Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6037
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWendling, Cléria Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699362201253843por
dc.contributor.advisor1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee2Tauchen, Gionara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968912102415212por
dc.contributor.referee3Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848por
dc.contributor.referee4Della Justina, Lourdes Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.referee5Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.date.accessioned2022-05-13T12:52:25Z-
dc.date.issued2022-02-03-
dc.identifier.citationWENDLING, Cléria Maria. Os sentidos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lugar da professora formada em Pedagogia. 2022. 262 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6037-
dc.description.resumoO processo de desenvolvimento profissional de professores ocorre pelo progresso na vida profissional bem como pelo desenvolvimento da própria profissão. Dessa forma investigar os sentidos do desenvolvimento profissional de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer revelar os processos de constituição da própria profissão, bem como as conquistas individuais alcançados ao longo do tempo por estes profissionais. Esta tese buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Que sentidos sobre o ensino de Ciências são produzidos nos processos de profissionalização dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de conhecer o desenvolvimento profissional de professores que atuam no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvemos essa pesquisa de cunho qualitativo com pesquisa documental e entrevistas que foram analisados com analise textual discursiva. A análise documental utilizou diversos documentos oficiais e a produção científica do período de 2009 a 2018 desenvolvida pelos mestrados e doutorados do Brasil que tratam sobre o ensino de ciências no referido nível de ensino. Realizamos entrevistas com 5 professores em início de carreira e 5 professoras experientes para conhecer as diferentes demandas de formação nestas duas distintas fases do desenvolvimento profissional. Na análise textual discursiva ficou revelado os processos de profissionalização institucional para a atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a reconstrução histórica da institucionalização da profissão docente, a definição da formação necessária para a atuação profissional, a produção de conhecimento acadêmico sobre a profissão e as representações das professoras sobre a profissão e sobre os sentidos do ensino de Ciências.por
dc.description.abstractThe process of professional development of teachers occurs through progress in professional life as well as through the development of the profession itself. Thus, investigating the meanings of the professional development of teachers who work in the early years of elementary school requires revealing the processes of constitution of the profession itself, as well as the individual achievements achieved over time by these professionals. This thesis sought to answer the following research question: What meanings about the teaching of Science are produced in the professionalization processes of teachers in the early years of Elementary School? In order to know the professional development of teachers who work in Science teaching in the early years of elementary school, we developed this qualitative research with documentary research and interviews that were analyzed with discursive textual analysis. The document analysis used several official documents and the scientific production from 2009 to 2018 developed by masters and doctorates from dealing with science teaching at that level of education. We conducted interviews with 5 teachers at the beginning of their careers and 5 experienced teachers to find out about the different training demands of these two distinct phases of professional development. The discursive textual analysis revealed the institutional professionalization processes for acting in the early years of Elementary School, the historical reconstruction of the institutionalization of the teaching profession, the definition of the training necessary for professional performance, the production of academic knowledge about the profession and the representations of teachers about the profession and the meanings of science teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-05-13T12:52:25Z No. of bitstreams: 2 Cléria_Wendling2022.pdf: 2509338 bytes, checksum: 5fd7561ee161781606baf7813b120f2f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-13T12:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cléria_Wendling2022.pdf: 2509338 bytes, checksum: 5fd7561ee161781606baf7813b120f2f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectPrimary Schoolseng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleOs sentidos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lugar da professora formada em Pedagogiapor
dc.title.alternativeThe meanings of Science teaching in the early years of Elementary School: the place of the teacher trained in Pedagogyeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cléria_Wendling2022.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons