Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPolvani, Rosely Sobral Gimenez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811883572795763por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee3Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee4Smith Junior, Francisco Pereira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4369023473293807por
dc.contributor.referee5Kölln, Lucas André Berno-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5019447401218444por
dc.date.accessioned2022-05-16T12:28:16Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationPOLVANI, Rosely Sobral Gimenez. A poesia lírica na sala de aula sob o viés do Método Recepcional e da Ludicidade numa turma de 6º e 7º anos, em Assis Chateaubriand/PR: interfaces em Arte. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6039-
dc.description.resumoEste estudo traz no seu escopo uma reflexão acerca da poesia lírica em sala de aula, enfocando na questão da prática pedagógica envolvendo a recepção e a ludicidade em turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental anos finais numa escola Estadual do Campo no município de Assis Chateaubriand, com foco no ensino remoto. Pretende-se discutir como as práticas pedagógicas com a poesia lírica, recepção e ludicidade, utilizadas em sala, contribuirão para que a aprendizagem se torne mais significativa e prazerosa para os alunos e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, ressignificando a formação leitora. Nesse sentido, acreditamos que foi por meio de leituras, releituras e de diferentes atividades lúdicas no trato com a poesia lírica que constituímos os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitiram analisar tanto a aprendizagem dos alunos quanto o ponto de vista do professor. Como base, trazemos a experiência de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental anos finais, em que se procurou trabalhar com o Método Recepcional, relacionando jogos e brincadeiras aos poemas, a fim de apontar alguns elementos característicos contidos nas Unidades Didáticas por meio de alguns trabalhos postos à baila, valorizando o conhecimento prévio de cada educando, a imaginação, a criatividade, a autonomia e o jeito particular de cada um se expressar, mediado pelas tecnologias digitais, particularmente acentuando-se o uso da plataforma Google Meet como ambiente virtual de aprendizagem e suas potencialidades pedagógicas na formação leitora desses escolares. Citamos como referencial teórico Paz (2015), Winnicott (1975), Antunes (2000), Averbuck (1988), Luckesi (2000), Huizinga (2000), Cândido (1995), Iser (1996), Jauss (2002), Aguiar e Bordini (1993), Croce (1997), Hegel (2009), Eliot (1991), Gullar (2006), Goldstein (1995) e Cara (1985). Como principais resultados buscou-se ampliar, na escola e na vida dos escolares do Ensino Fundamental anos finais, o brincar e o jogar com a poesia lírica, fazendo da mediação a forma de potencializar as aprendizagens tanto na leitura quanto na escrita. Com estas reflexões, construímos alternativas que levam os professores a refletir sobre sua formação, tornando-os partícipes de uma outra epistemologia pedagógica apoiada em práticas receptivas e lúdicas no intuito de que haja o compartilhamento de saberes entre os diferentes sujeitos da aprendizagem.por
dc.description.abstractThis study brings in its scope a reflection on lyric poetry in the classroom, focusing on in the issue of pedagogical practice involving reception and ludicity in classes of 6th and 7th years of elementary school final years in a State school of campo in the municipality of Assis Chateaubriand, focusing on remote education. It is intended to discuss how pedagogical practices with lyric poetry, reception and ludicity, used in the classroom, will contribute to the learning become more meaningful and pleasurable for students and to the improvement of the teaching-learning process and, consequently, resignifying the reading training. In this sense, we believe that it was through readings, rereadings and different playful activities in dealing with lyric poetry that we constituted the directions of the work proposal that allowed analyzing both the students' learning and the teacher's point of view. As a basis, we bring the experience of pedagogical practices in elementary school final years, in which we sought to work with the reception method, relating games and games to poems, in order to point out some characteristic elements contained in the Didactic Units through some works put to the fore, valuing the previous knowledge of each student, the imagination, the creativity, autonomy and the particular way of each one expressing himself, mediated by digital technologies, particularly emphasizing the use of the Google Meet platform as a virtual learning environment and its pedagogical potentialities in the reading training of these students. We cite as theoretical reference Paz (2015), Winnicott (1975), Antunes (2000), Averbuck (1988), Luckesi (2000), Huizinga (2000), Cândido (1995), Iser (199 6), Jauss (2002), Aguiar and Bordini (1993), Croce (1997), Hegel (2009), Eliot (1991), Gullar (2006), Goldstein (1995) and Cara (1985). The main results were to expand, in school and in the life of elementary school students final years, playing and playing with lyric poetry, making mediation the way to enhance learning both in reading and writing. With these reflections, we build alternatives that lead teachers to reflect on their education, making them participants in another pedagogical epistemology based on receptive and playful practices in order to share knowledge among the different subjects of learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-05-16T12:28:16Z No. of bitstreams: 1 Rosely_Polvani2022.pdf: 11634514 bytes, checksum: ffa5749c6182076bc5e58f9d481d2dfa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-16T12:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosely_Polvani2022.pdf: 11634514 bytes, checksum: ffa5749c6182076bc5e58f9d481d2dfa (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectEfeito Estéticopor
dc.subjectLudismopor
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReceptioneng
dc.subjectAesthetic effecteng
dc.subjectLudditeeng
dc.subject.cnpqLinguagem Literária e Interfaces Sociaispor
dc.titleA poesia lírica na sala de aula sob o viés do Método Recepcional e da Ludicidade numa turma de 6º e 7º anos, em Assis Chateaubriand/PR: interfaces em Artepor
dc.title.alternativeLyric poetry in the classroom from the perspective of the Receptional Method and Playfulness in a 6th and 7th grade class, in Assis Chateaubriand/PR: interfaces in Arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosely_Polvani2022.pdf11.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.