grade of Elementary School. It is noteworthy that the pronouns assume the roles of persons in the discourse and these are explored in some discursive genres, in order to expose the interlocutory process that surrounds the producer of the utterance, the interlocutor and the topic addressed. It is expected to contribute to the Portuguese teaching in the final grades of Elementary School, in order to enable the student to reflect about the functioning, meaning and use of personal objective pronouns, in oral or written language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-05-23T19:52:55Z No. of bitstreams: 2 Sonia_Carlotto2022.pdf: 8597777 bytes, checksum: 54eedad31aa1c045e05f24b142ff81c1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T19:52:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sonia_Carlotto2022.pdf: 8597777 bytes, checksum: 54eedad31aa1c045e05f24b142ff81c1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectAnálise e reflexão linguísticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPronomes pessoaispor
dc.subjectProposta didáticapor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectLinguistic analysis and reflectioneng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPersonal pronounseng
dc.subjectDidactic proposaleng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleENSINO DOS PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 6º ANOpor
dc.title.alternativeTEACHING PERSONAL OBJECTIVE PRONOUNS: DIDACTIC PROPOSAL FOR THE 6TH GRADEeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia_Carlotto2022.pdfArquivo completo8.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons